skip to content

Curricularização

A lei federal 13.005, de 25 de junho de 2014, estabeleceu o Plano Nacional de Educação. A Estratégia 7 da Meta 12 do citado Plano assegura que, no mínimo, 10% dos créditos dos cursos de graduação devem ser utilizados em ações de Extensão. Isto significa que todos os estudantes de graduação são obrigados a trabalhar com a Extensão durante alguma etapa do seu curso.

Esse Plano foi fruto de grande articulação da sociedade brasileira, que culminou na Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada entre 28 de março e 1º de abril de 2010, em Brasília-DF. , Segundo o documento do encontro, "constituiu-se num acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor educacional no Brasil e contou com intensa participação da sociedade civil, de agentes públicos, entidades de classe, estudantes, profissionais da educação e pais/mães (ou responsáveis) de estudantes. Ao todo foram credenciados 3.889 participantes, sendo 2.416 delegados e 1.473, entre observadores, palestrantes, imprensa, equipe de coordenação, apoio e cultura".

Ver Documento síntese e Documento Final da CONAE.

Como a lei fala de "Créditos", algumas universidades começaram a usar o termo "Creditação" para denominar esse processo. Ultimamente, nos encontros de caráter nacional, passou-se a usar a expressão "Curricularização da Extensão". A UFOP passa, então, a utilizar tal denominação.

Na UFOP, o trabalho já começou. Foi criada uma comissão para tratar do assunto, composta por representantes da PROEX, PROGRAD e PROPP, além de extensionistas dos câmpus de Mariana e João Monlevade e membros do Cômite de Extensão.

A Comissão da Curricularização estabeleceu uma estratégia para informar, divulgar e discutir a implantação desse processo na UFOP.

Uma ação mais direta junto à comunidade universitária foi a realização de seminários em todas as unidades acadêmicas. Os eventos foram realizados nas 12 unidades, com discussões muito ricas e com inúmeras contribuições para a implantação da curricularização da Extensão na UFOP.

Além disso, a PROEx tem se reunido com diversos Colegiados de Graduação de cursos para debater a implantação da curricularização.

Em fevereiro, a Pró-Reitoria encaminhou ao CEPE proposta de Resolução regulamentando o processo na UFOP. Após discussões internas, a reitora Cláudia propôs que o assunto voltasse à pauta em uma das próximas reuniões, possibilitando uma avaliação mais aprofundada por parte de cada conselheiro e seus respectivos representados.

Acesse aqui o Guia da Curricularização da Extensão na UFOP.

Portaria conjunta Proex/Prograd/Proplad nº 11 de fevereiro de 2020.

CEPE nº 7852 de 27/09/2019

 

Contatos tira-dúvidas acerca das análises dos Projetos Pedagógicos de Cursos:

 

Professora Sandra Martins Antunes Nogueira

proreitor.proex@ufop.edu.br

Pró-Reitora de Extensão e Cultura e Presidente da CPC

 

Professora Vanderlice dos Santos Andrade Sol

proreitoradjunto.proex@ufop.edu.br

Pró-reitora Adjunta de Extensão e Cultura e Vice-presidente da CPC

 

Professora Francisca Diana Ferreira Viana

coext@ufop.edu.br

Coordenadora de Extensão