Elaboração de um banco de dados de casos de Dengue na cidade de João Monlevade e Ouro Preto

No ano de 2019, o projeto de extensão coordenado pelo Prof. Edgard G. T Saravia, este intitulado: Sistema de conscientização da dengue na cidade de João Monlevade, o qual é vinculado ao Programa Institucional Educativo de Enfrentamento aos Vetores da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya, coordenado pela Profa. Maria Celia da Silva Lanna. O sistema de conscientização consistia num ciclo de palestras na cidade de João Monlevade, estes que compreendiam três bairros: ABM, Vera Cruz e Loanda. Os assuntos abordados nas palestras tiveram como foco: Dengue e Leishmaniose, Queimadas e proteção à fauna, Proteção de Nascentes e Coleta Seletiva; estas administradas através do apoio da Vigilância Sanitária, Polícia Militar Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente e Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade. Após a conclusão das palestras nos 3 bairros (ABM, Vera Cruz e Loanda), e devido ao aumento no número de casos confirmados, estes distribuídos de maneira não uniforme, existe a necessidade de expandir as ações também para os outros bairros da cidade, com isso realizar uma abordagem sistemática, esta que proporcione valores quantitativos e qualitativos capazes de mensurar o método (antes e depois do projeto). A presente investigação propõe a criação de um banco de dados , este que permitirá: armazenar, visualizar e monitorar em tempo real os casos de dengue na cidade; e que sirva como uma ferramenta de impacto no combate ao Aedes aegypti também em outras cidades, como por exemplo nas cidades de Ouro Preto e Mariana. A literatura científica sobre Dengue, aponta também o acúmulo de matéria orgânica a céu aberto como um dos principais meios de proliferação do mosquito, assim o Banco de Dados deverá reunir os seguintes parâmetros: Casos positivos de Dengue, inspecção da Vigilância Sanitária Georreferenciada, Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti - LIRAa, coleta seletiva, coleta de resíduos sólidos, lixeiras georreferenciadas, análise de água, focos de dengue detectados através de Drone, variações climáticas sazonais e Ovitramp. O conteúdo do banco de dados, poderá ser acessado e visualizado através de Mapas de Kernel, o qual permitirá aumentar a eficácia do sistema de conscientização através de ações pontuais, tais como campanhas educativas em escolas, atualmente já em andamento através de parceria entre a Associação Médica de João Monlevade e Universidade Federal de Ouro Preto, também contamos com a participação do Prof. Rafael Aldighieri Moraes da Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus João Monlevade que já vem realizando investigação com Ovitramps e georreferenciamento através do uso de Drone.

Ano de vigência:
EDGARD GREGORY TORRES SARAVIA