Aposentadoria como uma porta de entrada para o empreendedorismo

A aposentadoria significa um merecido descanso depois de tantos anos dedicados ao trabalho. Entretanto, é alto o número de casos de depressão relatados após aposentadoria. Alguns motivos são a interrupção da rotina, a perda de contatos, a solidão e o estresse financeiro. Com a idade avançada, normalmente observa-se um aumento do custo de saúde, apesar de muitas vezes o valor da aposentadoria não acompanhar essa inflação. Visando auxiliar no planejamento da vida pós-aposentadoria e na saúde pessoal e financeira de técnicos administrativos, docentes da UFOP e na população de Ouro Preto, o presente projeto propõe realizar uma consultoria de empreendedorismo para este público. Inicialmente o projeto será divulgado através de palestras e workshops para setores da universidade. Serão abordados temas pertinentes, como empreendedorismo e educação financeira e como esses fatores podem auxiliar na transição para uma aposentadoria saudável. Conforme interesse dos indivíduos, iniciativas empreendedoras serão desenvolvidas com auxílio dos membros do projeto, que prestarão consultoria na área de plano de negócios, marketing, gestão de pessoas, gestão financeira, vendas, entre outros. Espera-se, com o presente projeto, a) desenvolver habilidades de gestão de projetos entre os alunos (ex. planejamento de recursos e cronograma, comunicação oral e trabalho em equipe); b) divulgar a cultura empreendedora para a comunidade; c) a partir da troca de experiências entre os membros do projeto e os indivíduos que receberem a consultoria, promover aos alunos a construção de conhecimento relacionada à gestão de negócios; e d) auxiliar no bem-estar e qualidade de vida dos aposentados da UFOP.

JULIA CASTRO MENDES
jcmendes.eng@gmail.com