Arquivo CEMAR/UFOP: vivências extensionistas em documentos

Este projeto baseia-se no resgate da memória das vivências extensionistas desenvolvidas no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Para tanto, buscamos definir como apreender os registros de memória das atividades extensionistas. A proposta neste trabalho que se reporta às memórias registrada, imagética, retida na forma de documentos e fotos com base na reconstrução da memória social e coletiva das ações, de modo a constituirmos aquilo que pode ser o acervo documental arquivístico do Centro de Extensão de Mariana (CEMAR/UFOP). Ao longo desses anos de atividades o processo social cultural das atividades tem produzido uma massa documental considerável que, até então, foi precariamente tratada e analisada. O Projeto visa recuperar o arquivo de EJA de mais de dez anos de atividade de alfabetização de jovens e adultos da região do entorno da UFOP. Avaliamos que o conteúdo do arquivo poderá jogar luzes ao processo de aprendizagem de jovens e adultos, principalmente, nas formas de como esse público adquire conhecimentos de leitura e de escrita. O material, uma vez organizado, será disponibilizado aos estudos e pesquisas tanto para os cursos de Graduação e de Pós-Graduação de Pedagogia, Letras e demais interessados.

ALVARO DE ARAUJO ANTUNES
anandasilva1979@gmail.com