DESENVOLVENDO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE APLICATIVOS USANDO MIT App INVENTOR

Os crescentes usos de aplicativos em escolas e as exigências do mercado por profissionais com conhecimentos no desenvolvimento de programação para sistemas computacionais (computadores, celulares) motivaram esta proposta para o ensino da lógica de programação por meio do desenvolvimento aplicações usando MIT App Inventor. Será aplicado em uma escola pública e destina-se a jovens na faixa etária de 15 anos. As práticas serão no laboratório de informática da escola publica, que deve ter acesso à rede para fazer uso, de modo online, do software livre MIT App Inventor. Serão destinados dois (2) dias da semana com aulas em torno de 4 horas. As aulas serão teóricas e práticas na capacitação de 10 alunos. Todo o material será digital e desenvolvidos com softwares livre na UFOP. O projeto deverá contar com quatro alunos voluntários para as atividades de apoio na escola. O resultado final é a criação e o desenvolvimento de aplicativos para o sistema operacional Andróid.

CARLOS ALBERTO DAINESE
cdainese@cead.ufop.br