As escolas de Mariana e a Olimpíada Nacional em História do Brasil

O projeto que ora se apresenta visa estimular os professores de Mariana a participarem da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Desde seu início, em 2009, pouco os professores participaram com as escolas da cidade, logo Mariana, que foi a primeira capital de Minas, é sede do primeiro Bispado (1745), e possui uma instituição educacional com 170 anos, o Colégio Providência. A cidade, que é um celeiro para cultura histórica mineira, pode refletir ainda mais sobre esse processo de construção crescente. Outros projetos de extensão que ora vigoram, no Ichs, como O Arquivo Aberto ajudam este específico em andamento para pensar estratégias de reorganização das ações, visto que as atividades da Olimpíada preveem a tratativa com documentos variados e o acervo do AHCM pode ser de grande valia e significar um importante trabalho coletivo. A Olimpíada Nacional em História do Brasil é de grande importância não só para o aprofundamento dos conteúdos da disciplina de História, mas de conteúdos interdisciplinares, além do desenvolvimento da capacidade de interpretação do texto, da leitura e da escrita. A capacidade de relacionar conteúdos, temas, sistematizar respostas é fundamental para a formação do aluno e o evento é uma ótima oportunidade para que esse processo aconteça.

HELENA MIRANDA MOLLO
hmollo@ichs.ufop.br