Bento Rodrigues: histórias de crianças para adultos

Considerando a realidade histórica e sociocultural das famílias atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, este projeto visa, em primeira instância, dar visibilidade e protagonismo às crianças do 5º e 6º anos de escolaridade em situação de reassentamento involuntário na cidade de Mariana, tendo como eixo norteador os usos sociais da leitura e da escrita, naturalmente articulados às histórias de vida de suas famílias. Assume-se que o reassentamento involuntário dessas crianças trouxe impactos em termos dos usos sociais de leitura e escrita, dos mais afastados aos mais próximos das práticas escolares. Em se tratando também de direitos humanos, é importante compreender se, e em que medida, o realojamento involuntário transformou as práticas letradas desses sujeitos influenciadas que são pelas instituições, relações de poder e de ideologia. Este projeto, ao adotar o quadro teórico dos letramentos socioculturais e críticos (BARTON, HAMILTON, IVANIC, 2000; MOITA LOPES, 2013; STREET, 2014), coloca no seu centro intersecções entre o contexto familiar e socioeducativo, as práticas e os eventos de leitura e de escrita, bem como as histórias de vida através das quais tais práticas de língua(gem) se constituem e (re)constituem os sujeitos. Considera-se, assim, a complexidade e a indissociabilidade entre o oral e o escrito para compreender o modo como os sujeitos se inserem no mundo e o interpretam (JINZENJI, GALVÃO, MELO, 2017). Nesse sentido, a definição do objeto de estudo deste projeto de extensão se pautam pelo posicionamento teórico e epistemológico de considerar o contexto local, o campo acadêmico e a formação inicial de professores atrelada a problemas sociais locais. Presume-se que os alunos já foram alfabetizados e encontram-se numa etapa intermédia da educação básica. De forma coerente, o trabalho de campo e as ações a serem desenvolvidas entre os membros da equipe e os participantes selecionados exigem um olhar circunstanciado e etnográfico, ou seja, um trabalho investigativo que pretende resolver ou atenuar problemas reais e demandas percebidas localmente, propondo ações situadas e decididas conjuntamente entre os vários atores envolvidos no projeto. A integração do trabalho investigativo com a ação acontecerá a partir da pesquisa-ação e das técnicas metodológicas utilizadas em atividades com grupo focal.

ROMINA DE MELLO LARANJEIRA
romello.laranjeira@gmail.com