Creches de Ouro: Emergências e urgências em pediatria

Os socorros de urgência e emergência são medidas iniciais e imediatas aplicadas a uma vítima fora do ambiente hospitalar antes da chegada de um profissional qualificado, visando a uma redução no agravo à saúde dos mesmos (RIBEIRO, 2011). O projeto possui relevância, pois partiu da demanda dos professores das escolas municipais de Ouro Preto e distritos. Na sua primeira fase em 2015 foram treinadas as professoras das creches do município e de seus distritos. Já em 2018, o projeto se estendeu aos professores do Ensino Fundamental I, interessados em dar o primeiro atendimento nas urgências e emergências em pediatria. Nessa nova fase, professores do Ensino Fundamental II, de todas as disciplinas, participarão das intervenções. A capacitação teórico prática se dá com aulas expositivas e práticas simuladas com o intuito de preparar o profissional em condutas iniciais no ambiente escolar no laboratório de habilidades da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto.

FATIMA LUCIA GUEDES SILVA
fguedes57@gmail.com