CuidaIdoso - Cuidando de quem sempre cuidou de nós

A pandemia de COVID-19 vem se espalhando pelo mundo, em março de 2020 o senado brasileiro aprovou o pedido de reconhecimento de calamidade pública. Desde então a população vem adotando o isolamento social como uma medida preventiva ao contágio, medida que diminui a probabilidade de se contrair o vírus no caso da população em geral. No início do isolamento social, grupo de professores receberam contato de asilos solicitando orientações sobre procedimentos e cuidados já que idosos estão entre os grupos de risco na COVID-19. Neste momento refletimos que a demanda poderia ser um problema que afeta uma parcela maior da sociedade, além de casas de idosos, diversos lares familiares possuem idosos que moram sozinhos ou acompanhado de profissionais cuidadores ou familiares. Esse isolamento vem impactando negativamente na vida destas pessoas e por isso nasceu o projeto CuidaIdoso que tem por objetivo prover apoio ao público por meio de tecnologia. Nosso objetivo é disponibilizar, de forma gratuita a população, plataformas computacionais para suporte, orientação e conexão entre as pessoa. Essa plataforma irá promover conteúdo confiável em blogs e redes sociais, gerado por estudantes e professores do curso de Farmácia da UFOP, assim como a plataforma computacional que será gerenciada por alunos do curso de Ciência da Computação da UFOP. Pensamos também em prover entretenimento com ações oferecidas por voluntários. Em especial no asilo pretendemos criar ações de conexão entre os idosos, os profissionais de saúde e voluntários que estejam dispostos a realizar atividades em forma remota, criando uma rede de apoio e solidariedade.

SAUL EMANUEL DELABRIDA SILVA
saul.delabrida@ufop.edu.br