DESENVOLVENDO PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE OURO PRETO/MG

A escola constitui-se como o ambiente ideal para as ações de promoção e prevenção da saúde e bem-estar. A universidade, através do seu papel importante nas mudanças sociais, culturais, econômicas e de saúde da comunidade, vem buscando, através de suas atividades de extensão, identificar ações que vinculem a necessidade da sociedade com a formação acadêmica dos nossos alunos. A presente proposta visa implementar uma ação de extensão voltada para Educação Alimentar e Nutricional de crianças de 3 a 5 anos matriculadas nas escolas públicas do município de Ouro Preto/MG. Inicialmente realizaremos um levantamento sobre os hábitos alimentares das crianças, por meio de roda de conversa com os funcionários das escolas e os responsáveis pelos pré-escolares, visando assim o planejamento das intervenções a serem executadas. De posse do diagnóstico sobre os hábitos alimentares serão desenvolvidas ações educativas, através de oficinas com atividades lúdicas buscando incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras; a redução do consumo de sal, açúcar e gordura; e a redução do consumo de alimentos ultraprocessados. Este projeto também proporcionará a orientação de alunos de graduação, fortalecendo o aprendizado dos estudantes e os iniciando na extensão universitária, bem como na pesquisa científica. Dentro desta perspectiva, a presente proposta visa atuar como um Programa de Extensão que trabalhe de forma interdisciplinar, educativa, cultural e científica, para a promoção e interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade envolvidos, orientadas pelo princípio constitucional da indissociabilidade com o ensino, extensão e pesquisa.

SILVANA MARA LUZ TURBINO
silvanamara.turbino@gmail.com