Dialogo, Reflexão e Educação em Saúde - Ações Psicossociais sobre sexualidade, gênero e convivência com alunos da Escola Estadual Ouro Preto

A adolescência é a faixa etária em que mais intensamente vive-se o despertar da sexualidade, e, apesar disso, muitos jovens no Brasil ainda não têm acesso a informações e serviços adequados que possam favorecer o desenvolvimento deste processo e a construção da sua identidade. A violência urbana e o contexto de vulnerabilidade em que vários adolescentes matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino de Ouro Preto estão inseridos criam demandas, que, muitas vezes, são pouco ou não solucionadas e que tendem a dificultar ainda mais este processo. Neste contexto, este projeto tem como objetivo empreender ações educativas com alunos matriculados na Escola Estadual Ouro Preto, localizada no Bairro Bauxita em Ouro Preto, focando na construção da sua identidade, sexualidade e projetos de vida. Serão utilizadas metodologias participativas e interativas, através de oficinas, rodas de conversa e dinâmicas de grupo. Espera-se contribuir com o estabelecimento de estratégias cuidadoras de modo a reduzir a vulnerabilidade destes adolescentes para que possam trilhar a construção da sua identidade e dos seus projetos de vida de forma mais autônoma, crítica e reflexiva.

ELOISA HELENA DE LIMA
elohlima@yahoo.com.br