Diversidade, inclusão e mundo do trabalho

Adolescentes de escolas públicas em regiões de vulnerabilidade social muitas vezes não enxergam alternativas de futuro. Suas perspectivas são a exclusão, o que os leva ao abandono ou à desistência. Sucesso é para os outros. Apesar dessa realidade, encantam-se com o mundo da tecnologia e, se devidamente desafiados, podem se envolver em projetos que, a partir de sua identidade comum, de seu universo local, buscam alternativas de atuação para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades e de esforços de fomento local de criação de emprego e renda. Esses projetos, construídos a partir de e para eles/elas, não podem se resumir às clássicas alternativas de alocação de possibilidades de baixo uso de tecnologia ou de pouca integração ao universo das possibilidades de futuro, possibilidades estas reservadas aos profissionais que necessariamente devem ter uma visão ampla de alternativas e habilidades de uso tecnológico. O presente projeto, a ser desenvolvido em escola de Ensino Fundamental da periferia de Nova Lima, busca construir com adolescentes e jovens do Ensino Fundamental alternativas para ações locais de desenvolvimento sustentável. Para isso, serão trabalhados conceitos básicos de metodologias de projetos e de seu desenvolvimento, culminando em projetos que possa ser submetidos a instituições de fomento, a fim de obter financiamento para seu desenvolvimento. O projeto, se bem sucedido e tendo sido validado, poderá ser aplicado em outras escolas ou grupos de jovens, a fim de disseminar essa possibilidade de desenvolvimento e construção de inovações para problemas e demandas locais.

AMERICO TRISTAO BERNARDES
atb@ufop.edu.br