DOPHAR: DOSE DE INFORMAÇÃO PARA O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Introdução: Com a popularização da internet nos últimos anos, novas maneiras de se comunicar surgiram e ainda surgem e com isso cresce a necessidade de adaptar-se a essas tecnologias. As mídias ocupam enorme importância no âmbito educacional uma vez que atualmente metade dos cidadãos brasileiros tem acesso à internet e a utilizam como fonte de informação6. Objetivos: O projeto buscará levar conhecimentos úteis que abordem o uso racional de medicamento e educação em saúde, unindo tecnologia, informação e educação com novas formas de comunicação existentes. Metodologia: Para a coleta de informações a serem gravadas ou produzidas digitalmente serão feitas pesquisas em literatura científica sobre temas acordados com o Comitê Diretor da Farmácia Escola. Posteriormente haverá a criação de textos em linguagem clara e objetiva que será avaliado e aprovado para serem montados vídeos educativos em formatos criativos tipo “Draw my life” ou mapas conceituais e mesmo simulações realísticas, a serem definidos em reuniões para a adequabilidade formato/tema. Os temas serão relacionados a promoção do uso racional de medicamentos e educação em saúde e poderão ser vinculados à agenda anual do Ministério da Saúde. Os vídeos serão gravados para serem utilizados na sala de espera da Farmácia Escola e serão disponibilizados para as Secretarias de Saúde de Ouro Preto e Mariana para serem exibidos nas salas de espera das unidades básicas de saúde dos municípios referidos. Também serão disponibilizados nas páginas sociais da Farmácia Escola. Será trabalhado um tema/mês. Resultados pretendidos: Produção de vídeos educativos sobre Automedicação, Descarte de medicamentos, Armazenamento correto de medicamentos, Uso racional de antibióticos, Uso racional de ansiolíticos, Dia Mundial do Diabetes, Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, Setembro amarelo, Outubro rosa, Novembro azul, Fotoproteção e outras a serem definidas pelo comitê diretor da Farmácia Escola. Conclusão: A divulgação de temas de saúde no formato de vídeos educativos permitirá tanto ao público-alvo quanto a outros expectadores serem beneficiados das informações sanitárias relevantes, uma vez que tal mídia possui caráter altamente democrático devendo ser incluído como interessante recurso educacional na área farmacêutica.

ELZA CONCEICAO DE OLIVEIRA SEBASTIAO
ecos.71@hotmail.com