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Ações institucionais cadastradas

PROGRAMAS INSTITUCIONAIS

 

Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES

Proponente: ANELISE ANDRADE DE SOUZA

O progama tem por objetivo propor e executar projetos de pesquisa e extensão relacionados à temática do desenvolvimento local em Ouro Preto e Mariana, tanto no que se refere aos seus aspectos socioeconômicos quanto ambientais. Trata-se de uma proposta multidisciplinar que busca o fortalecimento da economia local por meio da diversificação das suas estruturas produtivas. O NUPEDES foi criado  como um núcleo de pesquisas e um centro de extensão e tem atuado principalmente em projetos direcionados à agricultura familiar, considerando que  é uma atividade com grande potencial de gerar desenvolvimento local em sua área de atuação.

Propostas ativas vinculadas:

  • Circula Agricultura;
  • Desidratador solar de alimentos;
  • Núcleo de estudos de agroecologia dos Inconfidentes;
  • “Alimentando o futuro”: geração de trabalho e renda para mulheres da comunidade Cafundão a partir da produção e da comercialização de alimentos saudáveis e sustentáveis.
  •  Mulheres de ASAs: artesanato empreender com mulheres rurais 

Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN)

Proponente: Ada Magaly Matias Brasileiro. (ada.brasileiro@ufop.edu.br)

O LALIN toma como objetivo principal reunir ações e reflexões na área de conhecimento do ensino e da aprendizagem de linguagens. Contemplando os níveis de ensino básico e superior, incluindo iniciativas educacionais formais e informais, promovendo o diálogo entre grupos de pesquisa, grupos de estudo, disciplinas de formação docente, pesquisas de iniciação científica e de pós-graduação, de programas institucionais e governamentais e, sobretudo, fortalecendo o diálogo entre comunidade e universidade, o LALIN pretende se estruturar em uma rede de cooperação ampla e horizontal entre professores da Educação Básica e do Ensino Superior, gestores, pais, alunos e outros sujeitos interessados em uma educação socialmente significativa e possível. Tais ações serão concebidas por meio dos diálogos com os sujeitos das comunidades educacionais parceiras e das demandas observadas no interior da UFOP.

Propostas ativas vinculadas:

  • Escrevendo com(o) professores
  • Expressões Narrativas Inconfidentes
  • Língua Portuguesa: Lacunas Nossas de Todo Texto
  • Libras na UFOP
  • Os gêneros do discurso profissional e o métier docente
  • Prestenção!
  • A fresta da palavra: leituras e escritos para mulheres em privação de liberdade
  • CEMELE - Memorial de línguas, culturas e ensino da UFOP
  • Do chão da escola para o da Universidade: aprendendo com quem faz
  • Projeto ARTERIAL: a multiplicidade da linguagem expressa nas manifestações artísticas da comunidade interna e externa à UFOP
  • Saberes e linguagens para uma formação cidadã.

Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes

Proponente: Maria Célia Da Silva Lanna. (mcelanna@ufop.edu.br)

O Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes, congrega ações em diversos atores e campos do conhecimento na busca de formas diferenciadas de combate à proliferação dos insetos transmissores de doenças virais. A evolução da Dengue no Brasil mostra que é um problema de saúde pública que exigirá uma vigilância ainda por muitos anos. Assim o Programa permite diálogo com vigilância em saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde dos munícipios de Ouro Preto, João Monlevade, Mariana e Itabirito, desenvolvendo as ações educativas nos diferentes segmentos das comunidades e representam importante papel para o controle de doenças coletivas principalmente para aquelas para as quais ainda não há vacinas estabelecidas como é o caso da Dengue.  

Propostas ativas vinculadas:

 

  • Conhecendo e combatendo os vetores da Dengue, Febre Amarela, Febre Chikungunya e Zika - Uma proposta de formação continuada para os sujeitos da escolaC
  • Formação Continuada para Agentes de Saúde de Ouro Preto no Combate aos vetores da Dengue, Febre Amarela, Febre Chikungunya e Zika em Parceria da UFOP e Secretaria de Saúde Municipal e Ouro Preto;
  • Impressão de modelos 3D das fases evolutivas do Aedes aegypti para uso em aulas de ciências em escolas de João Monlevade  e Digitais;
  • Capacitação de professores e alunos para utilização de computadores e desenvolvimento de atividades educativas vinculadas ao Programa de Enfrentamento do Aedes aegypti
  • Oficinas educativas em sala de espera das UBS's para o enfrentamento da dengue e demais epidemias emergentes
  • Produção de kits educativos a partir de modelos 3D das fases evolutivas do Aedes aegypti para uso em aulas de ciências em escolas de João Monlevade
  • Qualidade do Saneamento básico, Manejo Ambiental no Enfrentamento às Arboviroses e demais Endemias em ações presenciais e digitais
  • Sistema de conscientização da dengue na cidade de João Monlevade
  • Utilização da Tecnologia LoRaWAN com instrumentação eletrônica embarcada para mensurar variações climáticas sazonais correlacionadas à ovitramps, e Georreferenciamento de ações da Vigilancia Sanitária no combate ao Aedes aegypti nas cidades de João Monlevade e Ouro Preto.

 


Programa Estação Ouro Preto

Proponente: Neide Das Graças De Souza Bortolini. (neide.bortolini@ufop.edu.br)

O Programa de Extensão Estação de Ouro Preto abre as possibilidades artísticas, educacionais e culturais e torna-se um centro de integração de atividades da Universidade Federal de Ouro Preto, seja pela via dos estágios curriculares dos cursos de Artes Cênicas, Música, Letras, Museologia, Medicina, seja pelas pesquisas que essas iniciativas geram em contato com as pessoas da cidade e com a cultura.

Propostas ativas vinculadas:

  • Circus: Circo Social, Artes Cênicas, Capoeira de Angola;
  • Vagão Sonoro;
  • Vagão Biblioteca.
  • Espaço Expositivo da Estação de Trem: preservação e educação

Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professores

Proponente: Leandro Silva De Paula. (leandro.silva@ufop.edu.br)

O Programa desenvolve um conjunto de ações extensionistas nas áreas de formação docente e das práticas pedagógicas na educação básica com a intenção de promover uma aproximação dialógica entre os conhecimentos produzidos na universidade e os contextos reais da educação pública infantil, fundamental e média da região dos Inconfidentes. As ações se desenvolvem em diálogo com os municípios da Região dos Inconfidentes e com a Superintendência Regional de Ensino – Ouro Preto.

Propostas ativas vinculadas:

  • Atuação da Ufop com a Escola nas Ações Promovidas pela Mesa Permanente

  • As escolas de Mariana e a Olimpíada Nacional em História do Brasil

  • Diálogos entre Universidade, Educação Básica e Sociedade Civil 

  • Diálogos com a coordenação pedagógica: A/O pedagoga/o e sua prática

  • Documentação narrativa de experiências pedagógicas: ouvindo os(as) educadores da Região dos Inconfidentes por meio da Revista Pró-Professor 

  • Grupo de Estudos do Giracampo - Educação do Campo em Movimento 

  • Oficina de alfabetização e letramento

  • Práticas Educativas Mediadas por Tecnologias


Sujeitos de suas histórias

Proponente: Karina Gomes Barbosa Da Silva. (karina.barbosa@ufop.edu.br)

O programa situa comunidades de Mariana - moradores da cidade e sujeitos atingidos, direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem de Fundão - como cidadãos, protagonistas nos processos de leitura, crítica, produção e circulação de narrativas verbo-visuais, audiovisuais, sonoras, informativas, educativas, lúdicas. Narrativas que desvelam e resgatam cotidianos, histórias, pertencimento, cidadania, memórias de lugares, pessoas, afetos, em busca de captar e construir identidades, demarcar direitos e erigir imaginários, bem como desconstruir preconceitos e propor imaginários alternativos. Narrativas que propõem alternativas de representação, comunicação e jornalismo. São ações ligadas a narrativas orais, sonoras e verbo-visuais, ao jornalismo cívico e à comunicação enquanto direito humano, prática social e dimensão fundamental da vida.

Propostas ativas vinculadas:

  • A Sirene: práticas cidadãs de jornalismo em comunidades atingidas;
  • A Sirene: redes de visibilidade e ação jornalísticas em comunidades atingidas;
  • Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana;
  • Memórias do trauma;
  • Novos sujeitos de futuras histórias;
  • Pequenos Ouvintes; 
  • Reterritorialização: novos espaços e novos sujeitos.

UFOP ABERTA

Proponente: Jorge Luís Costa. (jorgelcosta@ufop.edu.br)

A UFOP ABERTA é uma plataforma que oferece de cursos de curta duração e aperfeiçoamento na modalidade a distância. Poderão ser ofertados os mesmos cursos de forma semipresencial ou com a mediação de tutores e ou professores, embora não seja o foco inicial do projeto. O projeto se divide em três linhas de atuação: Cursos para a comunidade; Capacitação de Servidores e Atividades Complementares de Cursos de Graduação. Os cursos para a comunidade consistem em cursos dos mais variados temas e com acesso a qualquer interessado. A capacitação de servidores se destina a prover cursos que sejam de interesse dos servidores da Universidade e que auxiliem na melhoria do desempenho de suas atribuições. As atividades complementares de cursos de graduação visa disponibilizar atividades complementares de interesse dos colegiados de curso de graduação, que possam complementar a formação dos alunos.

Propostas ativas vinculadas:

  • UFOP ABERTA - Graduandos;
  • UFOP ABERTA - Público Geral;
  • UFOP ABERTA - Servidores públicos de todas as esferas.

UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira: saúde, trabalho e inovação para acolhimento e empoderamento dos moradores do distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais

Proponente: Aisllan Diego De Assis. (aisllanassis@ufop.edu.br)

Antônio Pereira, distrito da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade Ouro Preto/MG, conta com uma população de 5.200 habitantes. O distrito é dividido em dois grandes espaços urbanos: o conjunto original e histórico, com construções mais antigas, e uma área mais recente, um pouco distante do centro e implantada há poucas décadas, a Vila Residencial de Antônio Pereira, construído para abrigar trabalhadores da mineradora Samarco. Em comunidades de interesse histórico, ambiental, econômico e cultural, muitos jovens crescem distanciados das potencialidades locais, da importância do espaço que habitam e da cultura em que estão inseridos. E, muitas vezes, a juventude não tem consciência do compromisso que tem de vivenciar, de conservar e de transformar os bens naturais, materiais e imateriais. Com isso as pessoas contempladas com as atividades que serão desenvolvidas estarão sendo preparadas para o mundo do trabalho e também para melhoria psicossocial da comunidade.

Propostas ativas vinculadas:

  • Acalento: grupo de acolhimento de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais.;
  • Oficinas de panificação, quitandas e bioembalagens de cera de abelhas no distrito de Antônio Pereira;
  • Pereira.LAB! - Curso de Informática e Robótica.

Acesse a notícia sobre a atividade de encerramento do ano de 2022 do programa institucional "UFOP e IFMG de mãos dadas com Antônio Pereira"


 

PROJETOS INSTITUCIONAIS

 

A Sirene: práticas cidadãs de jornalismo em comunidades atingidas

Programa: Sujeitos de suas histórias;

Profª coordenadora: Karina Gomes Barbosa Da Silva. (karina.barbosa@ufop.edu.br)

Diante da crise vivida no modelo de financiamento do Jornal A Sirene, que ameaça a existência do veículo para além de janeiro de 2022, este projeto busca materializar, por meio do programa Sujeitos de suas histórias, arranjos produtivos possíveis para manter essa ferramenta fundamental na luta das comunidades atingidas pelo crime minerário de Vale, Samarco e BHP Billiton, sem descaracterizar seu arranjo produtivo que coloca o protagonismo editorial e narrativo nas comunidades e sujeitos atingidos e reconhecendo A Sirene como locus de luta, visibilidade e espaço de memória das comunidades atingidas, além de exercício de jornalismo contra-hegemônico, cidadão e centrado na experiência democrática da comunicação.

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A Sirene: redes de visibilidade e ação jornalísticas em comunidades atingidas

Programa: Sujeitos de suas histórias;

Prof. coordenador: André Luís Carvalho. (andre.carvalho@ufop.edu.br)

Diante da crise vivida no modelo de financiamento do Jornal A Sirene, que ameaça a existência do veículo para além de janeiro de 2022, este projeto busca materializar, por meio do programa Sujeitos de suas histórias, arranjos produtivos possíveis para manter essa ferramenta fundamental na luta das comunidades atingidas pelo crime minerário de Vale, Samarco e BHP Billiton, sem descaracterizar seu arranjo produtivo que coloca o protagonismo editorial e narrativo nas comunidades e sujeitos atingidos e reconhecendo A Sirene como locus de luta, visibilidade e espaço de memória das comunidades atingidas, além de exercício de jornalismo contra-hegemônico, cidadão e centrado na experiência democrática da comunicação.

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A Sirene: modelos de negócios em novos arranjos produtivos jornalísticos

Programa: Sujeitos de suas histórias;

Prof. coordenador: Carolina Machado Saraiva

Este projeto tem por objetivo desenvolver ações no campo, na área de Reestruturação Financeira
do Jornal A Sirene, que representa as pessoas Atingidas pela Queda da Barragem de Fundão de
Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e demais localidades atingidas pelo rompimento da barragem
de rejeito, pertencente à empresa Samarco.

Frente a todo o conhecimento já existente em relação aos atingidos pela queda da barragem,
desenvolvimento este que só foi possível com o apoio da UFOP, através dos projetos de extensão
e de pesquisa, planeja-se para o ano de 2023 a realização de ações de natureza intervencionista
com os atingidos a fim de, com eles, serem construídas ações de trabalho e geração de renda,
visando o desenvolvimento de empregabilidade e reestruturação para o trabalho.


Acalento: grupo de acolhimento de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais

Programa: UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira;

Prof. coordenador: Aisllan Diego De Assis. (aisllanassis@ufop.edu.br)

O ACALENTO é o grupo de cuidado e acolhimento do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto/MG, tem como proposta ser um grupo de recepção para aqueles que procuram o serviço, tornando-se referência para o primeiro atendimento em saúde mental da Unidade Básica de Saúde-UBS do distrito. O grupo possibilita um espaço semanal aberto e, desta forma, a equipe de saúde do SUS e a própria comunidade podem construí-lo. Com o grupo de cuidado e acolhimento, espera-se ser possível reformular o projeto institucional do serviço, integrando os diferentes profissionais da equipe, oficinas e demais atendimentos através de práticas grupais, aumentando a capacidade de atendimento e a interação entre profissionais, usuários e comunidades na construção do cuidado integral em saúde mental. 


A fresta da palavra: leituras e escritos para mulheres em privação de liberdade

Programa: Laboratórios de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem - LALIN

Prof. coordenador: Rita Cristina Lima Lages

Este projeto tem por finalidade levar práticas de leitura literária e de outros gêneros para mulheres em privação de liberdade. Elegeu-se para tais práticas o Presídio da cidade de Mariana, MG: PRESÍDIO DE MARIANA I (Pres-MNA-I) Endereço: Rua 16 de Julho, S/N° - Centro, Mariana. Leva-se em consideração aqui, como principal suporte para a proposta, a definição da literatura como direito e como fator de humanização, como defendeu o crítico literário Antônio Cândido. Além disso, toma-se não apenas o letramento literário, mas, ainda, o letramento em diversificadas práticas de leitura, presentes na sociedade, como fator de emancipação do sujeito. Pretende-se a médio e longo termo contribuir para uma melhor condição sociocultural de mulheres em privação de liberdade. 

Acreditamos, pois, que mulheres privadas de liberdade em muito poderiam ser transformadas (no sentido de mudar ou de melhor de condição na qual se encontra) e também transformadores de suas realidades. Levar, portanto, fatores de humanização para o ambiente prisional nos parece um fator com enorme potencial de melhoria de condições (mentais, emocionais, culturais, sociais etc..) das mulheres.


Agricultura familiar e agroecologia na região dos inconfidentes

Programa: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES

Prof. coordenador: Maria Cristina Teixeira Braga Messias

A presente proposta visa o fortalecimento da agricultura familiar e a transição agroecológica na região dos Inconfidentes, correspondente ao território dos municípios de Mariana, Ouro Preto e seu entorno. Pretende-se realizar um diagnóstico sobre a agricultura familiar e a adoção (ou intenção de adoção) de práticas agroecológicas na região. O diagnóstico subsidiará ações para fomentar a agroecologia regional, pautada na construção coletiva dos saberes relacionados ao manejo dos agroecossistemas. Propõe-se o desenvolvimento de ações junto às comunidades rurais de forma participativa e na popularização da ciência e tecnologia aplicada ao manejo ecológico dos agroecossistemas. As ações de fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia na região contribuirão para a recuperação e diversificação socioeconômica e ambiental e para a soberania e segurança alimentar da região e o desenvolvimento rural.


Alimentando do futuro: geração de trabalho e renda para as mulheres da comunidade de Cafundão, a partir da produção e comercialização de alimentos saudáveis e sustentáveis

Programa: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES

Prof. coordenador: Marisa Alice Singulano Alves

A proposta visa acompanhar a apoiar a iniciativa de implantação de uma agroindústria feminina na comunidade Cafundão, visando a produção e comercialização de produtos alimentares saudáveis e sustentáveis desenvolvidos a partir de recursos locais, produtos da agricultura familiar agroecológica e receitas tradicionais e, consequentemente, gerar trabalho e renda para as mulheres, suas famílias e para a comunidade.


As escolas de Mariana e a Olimpíada Nacional em História do Brasil

Programa: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professores;

Profª coordenadora: Helena Miranda Mollo.  (hmollo@ufop.edu.br)

O projeto visa estimular os professores de Mariana a participarem da Olimpíada Nacional em História do Brasil. A cidade, que é um celeiro para cultura histórica mineira, pode refletir ainda mais sobre esse processo de construção crescente. A Olimpíada Nacional em História do Brasil é de grande importância não só para o aprofundamento dos conteúdos da disciplina de História, mas de conteúdos interdisciplinares, além do desenvolvimento da capacidade de interpretação do texto, da leitura e da escrita. A capacidade de relacionar conteúdos, temas, sistematizar respostas é fundamental para a formação do aluno e o evento  é uma ótima oportunidade para que esse processo aconteça.

Email: ufopcomaescola.deedu@ufop.edu.br

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Acesse o relatório de 2021 Programa UFOP com a Escola


Atuação da UFOP com a escola nas ações promovidas pela mesa
permanente

Programa: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professores

Prof. coordenador: Marcelo Donizete Da Silva

Esse projeto tem como objetivo articular as propostas elencadas na Mesa Permanente, com as ações promovidas
pelo programa UFOP com a escola a partir das demandas deliberadas pela mesma. Por se tratar de ação do
programa a mesa permanente é ferramenta necessária de promoção das atividades extensionistas, de pesquisa e
ensino da UFOP com a Escola. Como proposta metodológica a questão será a promover uma análise qualitativa
das reuniões articuladoras, cujo objetivo será promover um banco de dados para produção de atividades de
formação continuada de professores da região. Esperamos com esse projeto, dar continuidade das análise acerca
da mesa permanente no tocante a promoção das ações extensionistas do programa UFOP com a Escola.


Capacitação de professores e alunos para utilização de computadores e desenvolvimento de atividades educativas 

Programa: Programa educativo de enfrentamento aos mosquitos vetores aedes aegypti e aedes albopictus e epidemias  emergentes

Profª coordenadora: Edgar Gregory Torres Saraiva

A presente proposta visa a Capacitação de professores e alunos para utilização de computadores para o  desenvolvimento de atividades educativas vinculadas ao Programa de Enfrentamento do Aedes aegypti na cidade de João Monlevade.


Carro Biblioteca da UFOP

Prof. coordenador: Elton Ferreira De Mattos. (eltonmattos@ufop.edu.br)

Este projeto descreve a concepção, estrutura e ações do Carro Biblioteca do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal de Ouro Preto. Ele tem como objetivos: proporcionar aos moradores da periferia da cidade de Ouro Preto o acesso ao universo dos livros e da arte. Pretende também: incentivar e auxiliar as comunidades na criação de bibliotecas comunitárias, promover a inclusão sociocultural, oferecer aos bibliotecários da universidade a possibilidade de contribuir com as bibliotecas comunitárias, assim como dar oportunidade aos estudantes universitários de pesquisar e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos adquiridos. O Carro Biblioteca da UFOP tem como foco principal a periferia da cidade. São realizadas visitas semanais que possibilitam o empréstimo de livros para o público cadastrado. Além disso, os alunos bolsistas da graduação realizam diversas oficinas no intuito de incentivar o gosto e o prazer pela leitura..

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Acesse o relatório de 2021 Carro Biblioteca da UFOP


CEMELE- Memorial de línguas, cultura e ensino da UFOP

Programa: Laboratórios de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem - LALIN

Profª coordenadora:  Rita Cristina Lima Lage

O projeto CEMELE - Memorial de línguas, culturas e ensino da UFOP tem sua origem a partir de um importante acervo de impressos didáticos, e de outras materialidades de ensino de línguas (materna e estrangeiras, pertencente à professora Rita Lages, do DELET/UFOP. A proposta é que o referido acervo passe, a partir da implementação do Programa de Extensão a pertencer ao DELET, sedo doravante utilizado em ações de formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa e de línguas estrangeiras. O acervo é composto de materiais didáticos produzidos para o ensino de línguas desde as primeiras décadas do século XX até a contemporaneidade. Alguns, no entanto, datam do século XIX. A característica histórica do acervo demonstra seu potencial formativo em diversas ações, visto que permitem uma aproximação das diferentes teorias, conteúdos, métodos, abordagens etc. concernentes ao campo do ensino-aprendizagem de língua materna e de línguas estrangeiras que circularam e ou/foram praticadas no Brasil.


Centro de Línguas e Culturas - Delet-Ufop

Profª coordenadora: Viviane Raposo Pimenta. (viviane.pimenta@ufop.edu.br)

O Centro de Línguas e Culturas tem como objetivo permitir um espaço pedagógico aos estudantes do Departamento de Letras para que tenham um conhecimento experiencial do que se aprende na sala de aula e atuar de forma decisiva para a internacionalização da UFOP por meio da oferta de cursos de línguas. Objetiva-se ao aperfeiçoando dos conhecimentos de línguas dos seus alunos, com a oferta de cursos de língua portuguesa, línguas estrangeiras – mais especificamente, língua inglesa e suas literaturas, com potencial para a oferta do ensino de língua francesa e Língua Brasileira de Sinais e literaturas. Também objetivamos dar continuidade ao trabalho já realizado pelo Núcleo de Línguas no que concerne ao ensino de língua portuguesa como língua estrangeira (PLE). O público alvo do CLIC são alunos, docentes, servidores técnico-administrativos e comunidade nos campi de Mariana, Ouro Preto e João Monlevade, bem como alunos estrangeiros de PLE da comunidade interna e externa.


Centro de Memória da Extensão: vivências extensionistas em documentos no CEMAR/UFOP

Profª. coordenadora: Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva. (fernandasilva@ufop.edu.br)

Este projeto, em continuidade, visa resgatar a memória das vivências extensionistas desenvolvidas nos Institutos de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), campi Mariana, e apreender os registros das atividades junto a comunidade marianense. A proposta do projeto se reporta aos cuidados com as diferentes memórias registradas: imagéticas, retidas na forma de documentos e de fotos, as quais permitem reconstruir parte da vida social expostas nas ações de extensão, podendo constituir aquilo que seria o acervo documental do Centro de Memória de Extensão de Mariana (CEMEX/CEMAR/UFOP). Ao longo desses anos de atividade, o processo sociocultural das ações extensionistas produziu, e continua produzindo, uma massa documental considerável que, até então, está razoavelmente tratada e analisada. A organização do centro, ao recuperar os documentos das ações, joga luzes na participação da UFOP na comunidade, apresenta as relações que se estabelecem entre teoria e prática. O material, uma vez organizado, será disponibilizado aos estudos e pesquisas tanto para os cursos de Graduação e de Pós-Graduação dos dois institutos


Circula Agricultura

Programa: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES;

Profª. coordenadora: Anelise Andrade De Souza. (anelise.souza@ufop.edu.br)

Este projeto visa a realização de feiras continuadas para produtos da agricultura familiar nas dependências da Universidade Federal de Ouro Preto. A realização das feiras de agricultura familiar permite a geração de trabalho e renda para as famílias de agricultores, potencializa o desenvolvimento socioeconômico dos distritos rurais de Ouro Preto e Mariana e viabiliza o acesso a alimentos de qualidade a preços justos para a comunidade universitária e local.

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Acesse o relatório de 2021  Rel. Programa Agricultura Familiar 


Circus: Circo Social, Artes Cênicas, Capoeira de Angola

Programa: Programa Estação Ouro Preto;

Prof. coordenador: Ricardo Carlos Gomes. (ricardo.gomes@ufop.edu.br)

O projeto Circus realiza atividades sócio educacionais e artísticas visando o respeito aos direitos da criança e do adolescente, ao reunir a brincadeira à expressividade artística – circo, música, teatro, dança. São desenvolvidas as seguintes especificidades circenses: acrobacia aérea e de solo, equilibrismo, malabares e palhaçaria, que ocorrem em três tardes da semana. As habilidades circenses concorrem para o bom desenvolvimento dos aspectos cognitivos e socioafetivos dos participantes, despertando os potenciais de cooperação e integração na comunidade. Além disso, são oferecidas oficinas de iniciação circense para os alunos/jovens do curso de Artes Cênicas, buscando uma integração entre o projeto e a universidade, bem como um laboratório de linguagens artísticas que se integram ao circo. Desde 2017, as oficinas de Capoeira de Angola, em parceria com o grupo Iúna, vêm agregar as atividades de matriz africana, ampliando as possibilidades corporais e socioculturais da lona da Estação.

Acesse o relatório de 2021 Circus


Conhecendo e combatendo os vetores da Dengue, Febre Amarela, Febre Chikungunya e Zika - Uma proposta de formação continuada para os sujeitos da escola

Programa: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus;

Profª. coordenadora: Maria Célia Da Silva Lanna. (mcelanna@ufop.edu.br)

Os casos de arboviroses como Chikungunya, Dengue, Febra Amarela e Zika no Brasil já alcançam números alarmantes. Nesse contexto, inquéritos entomológicos e ações pautadas pela Educação em Saúde constituem ferramentas valiosas para nortear medidas de controle epidemiológico e ajudam a prevenir surtos dessas doenças. Esse trabalho objetiva desenvolver atividades que conectam as áreas do ensino, pesquisa e extensão, onde acadêmicos extensionistas e pesquisadores (professores e pós-graduandos) da UFOP, juntamente com os sujeitos das Escolas de educação básica situadas no entorno da Universidade, irão atuar de maneira de forma integrada como protagonistas na disseminação do conhecimento no que tange à prevenção e controle tanto dos agravos à saúde quanto de seus vetores. 

Acesse o relatório de 2021 Vetores - Sujeitos da escola


COVID-19 e acometimento pulmonar: aspectos funcionais no acompanhamento de pacientes após a doença aguda pela infecção por SARS-CoV-2

Prof. coordenador: George Luiz Lins Machado Coelho. (gmcoelho@ufop.edu.br)

Este projeto pretende analisar os aspectos funcionais, a percepção da qualidade de vida, achados tomográficos e ultrassonográficos tardios e a evolução da curva sorológica de pacientes após a doença aguda pela infecção por SARS-CoV-2 que tiveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Trata-se de estudo multicêntrico envolvendo 6 hospitais em Minas Gerais. Serão incluídos pacientes maiores de 18 anos com SRAG. Será feita coleta de dados clínicos, laboratoriais e acompanhamento ambulatorial para avaliação clínica, dos testes de função pulmonar, US do tórax, US do quadríceps e da percepção da qualidade de vida relacionada à saúde através de questionário. 

Acesse o relatório de 2021 COVID-19 e acometimento pulmonar...


Desidratador solar de alimentos: tecnologia social para seguranca alimentar, agregação de valor a produção e mobilização camponesa

Programa: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES;

Prof. coordenador: Pedro Henrique Barbosa De Abreu. (pedro.abreu@ufop.edu.br)

A desidratação solar é uma forma tradicional de conservação de alimentos, desenvolvida no projeto como Tecnologia Social nos distritos de Mariana e Ouro Preto. Assim, pode-se fomentar diversos benefícios para a agricultura familiar camponesa, como a segurança alimentar, a agregação de valor aos produtos, a mobilização social e a promoção da saúde. Dessa forma, busca-se a implantação de Desidratadores Solares de Alimentos em propriedades de agricultura familiar selecionadas; a utilização regular da tecnologia de forma autônoma por essas; o intercâmbio e aproximação das famílias camponesas nos locais; o aprofundamento de processos organizativos (pré-existentes ou novos); e a integração de ações e resultados deste projeto com projetos de extensão e pesquisa que integram o Programa de Extensão Institucional Agricultura Familiar na UFOP e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (NUPEDES/UFOP).

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Acesse o relatório de 2021 Desidratador solar de alimentos.pdf


Diálogos com a coordenação pedagógica: a/o pedagoga/o e sua prática

Curso;

Programa: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professores;

Profª. coordenadora: Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva. (fernandasilva@ufop.edu.br)

O curso pretende oferecer formação continuada a/o Pedagoga/o que atua nas escolas das municipal de Mariana, de modo que estes possam articular, de maneira estratégica, o caráter político-pedagógico do conhecimento que essa função emana. Através do estudo presencial e da formação de um grupo de estudos, pretende-se que a/o Pedagoga/o se articule para se expressar no saber, no fazer e no ser cotidiano do trabalho na instituição escolar. Partindo da experiência prática desenvolvida pela/o Pedagoga/o da escola pública, o curso se propõe a instrumentalizá-la/o de forma que possa (re)significar e (re)socializar seus fazeres e saberes ao responderem às exigências da função no cotidiano escolar. O que se pode notar é que tais demandas não só criam novas exigências para a atuação como também recriaram a identidade da/o Pedagoga/o, o que pode vir a comprometer a efetivação da qualidade da escola pública quando não apreendida.

Email: ufopcomaescola.deedu@ufop.edu.br

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Acesse o relatório de 2021 Programa UFOP com a Escola


Diálogos entre Universidade, Educação Básica e Sociedade Civil

Programa: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professores;

Prof. coordenador: André Felipe Pinto Duarte. (andrefduarte@ufop.edu.br)

A UCAE apresenta um projeto de comunicação, com o objetivo de desenvolver e ampliar as ações de sua comunicação com a Educação Básica e com a sociedade civil, que também necessita de informações sobre a Educação Pública. Para tanto, pretende utilizar ferramentas midiáticas para facilitar e aprimorar os meios para divulgação das ações da UCAE e de informações relevantes para a rede pública de ensino; ampliar a parceria com a Rádio UFOP para divulgação de conteúdos relativos às ações do programa e de temas relevantes à sociedade civil, bem como, com o mesmo fim, estabelecer contato com outros órgãos de comunicação do território dos inconfidentes; desenvolver e divulgar os webinários, tornando-se material permanente para a formação de professores.

Email: ufopcomaescola.deedu@ufop.edu.br

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Acesse o relatório de 2021 Programa UFOP com a Escola


Do chão da escola para o da Universidade: aprendendo com quem faz

Programa: Laboratórios de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem - LALIN

Prof. coordenador: Rodrigo Correa Martins Machado

Muito se fala na Universidade acerca da formação docente e, mesmo que haja inúmeros esforços, pouco se ouve os professores que estão na escola como parte da formação de futuros profissionais. Acreditamos, em concordância com Paulo Freire, na educação enquanto formação constante, como troca de experiências e saberes. Também pensamos que devemos estar sempre aptos a aprender com os que nos precederam, mas também com nossos contemporâneos. Dessa forma, nada melhor do que pensar em um projeto para ouvir os professores da educação básica a respeito de modos de trabalhar literaturas nas escolas, aprender com aqueles que estão no dia-a-dia da sala de aula.
Quais práticas deram certo? Quais não? Como pensar o ensino a partir de realidades diversas? Como trabalhar uma obra de literatura na sala de aula? Como desenvolver projetos literários? São alguns questionamentos que movem nossa proposta.


Documentação narrativa de experiências pedagógicas: ouvindo os(as) educadores da Região dos Inconfidentes por meio da Revista Pró-Professo

Programa: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professore

Prof. coordenador: Sandra Augusta de Melo

A Revista Pró-Professor é uma publicação eletrônica de produções de professores atuantes no ensino infantil, fundamental e médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Os trabalhos publicados são registros de experiências, reflexões sobre a prática docente, a formação continuada em serviço e outras produções destes profissionais em diferentes formatos, com ênfase em documentações narrativas pedagógicas. As publicações são mobilizadoras, tanto em seu processo quanto em seu resultado, de uma aproximação entre a academia e a educação básica. Tal aproximação ocorre por meio do incentivo, da tutela e da curadoria dos trabalhos a serem veiculados. O projeto tem, portanto, caráter extensionista e está sob a chancela de um Programa da Universidade Federal de Ouro Preto: o UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores


Educação em Saneamento Sustentável

Prof. coordenador: Paulo de Castro Vieira. (paulovieira@ufop.edu.br)

Este trabalho tem como objetivo realizar atividades presenciais e remotas de educação em saneamento sustentável. Nesse serão abordadas práticas sustentáveis sobre o abastecimento de água para o consumo humano, esgotamento sanitário, águas de drenagem pluvial e resíduos sólidos. O público alvo do trabalho serão líderes comunitários e comunidades em áreas de interesse social. As atividades se desenvolverão em dois tipos: as capacitações e as orientações técnicas - que contarão com a participação direta dos bolsistas e voluntários. Dentre os resultados esperados, o trabalho deverá contribuir com a mobilização social para o desenvolvimento comunitário de práticas e hábitos sustentáveis como a redução e o manejo correta dos resíduos sólidos, o consumo consciente de água, o manejo adequado das águas de chuva e a destinação correta dos esgotos sanitários, os quais deverão resultar diretamente na melhoria da qualidade de vida da população e na preservação do meio ambiente local.


Escrevendo com(o) professores

Programa: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN);

Prof.ª coordenadora: Viviane Raposo Pimenta. (viviane.pimenta@ufop.edu.br)

Escrevendo com (o) professores expressa, no nome, sua ideia-força, que se materializa na proposição de registrar, e mais, de (re)criar, pelo processo e prática da escrita compartilhada, percursos formativos planejados e vivenciados pelas professoras da educação básica, editados pelas perspectivas teóricas que as professoras da educação superior explicitam e/ou constroem, ressignificando a práxis docente de todos os envolvidos. Desse modo, (re)criando um material que possa ser divulgado e utilizado por outros profissionais docentes, damos forma a desejos e necessidades que, apesar de antigos, fazem-se mais urgentes no contexto contemporâneo, no qual precisamos, sobremaneira, traçar as bases de uma educação racional, reflexiva, ativa e transformadora, eivada de cientificidade, mas especialmente de respeito ao educando e a sua constituição como cidadão em letramento(s). Esse projeto de extensão é uma proposta que associa pesquisa, ensino e extensão, com destaque a esta última, ao processo de formação acadêmica e de formação continuada dos professores em atuação e à disseminação do conhecimento produzido por meio da publicação de material teórico-didático-metodológico que possa auxiliar outros professores que, por sua vez, se tornarão multiplicadores e construtores de novos protótipos didáticos.


Expressões narrativas inconfidentes

Programa: Laboratórios de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem - LALIN

Prof.ª coordenadora: Eliane Mourão

Este projeto tem como intuito a produção de material audiovisual multiplataformas a partir de um celular na mão, direcionado ao debate, promoção e divulgação dos conhecimentos e saberes linguísticos e culturais populares da região dos inconfidentes (Mariana e Ouro Preto), promovendo a conscientização da cidadania e valores sociais coletivos, além de criar pontes de diálogo entre a tradição histórica e o tempo presente, descortinando novas possibilidades de valorização dos elementos populares.


Formação Continuada para Agentes de Saúde de Ouro Preto no Combate aos vetores da Dengue, Febre Amarela, Febre Chikungunya e Zika em Parceria da UFOP e Secretaria de Saúde Municipal e Ouro Preto

Programa: Programa Institucional Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus;

Profª. coordenadora: Maria Célia Da Silva Lanna. (mcelanna@ufop.edu.br)

Os casos de arboviroses como Chikungunya, Dengue, Febra Amarela e Zika no Brasil já alcançam números alarmantes. Nesse contexto, inquéritos entomológicos e ações pautadas pela Educação em Saúde constituem ferramentas valiosas para nortear medidas de controle epidemiológico e ajudam a prevenir surtos dessas doenças. Esse trabalho objetiva desenvolver atividades que conectam as áreas do ensino, pesquisa e extensão, onde acadêmicos extensionistas e pesquisadores (professores e pós-graduandos) da UFOP, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde(ACS) irão atuar de forma integrada como protagonistas na disseminação do conhecimento no que tange à prevenção e controle tanto dos agravos à saúde quanto de seus vetores. 

Acesse o relatório de 2021 Formação continuada...


Grupo de Estudos do GiraCampo - Educação do Campo em Movimento

Programa:  Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professore

Profª. coordenadora: Alexandra Resende Campos

O Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo do Território dos Inconfidentes (GiraCampo), vinculado ao Departamento de Educação da UFOP e ao Programa UFOP com a Escola (UCAE), desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os trabalhos desenvolvidos estão articulados ao processo de implementação das Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais e visa promover ações de fortalecimento das práticas pedagógicas em Educação do Campo em escolas da região (Mariana, Ouro Preto, Diogo de Vasconcelos e Acaiaca e Itabirito). Umas das ações do GiraCampo, tem sido o Grupo de Estudos em Educação do Campo. Suas atividades tiveram início no ano de 2018, atendendo inicialmente estudantes das licenciaturas do ICHS. Em 2020, os encontros passaram a ser virtuais devido a pandemia (Covid-19) e teve o apoio da Proex com uma bolsa de extensão. Os resultados foram satisfatórios, com aumento do número de participantes, professores das escolas públicas da região e estudantes de outras universidades. Em 2022, as ações do grupo retornaram no formato híbrido, com alguns encontros presenciais no ICHS e virtuais. Espera-se em 2023, ampliar as ações do grupo com encontros formativos em Escolas do Campo da região. Portanto, o objetivo deste projeto é dar continuidade as ações desenvolvidas no grupo de estudos, discutindo temáticas relacionadas aos princípios e fundamentos da Educação do Campo. O Grupo de Estudos é um espaço formativo para estudantes das licenciaturas da UFOP e para professores das escolas do campo do Território dos Inconfidentes. Além dos encontros presenciais e virtuais, realizados no âmbito do ICHS, no ano de 2023 o grupo de estudos propõe 04 encontros formativos em Escolas do Campo da região para discutir as Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais. Espera-se com essas atividades fomentar a formação em práticas pedagógicas em Educação do Campo, contribuindo para a criação de uma rede de Educadores em Educação do Campo no Território dos Inconfidentes.


Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana

Programa: Sujeitos de suas histórias;

Profª. coordenadora: Karina Gomes Barbosa Da Silva. (karina.barbosa@ufop.edu.br)

Este projeto busca continuar as ações para tornar atingidos da tragédia da Samarco, em novembro de 2015, protagonistas de narrativas: do lugar, do patrimônio, das paisagens, da(s) história(s), das memórias, das pessoas, do presente, do futuro, do isolamento. Para isso, o projeto intenta continuar a oferecer meios para que moradores de comunidades atingidas, sobretudo crianças e adolescentes, sejam capazes de narrar, verbo-visualmente, acompanhados de estudantes de jornalismo, fragmentos do que podem constituir suas identidades e imaginários, permeados pelo afeto como forma de conhecimento e apropriação de espaços. A partir da pandemia, em 2020, o projeto ganhou nova dimensão, ao acompanhar as experiências de isolamento desses sujeitos, por meio de encontros remotos, e os percursos afetivos possíveis diante das mudanças a serem vividas por eles, que no entanto não sabem quando isso se dará, nem de que maneira, bem como os conflitos e as re-traumatizações que irão eventualmente ocorrer.

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Impressão de modelos 3D das fases evolutivas do Aedes aegypti para uso em aulas de ciências em escolas de João Monlevade

Programa: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus

Prof. coordenador: Edgard Gregory Torres Saravia. (edgard@ufop.edu.br)

Assim, para a prevenção da Dengue e demais arboviroses as ações educativas realizadas junto às comunidades tem se mostrado como eficientes estratégias, conforme evidenciado por Santos, G. . As escolas das redes de ensino são importantes aliados na disseminação do conhecimento sobre as boas práticas domiciliares no enfrentamento à proliferação desses vetores. Este trabalho vem sendo realizado em escolas das áreas urbanas e rurais de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e mais recentemente João Monlevade. Estes materiais vêm sendo utilizados em ações educativas nas escolas e comunidades em geral tanto em projetos da UFOP e UEMG como também em atividades promovidas pelas Secretarias Municipais de Saúde e pelos Agentes da Defesa Civil do Município de Mariana.


Libras na UFOP

Programa: Laboratórios de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem - LALI

Prof. coordenador:  Andrea Chagas Rocha Toffolo

O Libras na UFOP é um projeto que propõe a oferta de cursos de extensão com o objetivo de promover o conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em dois módulos, a saber: módulo 1 – conhecimento básico introdutório da língua de sinais (LS); e módulo 2 – conhecimento básico intermediário da LS. Para atender ao proposto serão ministradas aulas práticas que irão trabalhar o desenvolvimento de habilidades de sinalização e compreensão em Libras. Trata-se de um curso voltado à comunidade acadêmica, visando amenizar as barreiras de comunicação existente entre surdos e ouvintes.

Para garantia destes direitos, as universidades devem: capacitar professores para o ensino e uso da Libras; ofertar cursos de formação para tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa; e para o ensino da Língua Portuguesa, como segunda língua para pessoas surdas (BRASIL, 2005).


Língua Portuguesa: Lacunas Nossas de Todo Texto

Programa: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN);

Prof.ª coordenadora: Eliane Mourão. (eliane.mourao@ufop.edu.br)

Este projeto tem como motivação as lacunas de conhecimento de língua portuguesa que estão presentes na formação de muitos egressos da Educação Básica e afetam negativamente os textos que eles produzem. Propõe-se a oferta de cursos que contemplem de modo direcionado alguns desses conhecimentos, buscando-se a superação das lacunas mais relevantes entre adultos que concluíram o Ensino Médio. A organização e a oferta dos cursos deve ser feita por sujeitos de diferentes espaços de ensino e aprendizagem e envolver duas fases de trabalho: fase de pesquisa e de planejamento; fase de ensino e avaliação.


Memórias do trauma

Programa: Sujeitos de suas histórias;

Prof. coordenador: André Luís Carvalho. (andre.carvalho@ufop.edu.br)

Este projeto busca continuar as ações de escavar, resgatar, indexar, arquivar e socializar memórias e suportes de memórias de sujeitos das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco, em 2015. Faz isso ao entender que as narrativas e os resgates de memórias são importantes aliados no processo de reparação do trauma e na reintegração do sujeito ao tempo e ao mundo "normal" após o evento traumático, que separa o sujeito do campo do simbólico. Ao mesmo tempo, o projeto incentiva o trabalho com novas memórias, diante das perspectivas de futuro dos atingidos e de um presente entretempos, incrustado numa cidade que lhes é estranha e onde são estrangeiros; onde perderam os laços com a terra, com o cultivo, com o espaço público e uns com os outros.

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Mulheres de Asas: Artesanato empreendedor com mulheres rurais

Programa: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES

Prof. coordenador: Tays Torres Ribeiro das Chaga

Trata-se de proposta de ação extensionista com foco em mulheres residentes em distritos e comunidades rurais de Mariana e Ouro Preto. O projeto prevê realizar oficinas de artesanato, principalmente bordado e costura, junto com estas mulheres visando a diversificação produtiva e das fontes de renda familiar, bem como a capacitação e empoderamento feminino, contribuindo para criar soluções locais de enfrentamento aos efeitos socioeconômicos da pandemia de COVID-19 e alternativas sustentáveis de desenvolvimento. A proposta será realizada em parceria com a Associação das Senhoras Artesãs de Ouro Preto (ASA) que ministrará as oficinas. O projeto tem como fundamento metodologias participativas para a condução e a avaliação das atividades..


Novos sujeitos de futuras histórias

Programa: Sujeitos de suas histórias;

Profª. coordenadora: Karina Gomes Barbosa Da Silva. (karina.barbosa@ufop.edu.br)

Este projeto busca promover ações junto a crianças de 4 a 8 anos em busca de construir, veicular e disseminar novas representações de gênero, alternativas àquelas hegemônicas na mídia, que reforçam as assimetrias do patriarcado e as desigualdades de gênero, ao mesmo tempo que proporciona formação gendrada do futuro jornalista da Ufop. Intenta discutir com educadores novas estratégias para as abordagens de gênero na escola. Para tanto, utiliza ferramentas da comunicação e representações veiculadas pela mídia, além da estratégia do  brincar, investindo na ludicidade e na proximidade das linguagens de tais faixas etárias. A ideia é que esses sujeitos possam construir novos imaginários de gênero, que permitam a meninos e meninas identidades mais livres e com novos gendramentos. 

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Oficina de alfabetização e letramento

Programa: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professores;

Profª coordenadora: Fernanda Aparecida O. Rodrigues e Silva

O Projeto visa efetivar o direito à aprendizagem da leitura e da escrita a segmentos da população excluídos do sistema educacional de ensino comum por meio da ação pedagógica em oficinas de alfabetização e letramento a adultos que, por diferentes razões abandonaram ou não iniciaram processo de escolarização. O atendimento ao público adulto se dá em espaços não formais de atendimento do CREAS/Mariana. A metodologia de trabalho em oficinas permite aos bolsistas consolidar saberes relacionados ao ensino com temáticas a partir do universo dos alunos, a aprendizagem da língua materna, pesquisar recursos apropriados a esse público e avaliar a apropriação da alfabetização e do letramento. As ações visam possibilitar aos sujeitos atendidos acesso a leitura e a escrita de modo que ao ler a palavra possam ler o mundo. Espera-se que o projeto ofereça trabalhe a auto-estima a esse público e que, com o compromisso das oficinas, possam fixar a leitura e a escrita.

Email: ufopcomaescola.deedu@ufop.edu.br

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Oficinas de panificação, quitandas e bioembalagens de cera de abelhas no distrito de Antônio Pereira

Programa: UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira;

Profª. coordenadora: Sílvia Mendonça Vieira. (silvia.vieira@ufop.edu.br)

A proposta visa oferecer uma fonte alternativa para a geração de emprego e renda aos moradores do distrito de Antônio Pereira. A comunidade local apresenta carências sociais graves, com pouco acesso a atividades sociais, esportivas, culturais e econômicas - agravadas com a pandemia do Covid. Sendo assim, poderá contribuir com a melhoria da qualidade de vida, a redução das desigualdades e o crescimento econômico desta comunidade.


Os gêneros do discurso profissional e o métier docente

Programa: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN);

Prof.ª coordenadora: Viviane Raposo Pimenta. (viviane.pimenta@ufop.edu.br)

Esta proposta está situada nas discussões sobre as atividades humanas e suas relações com a linguagem, sendo esta concebida como atividade interativa e sociocultural (BAKHTIN, 2003). Especificamente, o objeto principal deste projeto de extensão é o métier do professor, que, ao concretizar o real da atividade, usa a linguagem, por meio de gêneros do discurso profissional. O objetivo é explorar os campos de atuação do professor do Ensino Fundamental, nas diferentes funções exercidas, buscando inventariar os gêneros do discurso demandados em suas ações rotineiras, diferenciando-os da atividade em si, refletir sobre a importância desses textos na constituição do fazer e da formação docentes, além de contribuir para os processos de formação inicial e continuada de professores.


Pequenos Ouvintes

Programa: Sujeitos de suas histórias;

Profª. coordenadora: Luana Viana e Silva. (luana.viana@ufop.edu.br)

Este projeto busca produzir e veicular programação sonora/radiofônica para crianças de Mariana e Ouro Preto, tornando-as potenciais ouvintes deste meio de comunicação e familiarizados com a linguagem radiofônica. Ademais, busca-se a participação ativa delas para a construção do programa, que gira em torno das culturas infantis: canções, parlendas, trava línguas, contação de histórias. Tornam-se, assim, co-protagonistas na produção midiática voltada a eles, por meio do compartilhamento de seus saberes, de seus imaginários. A escuta do rádio se liga à capacidade imaginativa da criança por meio da produção de paisagens sonoras e da criação de imagens mentais. 

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Pereira.LAB! - Curso de Informática e Robótica

Programa: UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira;

Prof. coordenador: Cristiano Luís Turbino de Franca e Silva. (cristiano.silva@ufop.edu.br)

O projeto consiste em promover manutenção de hardware e atualização de software em computadores que são descartados pela sociedade, e em computadores de escolas municipais, como ferramenta promotora de educação e conscientização ambiental, com vistas à redução de lixo digital buscando o prolongamento da vida útil dessas máquinas. O projeto promove também manutenção/atualização de software nos computadores da comunidade acadêmica. Será oferecido também treinamento para utilizar alguns softwares no sistema operacional GNU/Linux que serão instalados nesses computadores. Os recursos provenientes partirão de doações. Esses computadores e treinamentos serão ofertados em escolas públicas e/ou associações de Antônio Pereira, Ouro Preto.


Práticas Educativas Mediadas por Tecnologias       

Programa:  UFOP com as escolas: centro de formação de professores

Prof. coordenador: Andre Felipe Pinto Duarte

O presente projeto articula-se com o programa de ação institucional UFOP com a Escola: Formação de Professores e visa contribuir para o aprendizado e a reflexão dos professores do Território dos Inconfidentes sobre o uso das tecnologias nos processos educativos a partir de atividades de formação e do compartilhamento de experiências desenvolvidas pelos próprios trabalhadores da Educação no contexto das adaptações pedagógicas mediadas por tecnologias vivenciadas a partir da pandemia de COVID-19. Eventualmente, pretende-se estender o alcance das atividades formativas do projeto às regiões em que se situam os polos de apoio presencial dos cursos de licenciatura do CEAD/UFOP. As atividades do projeto serão desenvolvidas a partir de  reuniões mensais de trabalho do GT, composto de professores da UFOP, bolsistas e voluntários, gestores das redes municipais de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro  Preto, representantes da NTE/SRE-OP e do Sind-UTE/MG. A partir dessas reuniões serão levantadas  as demandas de formação que serão realizadas.


Prestenção!

Programa: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN);

Prof.ª coordenadora: Anelise Fonseca Dutra. (anelise.dutra@ufop.edu.br)

O projeto visa a produção de pequenos vídeos (sketches) sobre a língua e a cultura brasileiras, mais especificamente, sobre a língua e a cultura de Minas Gerais. Estes vídeos serão postados e disponibilizados no site da UFOP em páginas como a da Letras e da Caint. O Departamento de Letras (DELET) tem como uma de suas funções oferecer oportunidades de desenvolvimento da competência intercultural e linguística de seus estudantes, de pessoas da comunidade local e regional e, igualmente, de estrangeiros que visam estudar ou trabalhar na UFOP, ou simplesmente conhecer um pouco melhor nossa cultura. A elaboração destes vídeos servirá de campo de experimentação e aperfeiçoamento didático-pedagógico a estudantes de línguas, além de servir como laboratório de experimentação de pesquisas de diversas áreas como a de artes cênicas e comunicação.


Produção de kits educativos a partir de modelos 3D das fases evolutivas do Aedes aegypti para uso em aulas de ciências em escolas de João Monlevade

Programa: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes

Proponente: EDGARD GREGORY TORRES SARAVIA

O presente projeto propõe a produção de kits educativos, para que estas sejam utilizadas nas escolas da cidade de João Monlevade, e que trata da fase evolutiva do Aedes aegypti: ovo, larva, pupa e mosquito adulto e serão utilizados como mecanismos de conscientização nas escolas. Como o Programa vêm realizando monitoramento através do uso de ovitrampas em 67 recintos da cidade, entre eles 22 escolas da cidade, e cujo princípio de funcionamento pode ser apresentado aos alunos do ensino fundamental. Outras ativadades como o funcionamento uma mpressora 3D e como foi implementada a modelagem das fases evolutivas do Aedes aegypti, também serão apresentadas aos alunos.
Os resultados esperados desta ação de conscientização com modelos reais e também com são implementados os modelos 3D das fases evolutivas do Aedes aegipti são ferramentas de grande valia, e que podem contribuir com a diminuição do número de casos positivos de casos de Dengue na cidade de João Monlevade.


Projeto Uni-Ver-Cinema: o cinema como forma de produção de conhecimento

Proponente: ELIZEU ANTONIO DE ASSI

Projeto de Extensão Uni-Ver-Cinema: o cinema como forma de produção de conhecimento, tem a intenção de facilitar a integração entre a universidade e a comunidade monlevadense e de outros municípios da Microrregião do Médio Piracicaba. 
Pressupõe-se que no contexto educacional recursos audiovisuais, em especial o cinema, atuam como instrumentos didáticos metodológicos capazes de promover de forma adequada a mediação e a apropriação do conhecimento pelo “público”. Por meio das imagens as informações tornam-se mais acessíveis aos espectadores de qualquer estágio de desenvolvimento cognitivo, contrapondo assim métodos didáticos clássico muito comuns no espaço acadêmico.  


Projeto Vagão Biblioteca

Proponente: GLAUCIA MARIA DOS SANTOS JORGE 

Este projeto visa à continuidade do funcionamento do Projeto Vagão Biblioteca, que está ligado ao Sistema de Bibliotecas e Informação (SISBIN). Trata-se de uma biblioteca de caráter comunitário. Sendo que, está localizada em uma região estratégica da cidade e possui um diversificado acervo bibliográfico de qualidade, mobiliário, recursos de informática e de áudio visual, espaço físico adaptado para o atendimento da comunidade, enfim, possui todos os requisitos para estar em pleno funcionamento. o gosto pela leitura. Por fim, reafirmamos que as atividades continuarão em parceria com os demais projetos do programa Estação Ouro Preto e escolas existentes no entorno da Praça da Estação. Esta será a participação e a contribuição do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFOP (SISBIN), no esforço com os outros projetos do programa em prol da pesquisa, ensino e extensão. 


Qualidade do Saneamento Básico, Manejo Ambiental no Enfrentamento às arboviroses e demais Endemias em ações Presenciais e Digitais

Programa: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus;

Profª. coordenadora: Maria Célia Da Silva Lanna. (mcelanna@ufop.edu.br)

As arboviroses como Chikungunya, Dengue, Febra Amarela e Zika no Brasil apresentam surtos epidêmicos constantes nos últimos anos. O Saneamento básico precário e outros agravantes ambientais têm sido apontados como fatores determinates dessas e outras endemias no Brasil. Esse trabalho objetiva desenvolver atividades que conectam as áreas do ensino, pesquisa e extensão, onde acadêmicos extensionistas e pesquisadores (professores e pós-graduandos) da UFOP Campus Ouro Preto e e João Monlevade, juntamente com equipes das Secretarias de Saúde irão atuar de forma integrada como protagonistas na disseminação do conhecimento tanto presencial como à distancia via plataformas digitais no que tange à prevenção e controle tanto dos agravos à saúde quanto de seus vetores.

Acesse o relatório de 2021 Qualidade do saneamento básico...


Rede UFOP de estudos sobre as consequências do rompimento de barragens

Profª. coordenadora: Adivane Terezinha Costa. (adivane@ufop.edu.br)

Ainda nesse cenário de alta de demanda para tratamento em saúde devido o COVID-19 deve-se acrescer que as demais doenças crônico-degenerativas e infecciosas e condições de saúde continuam seu percurso normal, assim como aquelas decorrentes das vulnerabilidades sociais e catástrofes 'naturais' como o rompimento da Barragem do Fundão.  Nesse sentido, para reduzir as mortes por Covid-19 devido a incapacidade de atendimento, os processos hospitalares devem ser analisados e inovadores de forma a se tornarem mais efetivos. Um fluxo ineficiente desses processos pode comprometer o tratamento adequado do paciente e até ser o motivo de sua morte. Essa situação, durante a pandemia, em que a ocupação hospitalar é uma questão crucial, torna a gestão de leitos um processo extremamente importante de ser otimizado e inovado.

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Acesse o relatório de 2021 Rede UFOP de Estudos...


Reterritorialização: novos espaços e novos sujeitos

Programa: Sujeitos de suas histórias;

Profª. coordenadora: Helena Miranda Mollo. (hmollo@ufop.edu.br)

A comunidade de Bento Rodrigues está vivendo, nesse momento, um impasse em relação ao seu território, mais uma vez. Depois da perda de seus espaços, reais e de memória, os habitantes de Bento estão vendo sair do papel e ganhar espaço em uma nova cidade, mas que não é a mesma, e nunca será. Como refazer a territorialidade? Como retraçar a afetividade do espaço? Como organizar as memórias no novo espaço? O presente projeto tem como objetivo preparar mediadores para que as crianças de Bento Rodrigues possam espacializar a nova escola e a nova Bento de forma menos traumática.

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Acesse o relatório de 2021 Rel. Sujeitos de suas histórias


Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania

Profª. coordenadora: Gabriela de Lima Gomes. (gabi@ufop.edu.br)

O programa Sentidos Urbanos iniciado em 2009 hoje representa uma ação de extensão IPHAN/UFOP dedicado à comunidade ouropretana. São oferecidas várias oficinas, que trabalham conceitos e experiências que contemplam a identidade, a memória, o patrimônio e, principalmente, o conceito de referência cultural. Com o objetivo de buscar a ampliação e a qualificação do olhar do morador de Ouro Preto com relação às suas vivências e à cidade em que vive. O Programa “Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania” busca desenvolver instrumentos educativos que possibilitem uma melhor reflexão sobre a cidade de Ouro Preto, sua história e o seu significado para a memória nacional, através de atividades que referenciam a arte, a cultura e o patrimônio como objeto de trabalho, ampliando e fortalecendo a identidade cultural e o sentido de pertencimento da comunidade.

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Acesse o relatório de 2021 Rel. Sentidos Urbanos


Sistema de conscientização da dengue na cidade de João Monlevade

Programa: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus;

Prof. coordenador: Edgard Gregory Torres Saravia. (edgard@ufop.edu.br)

O alto índice de casos de dengue na cidade de João Monlevade nos períodos de variações climáticas instiga a hipótese que o percentual de aumento de casos também esteja relacionado ao número de materiais acumulados nas residências de grande parte da população. O presente projeto visa realizar um sistema de conscientização através da divulgação nas residências de maneira pontual - através do contato direto com o morador como objetivo primário. O departamento de Vigilância Sanitária do Município poderá também orientar com a elaboração de palestras nos centros comunitários dos bairros Loanda, Vera Cruz e Abm/Feixos. Ao final do processo de conscientização será solicitado à prefeitura de João Monlevade, para que sejam realizados mutirões nos 3 bairros anteriormente citados, que permitam a retirada dos resíduos. Haverá uma Validação do método através da taxa populacional de crescimento em cada bairro, onde serão comparados os casos de dengue no período de vigência da investigação.

Acesse o relatório de 2021 Rel. Sistema de conscientização


Saberes e linguagens para uma formação cidadã.

Programa: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN)

Tem como objetivo promover a formação cidadã crítica, participativa e humanística de sujeitos adultos desafiados por problemas cotidianos que demandam deles conhecimentos específicos. Ele foi gerado na interação entre uma docente e uma servidora de serviços gerais terceirizada e se justifica tanto na necessidade de contribuir para que pessoas adultas possam resolver problemas rotineiros que envolvem cuidados com a própria saúde, economia doméstica, interações com os outros (face a face ou via plataformas digitais), desenvolvimento de sensibilidades artísticas, uso de funcionalidades de aparelhos eletrônicos, entre tantos outros, cujas linguagens são recorrentemente atualizadas, quanto na oportunidade de valorização dos saberes empíricos construídos por esses sujeitos, que podem ser partilhados e também contribuir para a (trans)formação de outros sujeitos. 


UFOP ABERTA - Graduandos

Programa: UFOP ABERTA;

Prof. coordenador: Helton Cristian de Paula. (helton@ufop.edu.br)

O UFOP ABERTA é um projeto de extensão que consiste na oferta de cursos de curta duração e aperfeiçoamento na modalidade a distância. Estes cursos serão ofertados preferencialmente de forma autoinstrucional (sem a mediação de tutores ou professores) e preferencialmente totalmente a distância (sem a realização de encontros ou avaliações presenciais). Poderão ser ofertados os mesmos cursos de forma semipresencial ou com a mediação de tutores e ou professores, embora não seja o foco inicial do projeto. O projeto se divide em três linhas de atuação: Cursos para a comunidade; Capacitação de Servidores e Atividades Complementares de Cursos de Graduação. Este projeto destina-se a cursos para capacitação de servidores públicos.

Acesse o relatório de 2021 UFOP Aberta


UFOP ABERTA - Público Geral

Programa: UFOP ABERTA;

Prof. coordenador: Helton Cristian de Paula. (helton@ufop.edu.br)

O UFOP ABERTA é um projeto de extensão que consiste na oferta de cursos de curta duração e aperfeiçoamento na modalidade a distância. Estes cursos serão ofertados preferencialmente de forma autoinstrucional (sem a mediação de tutores ou professores) e preferencialmente totalmente a distância (sem a realização de encontros ou avaliações presenciais). Poderão ser ofertados os mesmos cursos de forma semipresencial ou com a mediação de tutores e ou professores, embora não seja o foco inicial do projeto. O projeto se divide em três linhas de atuação: Cursos para a comunidade; Capacitação de Servidores e Atividades Complementares de Cursos de Graduação. Este projeto destina-se a cursos para capacitação para o público geral. 

Acesse o relatório de 2021 UFOP Aberta


UFOP ABERTA - Servidores públicos de todas as esferas

Programa: UFOP ABERTA;

Prof. coordenador: Helton Cristian de Paula. (helton@ufop.edu.br)

O UFOP ABERTA é um projeto de extensão que consiste na oferta de cursos de curta duração e aperfeiçoamento na modalidade a distância. Estes cursos serão ofertados preferencialmente de forma autoinstrucional (sem a mediação de tutores ou professores) e preferencialmente totalmente a distância (sem a realização de encontros ou avaliações presenciais). Poderão ser ofertados os mesmos cursos de forma semipresencial ou com a mediação de tutores e ou professores, embora não seja o foco inicial do projeto. O projeto se divide em três linhas de atuação: Cursos para a comunidade; Capacitação de Servidores e Atividades Complementares de Cursos de Graduação. Este projeto destina-se a cursos para capacitação de servidores públicos.

Acesse o relatório de 2021 UFOP Aberta


Utilização da Tecnologia LoRaWAN com instrumentação eletrônica embarcada para mensurar variações climáticas sazonais correlacionadas à ovitramps, e Georreferenciamento de ações da Vigilância Sanitária no combate ao Aedes aegypti nas cidades de João Monlevade e Ouro Preto

Programa: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus;

Prof. coordenador: Edgard Gregory Torres Saravia. (edgard@ufop.edu.br)

A presente investigação propõe a criação de um banco de dados que permitirá armazenar, visualizar e monitorar em tempo real os casos de dengue na cidade de João Monlevade. Além disso, serve como uma ferramenta de impacto no combate ao Aedes aegypti em outras cidades, por exemplo Ouro Preto e Mariana. O Banco de Dados deverá reunir os seguintes parâmetros: Casos positivos de Dengue, inspeção da Vigilância Sanitária Georreferenciada, coleta seletiva, entre outros. O conteúdo do banco de dados poderá ser acessado e visualizado através de Mapas de Kernel, o qual  permitirá aumentar a eficácia do sistema de conscientização através de ações pontuais. Também contamos com a participação do Prof. Rafael Aldighieri Moraes da Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus João Monlevade que já vem realizando investigação com Ovitramps e  georreferenciamento através do uso de drone.

Acesse o relatório de 2021 Utilização da Tecnologia LoRaWAN...pdf


Vagão Sonoro

Programa: Programa Estação Ouro Preto;

Profª. coordenadora: Raquel Castro de Souza. (raquel.souza@ufop.edu.br)

O Vagão Sonoro é um espaço criado na Estação Ferroviária destinado às atividades de musicalização, de sensibilização, ou para apresentações/performances musicais, recitais de pequenos grupos, demonstrações, uma vez que é uma instalação sonora, com possibilidades lúdicas de exploração dos instrumentos de percussão, entre outros. Associado aos estágios do Curso de Licenciatura em Música está voltado, inicialmente, para o atendimento dos projetos de extensão e para as escolas que agendam o passeio de Trem com a agenda de apresentações e oficinas de iniciação musical, integrando-se aos demais espaços educativos e culturais da estação de Ouro Preto. Sendo assim, este é um importante dispositivo para atividades musicais, seja no âmbito educacional, cultural ou artístico que se integra às demais ações do Programa Estação Ouro Preto.

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Acesse o relatório de 2021 Rel. Programa Estação OP.pdf