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Programas de Extensão

PROGRAMAS

 

Título: Ação nas escolas: Ciclo de atividades nas instituições de ensino fundamental e médio de João Monlevade

 

Resumo:

Este programa de extensão inclui um conjunto de projetos que irão promover diferentes ações de extensão aproximando a Universidade e Escola, todas elas planejadas para serem desenvolvidas no período de 2022 a 2026. Em um primeiro momento todas as ações do programa serão implementadas em parceria com a Escola Estadual Luiz Prisco de Braga, situada na cidade de João Monlevade. Já como uma etapa posterior, a ideia é expandir a abrangência e atuação das ações de extensão pertencentes ao programa, por meio do convite a outras instituições de ensino fundamental e médio da cidade. O escopo dos projetos reúne ações que serão promovidas pelos alunos, docentes e técnico-administrativos da Ufop junto às instituições parceiras, seja no modelo presencial e/ou remoto, visando fortalecer o processo educacional. Serão realizadas monitorias e/ou tutorias para disciplinas das ciências exatas (matemática e química), cursos de capacitação para comunidade acadêmica das escolas, ciclos de palestras e entrevistas, promoção de vídeos educativos, visitas orientadas a laboratórios do Icea/Ufop, entre outras ações. A ideia é que todas as ações do programa sejam pautadas na crítica e educação popular tendo como referências a ideia de dialogicidade.

 

Ações Vinculadas:

Conhecimento em informática: formação de jovens na Escola Estadual Alberto Pereira Lima - http://extensao.ufop.br/conhecimento-em-informatica-formacao-de-jovens-na-escola-estadual-alberto-pereira-lima/

Ensino de Química Inorgânica por meio de experimentos simples e atrativos para alunos de 1° e 2° anos do Ensino Médio do município de João Monlevade/MG (título antigo: Tutoria de Química para alunos do 1º e 2° anos do Ensino Médio) - http://extensao.ufop.br/ensino-de-quimica-inorganica-por-meio-de-experimentos-simples-e-atrativos-para-alunos-de-1-e-2-anos-do-ensino-medio-do-municipio-de-joao-monlevade-mg-titulo-antigo-tutoria-de-quimica-par/

Ensino de Química Orgânica por meio de experimentos simples e atrativos para alunos do 3° ano do Ensino Médio do município de João Monlevade/MG (título antigo: Tutoria/monitoria de química na escola: 3° ano do ensino médio) - http://extensao.ufop.br/ensino-de-quimica-organica-por-meio-de-experimentos-simples-e-atrativos-para-alunos-do-3-ano-do-ensino-medio-do-municipio-de-joao-monlevade-mg-titulo-antigo-tutoria-monitoria-de-quimica-na-esc/

Tutorias de matemática e cursos de capacitação na Escola Estadual Luiz Prisco de Braga - http://extensao.ufop.br/tutorias-de-matematica-e-cursos-de-capacitacao-na-escola-estadual-luiz-prisco-de-braga/

 


 

Título: Administração Em Ação: apoio à reestruturação econômico-financeira das vítimas da queda das barragens de rejeito da Samarco

 

Resumo: 

Este programa tem por objetivo desenvolver ações no campo, na área de trabalho, geração de renda, empreendimentos para as vítimas de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e demais localidades atingidas pelo rompimento da barragem de rejeito, pertencente à empresa Samarco, através de desenvolvimento e/ou apoio de iniciativas de reestruturação econômico-financeira. Em programas anteriores, coordenados pela mesma professora, desenvolveu-se ações relativas às demandas dos atingidos pela queda da barragem no tocante a projetos de trabalho e geração de renda, em Mariana e regiões vizinhas. O trabalho em campo com os atingidos vem sendo desenvolvido desde 2016 e isso tem dado a toda a equipe envolvida um entendimento sobre a forma própria de relação dos atingidos entre si e com o trabalho, emprego e renda (temas do escopo dos projetos que já desenvolvemos com eles), bem como temos ganhado uma certa familiaridade com os atingidos, facilitando nossa aproximação estabelecida através de relação de confiança. Várias foram as parcerias desenvolvidas com eles, seja através da Cáritas (assessoria técnica), seja através da Comissão dos Atingidos. 

Nesses últimos 5 anos, também aprendemos o potencial da UFOP em intervir na sociedade e promover transformações substantivas. Materializados em projetos de ação extensionista, os valores de justiça, respeito, mudança social e luta transformaram as trajetórias de todos os envolvidos: coordenação, discentes, voluntários e público-alvo. Diversos alunos relataram como a experiência nos projetos de extensão foi um divisor de águas em suas formações. Os Atingidos também relatam como a visão deles sobre a UFOP mudou. Antes, eles achavam que a universidade “não era para eles”, que eles não faziam parte dela, que nada do que ela produzia tinha relação direta com eles. Atualmente, essa relação foi totalmente alterada e posso dizer que foi graças aos projetos de extensão que estamos desenvolvendo. Somente em nossa unidade da UFOP, diversos foram as ações desenvolvidas por eles, com presença massiva dos Atingidos e até mesmo do Ministério Público. Uma audiência Pública foi realizada na unidade de UFOP, a pedido dos Atingidos. O debate foi intenso e gerou conquistas importantes para os Atingidos. Foi interessante ver como eles se “sentiram em casa” na UFOP, entendendo que aquele espaço é espaço deles também! O último evento que realizamos em conjunto com eles foi o referente aos 4 anos da queda da Barragem. Todo esse relato confirma a necessidade de nos mantermos em ação com os Atingidos, através de projetos de extensão universitária. Mantendo o eixo de nossas ações em trabalho, reestruturação econômico-financeira e alternativas de geração de renda, através do empreendedorismo social, vimos propor a realização deste Programa de Extensão, planejado para 2 anos. Tal período se justifica pela relação dos Atingidos com o território (seja Mariana ou o que eles chama de “roça” – Atingidos que estão espalhados nos distritos e sub-distritos no entorno de Mariana) e a previsão de reassentamento. Em um interstício de 2 anos, devem acontecer os processos de reassentamento e isso implica em novas configurações relacionadas ao ramos do trabalho, emprego, renda e reestruturação econômico-financeira dos Atingidos, sendo assim, fundamental, que nós estejamos próximos a eles, construindo bases para um novo horizonte.

As ações planejadas para este projeto em questão serão diversas, tais como: cursos, oficinas, acompanhamento técnico, assessoria e consultoria, fortalecimento da rede de comunicação dos Atingidos e o empoderamento dos atingidos que se encontram em Mariana e cidades vizinhas e que carecem de competências técnicas da área administrativa para sua colocação no mercado de trabalho ou até mesmo de iniciativas próprias, através do desenvolvimento do espírito empreendedor, em especial o empreendedorismo social. As ações a serem desenvolvidas serão totalmente customizadas aos atingidos, em toda a sua integralidade: tempo de duração, local de realização, formas de abordagem e acesso aos mesmos. Devido aos projetos já anteriormente desenvolvidos e aprovados pela PROEX/UFOP, já se tem network com os atingidos, havendo parceria estabelecida entre a professora e a Comissão dos Atingidos, a Cáritas, que é a Assessoria Técnica dos Atingidos e o jornal A Sirene. 

 

Ações Vinculadas:

Reestruturação Estratégica para Organizações Atingidas pela Queda da Barragem de Fundão - http://extensao.ufop.br/reestruturacao-estrategica-para-organizacoes-atingidas-pela-queda-da-barragem-de-fundao/

Reestruturação Financeira para Organizações Atingidas pela Queda da Barragem de Fundão - http://extensao.ufop.br/reestruturacao-financeira-para-organizacoes-atingidas-pela-queda-da-barragem-de-fundao/

Reestruturação Mercadológica para Organizações Atingidas pela Queda da Barragem de Fundão - http://extensao.ufop.br/reestruturacao-mercadologica-para-organizacoes-atingidas-pela-queda-da-barragem-de-fundao/
 


 

Título: CENTRO DE LÍNGUAS E CULTURAS - CLIC - UFOP

 

Resumo:

O Centro de Línguas e Culturas, aqui proposto como Programa Institucional, advêm de nossas experiências recentes com a ação institucional do Centro de Línguas e Culturas do Delet aprovada em 2022. Desde sua aprovação e implementação, o projeto cresceu, e hoje atende gratuitamente, com o apoio financeiro advindo do contrato de cooperação firmado entre a UFOP e o Banco Santander, cerca de 250 alunos, sendo 180 alunos da graduação (todos alunos PRACE) dos campi de Mariana, Ouro Preto e João Monlevade. Com este apoio, foi possível ofertar uma bolsa de R$600,00 reais para 6 alunos da graduação em Letras Inglês que ministram aulas de língua inglesa para 12 turmas de alunos no nível iniciante, uma turma de nível intermediário e uma turma de alunos dos Programas de Doutorado da UFOP que se preparam para a realização do exame Toefl e assim se credenciarem para a participação em programas de mobilidade. Também contamos com duas alunas voluntárias que ofertam três turmas de nível iniciante para alunos (com algum nível de vulnerabilidade social) da Educação Básica de Mariana e João Monlevade. Ademais contamos hoje com cinco alunos bolsistas que ofertam para os estudantes estrangeiros em programas de mobilidade na UFOP e chineses (aulas online) cursos de Português como Língua Estrangeira. Como se pode apreender a ação extensionista, realizada em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais, cresceu e recebeu demandas de outras áreas como, por exemplo, a oferta de atividades relacionadas às línguas e culturas Persa.  Assim, compreendemos que a melhor forma de incorporar todas essas demandas e aumentar a oferta de cursos e oficinas relativos às línguas e culturas estrangeiras necessárias ao processo de internacionalização é por meio de um programa de extensão institucional vinculado ao ICHS.  O programa que propomos tem como objetivo permitir um espaço pedagógico aos estudantes da UFOP para que tenham um conhecimento experiencial do que se aprende na sala de aula, articulando teoria e prática, e assim atuar de forma decisiva para a internacionalização da UFOP, aperfeiçoando conhecimentos de línguas e culturas estrangeiras dos seus alunos, e oferecendo o ensino de línguas estrangeiras e língua portuguesa como língua estrangeira (PLE) e discussões que promoverão o acesso às culturas Brasileiras, Chinesas, Hispanas e Persas aos alunos, docentes, servidores técnico-administrativos e comunidade nos campi de Mariana, Ouro Preto e João Monlevade,  bem como de língua portuguesa e cultura brasileira à comunidade internacional.

 

Ações Vinculadas:

Centro de Culturas Persas e Árabes - http://extensao.ufop.br/centro-de-culturas-persas-e-arabes/

Decolonialidade e educação linguística em línguas estrangeiras - http://extensao.ufop.br/decolonialidade-e-educacao-linguistica-em-linguas-estrangeiras/

Língua e Cultura Chinesas no Processo de Internacionalização da UFOP - http://extensao.ufop.br/lingua-e-cultura-chinesas-no-processo-de-internacionalizacao-da-ufop/

 


 

Título: Coletivo Cultural Tecendo Saberes: ampliando as ações do Centro Cultural do Bairro Piedade

 

Resumo:

O Coletivo Cultural Tecendo Saberes é inspirado no projeto de extensão Centro Cultural do Bairro Piedade, que atua junto com a PROEX desde 2016. O programa visa ampliar a rede de trabalho extensionista do Centro Cultural do Bairro Piedade e da UFOP com atividades de ensino, pesquisa e extensão nos bairros Antônio Dias, Barra, Piedade e o distrito de Santo Antônio do Salto (nova unidade territorial que tem tido apoio de programa parceiro denominado Extensão, pesquisa, educação, cultura, patrimônio e cidadania, que atua há 20 anos na cidade de Ouro Preto, o qual o CCBP está inserido como projeto. O projeto visa a produção, fomento e disponibilização da literatura para o conjunto de cidadãos que residem em áreas muitas vezes negligenciadas no que tange serviços culturais públicos e gratuitos do gênero. O programa tem como desafio promover a ampliação e dinamização das oportunidades de leitura, estudo, cultura, arte, lazer, ensino para utilização de softwares open source como Libre Office para capacitação em informática para crianças, jovens, adultos e idosos. O programa tem parceiros como docentes, técnicos, alunos, comunidade externa e entidades externas para atender as demandas da comunidade ouro-pretana, tanto na sede como nos distritos.

 

Ações Vinculadas:

 

Coletivo Literário AMEOPOEMA - http://extensao.ufop.br/coletivo-literario-ameopoema/

Educação financeira pessoal, familiar e de pequenos negócios - http://extensao.ufop.br/educacao-financeira-pessoal-familiar-e-de-pequenos-negocios/

Oficina de Informática Básica para a Comunidade - http://extensao.ufop.br/oficina-de-informatica-basica-para-a-comunidade/

O Lúdico para Crianças - http://extensao.ufop.br/o-ludico-para-criancas/
 


 

Título: Cultura Fotográfica

 

Resumo: 

Programa composto por uma plataforma digital de produção, distribuição e consumo de conteúdos sobre fotografia, um serviço de divulgação científica e cultural, um grupo de estudos sobre fotografia e um percurso de aprendizagem autodirigida. Em concordância com os Planos Nacionais de Cultura e de Educação, pretendemos contribuir para o mapeamento de ações científicas e culturais, o aperfeiçoamento profissional de professores da educação básica e de agentes do setor artístico e cultural, a pesquisa científica em arte e cultura, a valorização de grupos artísticos e culturais, a formação de público para arte e cultura, o acesso de pessoas com deficiência a bens culturais e a promoção da comunicação com um aspecto que diz respeito à arte e a cultura.

 

Ações Vinculadas:

 

Cultura Fotográfica: Divulgação científica e cultural - http://extensao.ufop.br/cultura-fotografica-divulgacao-cientifica-e-cultural/

Cultura Fotográfica: Grupo de Estudos - http://extensao.ufop.br/cultura-fotografica-grupo-de-estudos/

Cultura Fotográfica: Percurso de aprendizagem autodirigida - http://extensao.ufop.br/cultura-fotografica-percurso-de-aprendizagem-autodirigida/

Cultura Fotográfica: Plataforma de produção, distribuição e consumo de conteúdos - http://extensao.ufop.br/cultura-fotografica-plataforma-de-producao-distribuicao-e-consumo-de-conteudos/

 


 

Título: Cursinho Rumo à Universidade

 

Resumo:

O programa Cursinho Rumo à Universidade é um trabalho social com objetivo de preparar os alunos oriundos da rede pública de ensino de João Monlevade e região para a provas de seleção para o ingresso nas instituições de ensino superior. A proposta possibilitará a inclusão social de uma parte da população que dispõe de poucos recursos para arcar com os custos dos cursos preparatórios pagos. A seleção dos alunos que participarão do projeto será realizada mediante processo seletivo a ser realizado no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Serão realizadas também visitas guiadas de alunos ao Instituto com o intuito de mostrar a estrutura laboratorial e experimentos nas áreas das ciências básicas para despertar a curiosidade e o interesse na busca de conhecimento científico.

 

Ações Vinculadas:

Desenvolvimento de Atividades Complementares para o Fortalecimento do Cursinho Rumo à Universidade - http://extensao.ufop.br/desenvolvimento-de-atividades-complementares-para-o-fortalecimento-do-cursinho-rumo-a-universidade/

Preparatório para Álgebra, Estatística e Probabilidade. - http://extensao.ufop.br/preparatorio-para-algebra-estatistica-e-probabilidade/

Preparatório para Eletricidade e Magnetismo, Ondas, Óptica e Radiação - http://extensao.ufop.br/preparatorio-para-eletricidade-e-magnetismo-ondas-optica-e-radiacao/

Preparatório para Geometria e Trigonometria - http://extensao.ufop.br/preparatorio-para-geometria-e-trigonometria/

Preparatório para Mecânica e Termodinâmica - http://extensao.ufop.br/preparatorio-para-mecanica-e-termodinamica/

Preparatório para Química Inorgânica - http://extensao.ufop.br/preparatorio-para-quimica-inorganica/

Preparatório para Química Orgânica - http://extensao.ufop.br/preparatorio-para-quimica-organica/

 


 

Título: Desenvolvimento Local Sustentável por meio do Turismo de Base Comunitária: exploração de espaços férteis de iniciativas comunitárias para o fortalecimento de políticas públicas de turismo.

 

Resumo:

As políticas públicas de turismo, especificamente o Turismo de Base Comunitária (TBC), envolvem uma diversidade de atores, públicos e privados, a fim de promover o Desenvolvimento Local Sustentável (DLS). O TBC se tornou um importante modelo de turismo sustentável, onde a comunidade local é que gere e se apropria da atividade turística, buscando seu próprio bem-estar e o uso sustentável dos recursos locais. No entanto, pouco se sabe como se dão as relações, as cooperações e os compartilhamentos dos recursos que  modelam a configuração desses arranjos, consequentemente, influenciam o desenvolvimento de políticas públicas de turismo. E o que se torna mais significativo, neste contexto, é compreender para dialogar sobre as ações desenvolvidas pela comunidade para que estas possam buscar benefícios socioeconômicos para as pessoas. Assim, a presente proposta busca interação entre a universidade e as comunidades associativas de Ouro Preto (MG) que desenvolvem atividades e processos que influenciam na dinâmica do DLS ancoradas no TBC. Tal delimitação tem o intuito de explorar espaços férteis de iniciativas comunitárias ligadas à atividade turística e que interagem, consequentemente, com as conformações das políticas municipais que visam o DLS. A metodologia utilizada será de abordagem participativa, enquadrando-se em uma proposta que proporcione interação entre atores da comunidade ouropretana e da comunidade universitária da UFOP, de forma ativa e que desenvolvam processos de trocas de saberes, opiniões e práticas, por meio da interação dialógica. Neste sentido, serão realizadas técnicas de metodologias ativas, tais como, diagnóstico rápido partcipativo e pesquisa ação. Como resultados, buscam-se informações úteis e o desenvolvimento de ações junto aos processos de TBC, bem como atuação na formulação e implementação estas iniciativas em ambientes dinâmicos.  A fim de dar conta da complexidade destes arranjos, torna-se necessário aprofundar nas inter-relações entre os atores que estão inseridos no processo destas ações relacionadas à atividade turística em Ouro Preto (MG), o que pode culminar em amparo para a elaboração de práticas turísticas sustentáveis. Por fim, este trabalho compõe os trabalhos da rede Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, unindo esforços para gerar impactos no desenvolvimento local e regional.

 

Ações Vinculadas:

BICICLETA, TURISMO E CIDADANIA: A INSERÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS NA PRÁTICA DO CICLOTURISMO E NA PRESERVAÇÃO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS DO MUNICÍPIO DE OURO PRETO - http://extensao.ufop.br/bicicleta-turismo-e-cidadania-a-insercao-de-criancas-e-jovens-na-pratica-do-cicloturismo-e-na-preservacao-dos-atrativos-turisticos-do-municipio-de-ouro-preto/

Gestão de Eventos Turísticos: planejamento e organização de ações que visem o Desenvolvimento Local Sustentável - http://extensao.ufop.br/gestao-de-eventos-turisticos-planejamento-e-organizacao-de-acoes-que-visem-o-desenvolvimento-local-sustentavel/

Potencial Gastronômico de Ouro Preto e distritos: mapeamento e roteiros - http://extensao.ufop.br/potencial-gastronomico-de-ouro-preto-e-distritos-mapeamento-e-roteiros/

 


 

Título: DigA - Soluções em diagnóstico avançados

 

Resumo:

 

Com a deflagração da Pandemia da COVID-19 e a paralisação de todas as atividades acadêmicas, e a emergente necessidade de um número de cada vez maior de diagnóstico de SARS-CoV 2, professores vinculados ao Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas (NUPEB) da UFOP, com apoio institucional, se mobilizaram a fim de disponibilizar suas estruturas físicas e experiência de trabalho na área de biologia molecular para contribuir com o diagnóstico de pacientes. Sendo assim, o Conselho Cientifico Administrativo do NUPEB decidiu criar um espaço multiusuários para o diagnóstico por PCR em tempo real da COVID-19 (LMU Diagnósticos Avançados). Inicialmente,  enquanto as instalações desse novo espaço eram adequadas, o Laboratório de Imunopatologia (LIMP) conseguiu seu cadastramento junto a RedeLab Covid-19 organizada pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e SES em julho de 2020, e desde então tem realizado análises de diagnostico molecular por RT-PCR da COVID-19. Paralelamente a isso, o novo espaço de LMU que visava atender essa demanda iniciada no LIMP foi sendo estruturado.

O novo LMU, agora completamente estruturado e com as certificações de segurança necessárias, possui como perspectiva, expandir as testagens além da COVID-19 por PCR, atendendo diversos municípios da região, com capacidade de 200 diagnósticos/dia. Entendemos a importância estratégica deste laboratório, do ponto de vista educacional e de realização de exames diagnósticos,  e estamos dispostos a estabelecer parcerias com instituições publicas e privadas para contribuir com o diagnostico em larga escala ou sob demanda, auxiliando na retomada de atividades presencias da UFOP, com segurança aos trabalhadores e às pessoas envolvidas nos processos, incluindo as atividades didáticas e administrativas da própria UFOP.

 

Ações Vinculadas:

DigA - ações educativas e de divulgação científica em diagnósticos moleculares - http://extensao.ufop.br/diga-acoes-educativas-e-de-divulgacao-cientifica-em-diagnosticos-moleculares/

DIgA- diagnósticos moleculares - http://extensao.ufop.br/diga-diagnosticos-moleculares/

 


 

Título: DIREITO E SOCIEDADE – ASSISTÊNCIA JURÍDICA PARA A ADEQUADA PREVENÇÃO E SOLUÇÃO DE CONFLITOS

 

Resumo:

O Programa volta-se à contribuição para a construção do consenso, pacificação dos conflitos comunitários, em uma perspectiva de educação, emancipação dos atores e promoção de modelos diversos de harmonização e de prevenção de conflitos. Assim, pretende repercutir no desenho da democracia, capacitando os atores sociais para seu exercício cotidiano, e no redesenho dos sistemas de justiça, enfocando formas extrajudiciais de prevenção e de solução de conflitos. Dessa experiência, almeja-se observar e aprender com as vivências dos envolvidos, de modo a possibilitar a auto avaliação e ajustes contínuos das premissas do Programa.

 

Ações Vinculadas:

Centro Comunitário de Acesso à Justiça e Mediação. - http://extensao.ufop.br/centro-comunitario-de-acesso-a-justica-e-mediacao/

Centro de Mediação e Cidadania - http://extensao.ufop.br/centro-de-mediacao-e-cidadania/

IP-Dados - Instituto de Proteção de Dados Pessoais - http://extensao.ufop.br/ip-dados-instituto-de-protecao-de-dados-pessoais-2/

 


 

Título: Engenharia para a Sustentabilidade e Empreendedorismo Social

 

Resumo:

O Programa Engenharia para a Sustentabilidade e Empreendedorismo Social (ESES) completou 7 anos em 2022. Durante esse período o programa já atendeu mais de 7 municípios, fortalecendo empreendimentos e trabalhando junto à comunidade para alcançar a sustentabilidade. O programa já auxiliou inúmeras dissertações de mestrados e Trabalho final de conclusão de curso.  A busca pela sustentabilidade envolve desenvolvimento de novas tecnologias, aprimoramento de técnicas já consagradas e principalmente a divulgação e implementação dessas diretrizes. O objetivo desse programa é criar uma rede de trabalho na área de engenharia a fim de atender a sociedade com diálogo, treinamento, discussão e pesquisa de novas tecnologias e materiais e gestão de processos. O programa pretende atender comunidades de baixa renda orientando o planejamento territorial valorizando as riquezas naturais locais, melhorando a qualidade de vida, condições de trabalho e renda familiar.

 

Ações Vinculadas:

Com Postura – Projeto de Análise e Gestão dos Riscos Laborais - http://extensao.ufop.br/com-postura-projeto-de-analise-e-gestao-dos-riscos-laborais/

PEPASS - Projeto de Estruturação Proativo para Alianças Sociais e Sustentáveis - http://extensao.ufop.br/pepass-projeto-de-estruturacao-proativo-para-aliancas-sociais-e-sustentaveis/

 


 

Título: Esporte UFOP - Equipes de iniciação e competição

 

Resumo:

A ação Esporte UFOP é um programa que visa atender à crescente demanda esportiva dentro da UFOP, utilizando o Futsal e o Vôlei como ferramentas para atender crianças, jovens e adultos, universitários ou não, como ação da Escola de Educação Física (EEFUFOP) em conjunto ao edital anual de ações extensionistas da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). O Esporte UFOP se divide em duas ações: 1) Futsal UFOP, que abrange a Escola de Futsal UFOP, projeto de extensão que aconteceu na EEFUFOP entre 2013 e 2020, retornando em 2022 e que atende crianças e adolescentes ouro-pretanos dos 04 aos 17 anos, o Times de Futsal da UFOP, que são as equipes adultas feminina e masculina da UFOP que competem desde 2010 em competições universitárias, representando a UFOP e Goleiros UFOP, que são treinamentos específicos para goleiros de Futsal, atendendo a uma demanda recente na EEF e 2) Voleibol UFOP, que abrange os Times de Voleibol da UFOP, que são as equipes adultas de competição da universidade, também em atividade desde 2010 e o Projeto Voleibol universitário, que atende universitários que querem praticar a modalidade como forma de socialização e bem estar, sem a o intuito de competição. O objetivo desse programa é trabalhar o esporte na universidade como um todo, desenvolvendo desde a iniciação esportiva até o rendimento esportivo, criando uma forma única e característica de jogo da UFOP, além de proporcionar aos estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física oportunidades de vivenciar a prática esportiva em sua graduação. Cada ação terá seu objetivo específico e as atividades serão adequadas à faixa etária trabalhada. Os treinos acontecerão na EEFUFOP, no Ginásio e nas quadras externas, sempre em contra turno escolar, sem nem prejuízo para os participantes. A previsão de execução do programa é de 3 anos, tendo o Esporte como ferramenta de inclusão, participação e competição de forma saudável, adequado ao papel que a UFOP e a EEF devem ter.

 

Ações Vinculadas:

Futsal UFOP - Equipes de competição e formação - http://extensao.ufop.br/futsal-ufop-equipes-de-competicao-e-formacao/

Voleibol UFOP - http://extensao.ufop.br/voleibol-ufop/

 


 

Título: Extensão, pesquisa, educação, cultura, patrimônio e cidadania

 

Resumo:

Esse programa é formado pelos seguintes projetos:  Educação e arte para crianças; Centro cultural de Saramenha, Centro cultural da Piedade, Oficina de Ciência e cidadania Morro da Queimada e São João e Associação Lareira de Nazaré todos com fins educativos na região histórica de Ouro Preto/MG. A proposta é dividida em duas vertentes centrais: a primeira está relacionada à preservação do patrimônio com divulgação dos resultados através de produção de atividades sociais, culturais e pedagógicas; apoio ao desenvolvimento da educação e valorização da cultura da região através das ações nas bibliotecas, centros e oficina da cantaria. Em 2017,publicou-se quatro artigos no Cobenge e no ENTMME. Em 2018, além de desenvolver ações em conjunto com a comunidade e outros projetos de extensão pretende-se participar e publicar artigos  no Congresso Brasileiro de extensão Universitária, além de formar graduandos conscientes com seu dever de cidadão.

 

Ações Vinculadas:

Centro Cultural do Bairro Piedade (CCBP) - http://extensao.ufop.br/centro-cultural-do-bairro-piedade-ccbp/

Centro cultural Saramenha - http://extensao.ufop.br/centro-cultural-saramenha/

Conhecendo Antônio Pereira - http://extensao.ufop.br/conhecendo-antonio-pereira/

Educação e arte para crianças - http://extensao.ufop.br/educacao-e-arte-para-criancas/

Oficina de Ciência e cidadania Morro da Queimada, Santana e São João - http://extensao.ufop.br/oficina-de-ciencia-e-cidadania-morro-da-queimada-santana-e-sao-joao/

Oficina de Ciência e Cidadania - Santo Antônio de Salto - http://extensao.ufop.br/oficina-de-ciencia-e-cidadania-santo-antonio-de-salto/

 


 

Título: Geociências Sem Muros

 

Resumo:

A ação de extensão tem como missão o direito à cidadania, englobando a educação básica e o acesso à informação para a população. Impulsionará a mitigação das desigualdades, nos quais muros invisíveis são gerados na sociedade, especialmente no âmbito da educação.  Para estabelecer a redução destas barreiras, será proposta a vinculação com projetos que enfatizem a divulgação e difusão das geociências, acesso a dados e conhecimentos técnicos, a partir da produção materiais didáticos e oficinas cursos, destinados à comunidade, alunos e professores do ensino básico, fundamental, médio e de Jovens e Adultos e a Educação Especial. O programa irá subsidiar a pesquisa englobando fatores antropogênicos específicos e naturais de regiões históricas de Ouro Preto. O programa irá gerar informações que valorizem a transversalidade entre as ciências naturais, como a geografia urbana, a conscientização da utilização dos recursos hídricos e minerais e a educação ambiental. 

 

Ações Vinculadas:

Águas de Ouro Preto: Consumo sustentável e Geoturismo - http://extensao.ufop.br/aguas-de-ouro-preto-consumo-sustentavel-e-geoturismo/

Ambientes de Extensão em Geociências - http://extensao.ufop.br/ambientes-de-extensao-em-geociencias/

Conexões: Ciências da Terra - http://extensao.ufop.br/conexoes-ciencias-da-terra/

Educação inclusiva em Geociências para deficientes visuais - http://extensao.ufop.br/educacao-inclusiva-em-geociencias-para-deficientes-visuais/

SGA EM AÇÃO: CONSCIENTIZAÇÃO DOS RISCOS GEOLÓGICOS-GEOTÉCNICOS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE OURO PRETO, MG. - http://extensao.ufop.br/sga-em-acao-conscientizacao-dos-riscos-geologicos-geotecnicos-para-alunos-da-rede-publica-de-ouro-preto-mg/

 


 

Título: * INSTITUTO KOKÉ-PATAXÍ *

 

Resumo: 

O Instituto Koké-Pataxí tem o objetivo geral de promover a retomada indígena no tempo presente, através de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que visa estabelecer e colaborar com espaços de difusão da cultura indígena; fortalecer e constituir ações de defesa dos direitos indígenas; realizar diálogos entre o conhecimento científico e a sabedoria indígena; aproximar a comunidade universitária do modo de vida indígena; e contribuir para a relação transformadora entre universidade e povos indígenas. Articulado ao ensino e a pesquisa no campo das ciências sociais aplicadas, na área de conhecimento do Serviço Social, almeja desenvolver ações extensionistas circunscritas a interação transformadora entre universidade e povos indígenas visando promover a relação ética e sustentável entre natureza e humanidade. Está estruturado a partir de cinco ações extensionistas: 1) projeto “Semeando um Jardim para Bem-ser – Mobilização Universitária”, que objetiva mobilizar a comunidade universitária do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas para autogestar um jardim sensorial no ICSA/UFOP; 2) projeto “Semeando um Jardim para Bem-ser – Mobilização Externa”, que visa mobilizar a comunidade externa do Campi Mariana para autogestar um jardim sensorial no ICSA/UFOP; 3) projeto “Hamãy: acervo da cultura indígena Pataxó – Manifestações Artísticas”, cujo objetivo é estabelecer um diretório digital para reunir referências de produções artísticas sobre a cultura do povo indígena Pataxó; 4) projeto “Hamãy: acervo da cultura indígena Pataxó – Manifestações Acadêmicas”, visando estabelecer um diretório digital para reunir referências de produções acadêmicas sobre a cultura do povo indígena Pataxó; 5) curso denominado “Awêry – Tecendo o Bem-viver”, com o objetivo de promover o conhecimento da cultura indígena na formação social de Minas Gerais. Ações extensionistas que serão realizadas através da construção de articulação com povos indígenas, comunidade universitária e comunidade de Mariana e Ouro Preto, afim de promover o envolvimento entre esses setores e viabilizar via interação dialógica, interprofissional e interdisciplinar. Entende-se que esse programa está alinhado aos princípios dessa universidade e intenta colaborar para que alcance sua finalidade de “estudar, apresentando vias de solução, as problemáticas sociais, econômicas e ambientais da região, do país e do planeta” e, também, de “fomentar a educação para o desenvolvimento sustentável, estimulando saberes que promovam condições dignas de vida humana, social e ambiental, no contexto local, regional, nacional e global”, conforme previsto no Art.4º do Estatuto da UFOP.

 

Ações Vinculadas:

* Hamãy: acervo da cultura indígena Pataxó – Manifestações Acadêmicas * - http://extensao.ufop.br/hamay-acervo-da-cultura-indigena-pataxo-manifestacoes-academicas/

* Hamãy: acervo da cultura indígena Pataxó – Manifestações Artísticas * - http://extensao.ufop.br/hamay-acervo-da-cultura-indigena-pataxo-manifestacoes-artisticas/

* Semeando um Jardim para Bem-ser – Mobilização Externa * - http://extensao.ufop.br/semeando-um-jardim-para-bem-ser-mobilizacao-externa/

* Semeando um Jardim para Bem-ser – Mobilização Universitária * - http://extensao.ufop.br/semeando-um-jardim-para-bem-ser-mobilizacao-universitaria/

 


 

Título: LABIHTT - Laboratório de ideias, histórias e tecnologias do trabalho

 

Resumo:

Este programa consiste no desenvolvimento de iniciativas envolvendo os principais conceitos da Ergonomia da Atividade. Por meio da produção de podcasts, documentários, peças, formações e jogos será contada a história de vários atores sociais que são invisíveis em função do trabalho que exercem. Será uma oportunidade de experimentar a visão desses trabalhadores e trabalhadores sobre a vida pela perspectiva de seus trabalhos. A produção audiovisual possibilitará reconhecer e dar voz para essas pessoas que muitas vezes se tornam invisíveis para a sociedade em função do trabalho que exercem. Trabalhos esses como os do(a)s frentistas, porteiro(a)s, faxineiro(a)s, garis, entregadore(a)s, camelôs, ascensoristas, jardineiro(a)s, motoboys, gandulas, entre outros. Com a realização de entrevistas a proposta busca dar visibilidade e reconhecimento social para essas pessoal que foram silenciadas por estarem à economicamente à margem da nossa sociedade. Serão selecionados trabalhadores e trabalhadoras da região do Médio Piracicaba (João Monlevade e região). As iniciativas adotarão uma abordagem da ergonomia da atividade para explicitar, por meio da fala, aquilo que muitas vezes não pode ser visto no trabalho. As verbalizações irão apresentar a opinião das pessoas selecionadas à respeito de temas diversos como a economia, educação, mudanças climáticas, violência, automação industrial, reforma trabalhista, precarização do trabalho, redes sociais, fake news, etc. Geralmente as grandes mídias fornecem espaço em suas grades para especialistas falarem sobre os temas mencionadas anteriormente. Este projeto tem como objetivo principal quebrar essa lógica de dar voz apenas para quem detêm o poder econômico ou o conhecimento. Ao se conceder um espaço de fala para esses trabalhadores esse programa extensionista irá, mesmo que momentaneamente, torná-los visíveis em sua humanidade. 

 

Ações Vinculadas:

Podcast: Trabalhos invisíveis - http://extensao.ufop.br/podcast-trabalhos-invisiveis/

 


 

Título: LAPAC Integra: diagnóstico laboratorial, educação e promoção da saúde para a comunidade

 

Resumo:

O Laboratório de Análises Clínicas (LAPAC) da Escola de Farmácia/UFOP vem atuando junto à Secretaria Municipal de Saúde e a população de Ouro Preto desde 1992, realizando exames laboratoriais nas áreas de Bioquímica, Citologia, Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Urinálise. Além disso, o Laboratório configura-se como campo de estágio exclusivo aos estudantes do curso de Farmácia da UFOP, vinculados atualmente às disciplinas ACL016, ACL018 e ACL604. O Programa de extensão LAPAC-i visa a melhoria contínua da qualidade na assistência aos usuários e nos exames diagnósticos oferecidos pelo Laboratório, bem como a integração do atendimento com ações de educação e promoção da saúde, envolvendo diretamente os pacientes e os profissionais da rede. No Programa LAPAC-i serão realizadas ações de educação, promoção da saúde e diagnóstico laboratorial envolvendo diretamente os pacientes atendidos no LAPAC com o propósito de prevenir doenças crônicas e infecciosas e melhorar a adesão aos tratamentos. Além disso, temos a proposta de fortalecer a humanização do atendimento neste laboratório e melhorar a interação com as equipes de saúde.

 

Ações Vinculadas:

Acolhimento e humanização do atendimento laboratorial para crianças e gestantes - http://extensao.ufop.br/acolhimento-e-humanizacao-do-atendimento-laboratorial-para-criancas-e-gestantes/

Mídias sociais do LAPAC como estratégia de acolhimento e educação em saúde - http://extensao.ufop.br/midias-sociais-do-lapac-como-estrategia-de-acolhimento-e-educacao-em-saude/

Percepção dos profissionais de saúde sobre o atendimento do Laboratório de Análises Clínicas (LAPAC) à população de Ouro Preto - http://extensao.ufop.br/percepcao-dos-profissionais-de-saude-sobre-o-atendimento-do-laboratorio-de-analises-clinicas-lapac-a-populacao-de-ouro-preto/

"Posso ajudar?": estratégia para implementação da Política Nacional de Humanização no LAPAC - http://extensao.ufop.br/posso-ajudar-estrategia-para-implementacao-da-politica-nacional-de-humanizacao-no-lapac/

Projeto Previna: Rastreio e manejo de Infecções Sexualmente Transmissíveis na população geral e transgênero atendida do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade Federal de Ouro Preto - LAPAC, em demais espaços sociais e de assistência à saúde no município de Ouro Preto e distritos. - http://extensao.ufop.br/projeto-previna-rastreio-e-manejo-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-na-populacao-geral-e-transgenero-atendida-do-laboratorio-de-analises-clinicas-da-universidade-federal-de-ouro-preto-lapac/

 


 

Título: Liga Acadêmica de Geotecnia da Escola de Minas

 

Resumo:

A Liga Acadêmica de Geotecnia da Escola da Escola de Minas (LAGEM), fundada em 2018, tem como objetivo estimular o conhecimento da geotecnia entre discentes dos cursos de Arquitetura, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Geológica, Engenharia de Minas e Engenharia Urbana. Através de palestras, capacitações, pesquisas, projetos de extensão e parcerias com instituições e profissionais da área, a LAGEM busca consolidar os fundamentos geotécnicos, seja em âmbito acadêmico ou social.

 

Ações Vinculadas:

GeotechBowl – Desafio Geotécnico - http://extensao.ufop.br/geotechbowl-desafio-geotecnico/

Hora da Geotecnia - http://extensao.ufop.br/hora-da-geotecnia/

Momento Geotécnico – Difundindo Conhecimentos sobre a Geotecnia. - http://extensao.ufop.br/momento-geotecnico-difundindo-conhecimentos-sobre-a-geotecnia/

Semana da Geotecnia - http://extensao.ufop.br/semana-da-geotecnia/

 


 

Título: Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras

 

Resumo:

Este programa atende primordialmente à comunidade externa, por meio de projetos, cursos e oficinas de formação docente, voltados para professores de línguas estrangeiras em formação inicial e continuada e profissionais de tradução em formação inicial e continuada. Serve ainda como campo de experimentação e formação didático-pedagógico para estudantes e professores de línguas estrangeiras Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos da Linguagem - POSLETRAS, do Departamento de Letras (DELET) da UFOP, além de servir como laboratório de experimentação de pesquisas aplicadas no campo da Linguística Aplicada, desenvolvidas por professores deste Departamento.

 

Ações Vinculadas:

Conversation Club: Clube de Conversação em Língua Inglesa - http://extensao.ufop.br/conversation-club-clube-de-conversacao-em-lingua-inglesa/

Diálogos Com a Escola: formação inicial e continuada de docentes de Língua Inglesa - http://extensao.ufop.br/dialogos-com-a-escola-formacao-inicial-e-continuada-de-docentes-de-lingua-inglesa/

Grupo de Estudo sobre Aprendizagem da Docência - GEAD - http://extensao.ufop.br/grupo-de-estudo-sobre-aprendizagem-da-docencia-gead/

Movie Time: o cinema como forma de letramento crítico em língua inglesa - http://extensao.ufop.br/movie-time-o-cinema-como-forma-de-letramento-critico-em-lingua-inglesa/

Oficina de Pesquisa: Práticas Investigativas em Linguística Aplicada - http://extensao.ufop.br/oficina-de-pesquisa-praticas-investigativas-em-linguistica-aplicada/

Teletandem – Educação linguística e intercultural - http://extensao.ufop.br/teletandem-educacao-linguistica-e-intercultural/

 


 

Programa: MCT, BIBORAR e APEM: preservação e difusão do conhecimento

 

Resumo:

O Programa MCT, BIBORAR e APEM: preservação e difusão do conhecimento reúne quatro projetos que, conectados, têm por objetivo desenvolver ações pedagógicas, de conservação e de difusão, que promovam, ao mesmo tempo, a formação da cultura científica e a preservação do acervo do Museu de Ciência e Técnica (MCT), da Biblioteca de Obras Raras (BIBORAR) e do Arquivo Permanente da Escola de Minas (APEM), da UFOP. O programa realizará: 1) Organização e modernização da catalogação dos minerais e gemas do setor de Mineralogia, por meio do Projeto Preservação da mineralogia como divulgação da ciência e memória da Escola de Minas; 2) Ações preservacionistas de proteção, investigação e difusão do conhecimento, por meio do Projeto Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas: Resgate, Preservação e Difusão da Memória; 3) Ações preservacionistas, de proteção, investigação e difusão do conhecimento, por meio do Projeto Arquivo Permanente da Escola de Minas: Resgate, Preservação e Difusão da Memória; 4) Ações preservacionistas,  e de difusão da coleção de Taxidermia do MCT, por meio do Projeto A Arte da Taxidermia: uma relação entre o Museu e a produção do conhecimento.

 

Ações Vinculadas:

Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas: Resgate e Preservação da Memória - http://extensao.ufop.br/biblioteca-de-obras-raras-da-escola-de-minas-resgate-e-preservacao-da-memoria/

Preservação da mineralogia como divulgação da ciência e memória da Escola de Minas - http://extensao.ufop.br/preservacao-da-mineralogia-como-divulgacao-da-ciencia-e-memoria-da-escola-de-minas/

 


 

Título: Mineração do OuTro - Programa de Cultura e Crítica Social

 

Resumo:

Programa de cultura e crítica social que tem por objetivo contribuir com a “lavra” da riqueza mais autêntica das Minas Gerais: o próprio povo mineiro trabalhador. Delimita-se como público alvo a classe trabalhadora. Vincula e articula cinco ações: o curso Ontologia e Estética-Arte e Sociedade, os projetos Lavras de Versos bairro Santo Antônio, Lavras de Versos bairro Cabanas, Cine Faísca e a Mostra Silvio Tendler de Cinema. Articula teoria à ação na unidade das práxis sociais.

 

Ações Vinculadas:

Cine Faísca - http://extensao.ufop.br/cine-faisca/

 


 

Título: NISE DA SILVEIRA

 

Resumo: 

A Reforma Psiquiátrica Brasileira, em meados dos anos 70, proporcionou uma mudança na forma de abordagem aos doentes mentais: do modelo asilar, que visava à exclusão do doente mental, o retirava do convívio social e o privava praticamente de todos seus direitos, para um modelo de atenção comunitário. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) vieram para substituir progressivamente os hospitais psiquiátricos, assim como a lei 10.216/01, de 2001, prevê. Dentro deste contexto, propõe-se a realização de oficinas terapêuticas, que são realizadas em pequena quantidade atualmente, com os usuários e/ou familiares e/ou trabalhadores dos três Centros de Atenção Psicossocial – CAPS de Ouro Preto, com o objetivo de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Ouro Preto.

 

Ações Vinculadas:

Educação Física no CAPSij - 

Oficinas em CAPSij - http://extensao.ufop.br/oficinas-em-capsij/

Psicopedagogia no CAPSij - http://extensao.ufop.br/psicopedagogia-no-capsij/

 


 

Programa: Núcleo de Assistência Jurídica e Laboratório Jurídico - NAJOP

 

Resumo:

Trata-se da continuidade de um dos Projetos de Extensão mais antigos da UFOP, que tem como escopo a Assistência Jurídica Gratuita (Litigiosa e Consensual) à comunidade da Região dos Inconfidentes, bem como a formação discente, que se garante pela Prática Jurídica, real e simulada, aos alunos do Curso de Direito da UFOP.

 

Ações Vinculadas:

Assistência Jurídica – Alimentos - http://extensao.ufop.br/assistencia-juridica-alimentos-2/

Assistência Jurídica – Direito do Consumidor - http://extensao.ufop.br/assistencia-juridica-direito-do-consumidor/

Assistência Jurídica: Famílias - http://extensao.ufop.br/assistencia-juridica-familias/

Assistência Jurídica – Posse e Propriedade - http://extensao.ufop.br/assistencia-juridica-posse-e-propriedade/

"NAJOP VAI À COMUNIDADE" - http://extensao.ufop.br/najop-vai-a-comunidade/

 


 

Título: Núcleo de Extensão de Economia Solidária e Tecnologia Social de João Monlevade (NEESTSJM)

 

Resumo:

Esta proposta visa fomentar as ações do laboratório de extensão Incop (Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP) no sentido de avançar o desenvolvimento de tecnologias sociais e os princípios da economia solidária na região de João Monlevade-MG. De uma forma geral, o programa prevê realização de dois tipos de ações: assessorias sociotécnicas a grupos de trabalhadores da região, formalizados ou não e; produção de material de divulgação, por meio de podcasts e/ou vídeos, dos trabalhos dos grupos de trabalhadores assessorados. Espera que as ações vinculadas a este programa permitam aos estudantes um contato com realidades diversas contribuindo para o desenvolvimento de competências críticas e aumentando sua compreensão sobre tecnologias sociais e economia solidária. O programa também espera que as assessorias realizadas permitam aos grupos de trabalhadores participantes melhorias nas suas condições de trabalho e renda, ainda que estas não sejam muitas. 

 

Ações Vinculadas:

Gestão e Tecnologia Social: desenvolvimento de Assistência Sociotécnica à Associação Maria Efigênia (AME) - http://extensao.ufop.br/gestao-e-tecnologia-social-desenvolvimento-de-assistencia-sociotecnica-a-associacao-maria-efigenia-ame/

Workshop e Minicurso: Tecnologia Social como forma de rompimento das barreiras tecnológicas - http://extensao.ufop.br/workshop-e-minicurso-tecnologia-social-como-forma-de-rompimento-das-barreiras-tecnologicas/

 


 

Título: OpCoders: pensamento computacional e tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica

 

Resumo:

Este projeto consiste de um conjunto de ações que visam a introdução do pensamento computacional e a reciclagem de computadores como forma de contribuir no processo ensino-aprendizagem em escolas dos ensinos fundamental, médio e superior, promovendo a inclusão digital e a diminuição do impacto ambiental. Através de diferentes ferramentas computacionais serão introduzidos conceitos e técnicas de pensamento computacional na resolução de problemas, utilizando como base para a formulação dos problemas o conteúdo pedagógico dos programas das disciplinas dos alunos envolvidos. Para viabilizar a utilização de tais ferramentas, é necessário equipar as escolas com computadores em bom estado para uso. Sendo assim, o primeiro estágio consiste em reformar os computadores através da reciclagem de componentes proveniente de descarte, e o ensino de software básico. O segundo passo consiste da utilização destes computadores, e recursos computacionais adicionais, para o ensino do conteúdo pedagógico por meio de ferramentas específicas e a introdução ao pensamento computacional. Como resultados espera-se contribuir para o aprendizado do conteúdo pedagógico obrigatório, capacitar os alunos na resolução de problemas através do raciocínio lógico e trabalho em equipe, além de equipar as escolas com computadores funcionais e promover a conscientização pela conservação ecológica através da reciclagem de componentes eletrônicos.

 

Ações Vinculadas:

Pensamento computacional para o ensino fundamental I - http://extensao.ufop.br/pensamento-computacional-para-o-ensino-fundamental-i/

Pensamento computacional para o ensino fundamental II - http://extensao.ufop.br/pensamento-computacional-para-o-ensino-fundamental-ii/

Pensamento computacional para o ensino médio - http://extensao.ufop.br/pensamento-computacional-para-o-ensino-medio/

 


 

Título: Ouro Preto, Saúde e Movimento

 

Resumo:

O Programa Ouro Preto, Saúde e Movimento reúne os projetos que oferecem atividades físicas e recreativas ao público adulto, coordenadas por docentes do CEDUFOP, visando atender segmentos docente, discente e técnico-administrativo da UFOP, além da comunidade externa.

 

Ações Vinculadas:

DANÇA PARA TODOS - http://extensao.ufop.br/danca-para-todos/

Fitness-Pró Modalidades de Ginástica - http://extensao.ufop.br/fitness-pro-modalidades-de-ginastica/

Medidas e Avaliação Física dos Praticantes de Exercícios Físicos na Escola de Educação Física da UFOP. - http://extensao.ufop.br/medidas-e-avaliacao-fisica-dos-praticantes-de-exercicios-fisicos-na-escola-de-educacao-fisica-da-ufop/

 


 

Título: Pedagogia diferenciada: práticas exitosas do ensino e da pesquisa em educação

 

Resumo:

O Programa de extensão intitulado de Pedagogia diferenciada: práticas exitosas do ensino e da pesquisa em  educação tem como finalidade  discutir a pesquisa em educação, o currículo, as didáticas, os jogos, as brincadeiras, a pedagogia da alegria, a avaliação, a mediação pedagógica e as suas interfaces didáticas, desenvolvidas no ensino presencial, híbrido ou a distância, na Educação Básica e no Ensino Superior. O objetivo principal do Programa é apresentar propostas educativas de ensino e de pesquisa, que desvelem uma  relação pedagógica geradora de oportunidades formativas gestadas por meio das diferentes propostas curriculares de aprendizagem/avaliação,  por meio de uma Pedagogia Diferenciada. 

O título e a concepção do Programa tem inspiração em uma obra de Philippe Perrenoud “Pedagogia diferenciada: das intenções às ações”. Segundo Perrenoud (2000, p.9), diferenciar o ensiìno significa: [...] "fazer com que cada aprendiz vivencie, tão frequentemente quanto possível, situações fecundas de aprendizagem" (Perrenoud, 1996b). Para executar essa ideia simples, é preciso mudar profundamente a escola. Acrescentemos de imediato que adaptar uma ação pedagógica ao aprendiz não é, no entanto, nem renunciar a um instrumento, nem abdicar dos objetivos essenciais.  Diferenciar é, pois, lutar para que as desigualdades diante da escola atenuem-se e, simultaneamente, para que o nível de ensino se eleve[...]. A preocupação em ajustar o ensino às características individuais não surge somente do respeito às pessoas e do bom senso pedagógico.  Ela faz parte de uma exigência de igualdade: a indiferença das diferenças transforma as desigualdades iniciais, diante da cultura, em desigualdades de aprendizagem e, posteriormente, de êxito escolar, como apresentado Pierre Bourdieu (1966)".

As atividades desenvolvidas neste  programa de formação de professores estimularão a autogestão da própria docência, a partir do conceito de Zeichner (1993)  ao caracterizar um professor reflexivo como aquele que reconhece a riqueza da própria experiência: "o reconhecimento de que os professores são profissionais que devem desempenhar um papel ativo na formulação tanto dos propósitos e objetivos do seu trabalho, como dos meios para os atingir, isto é, o reconhecimento de que o ensino precisa voltar às mãos dos professores" (ZEICHNER,1993, p. 8). Zeichner (1993) e Dewey (1959) definem a reflexão como componente central das reformas educativas.  Outro conceito relevante para formação de professores é desenvolvido por Nóvoa (1995) e outros autores(as), tecendo considerações sobre a importância  reconhecer que a formação do professor não se constrói por acúmulo de cursos, de conhecimentos ou de técnicas, mas, sim, mediante um trabalho de reflexão crítica sobre as práticas e uma (re)construção permanente de sua identidade pessoal (NÓVOA, 1995). 

As ações do programa ganharão forma por meio de uma multiplicidade cultural de expressar e se comunicar no mundo contemporâneo - textos multissemióticos (impressos ou digitais), em uma multiplicidade de linguagens (fotos, vídeos e gráficos, linguagem verbal oral ou escrita, sonoridades) que fazem significar estes textos(ROJO, 2012). Neste sentido, este programa abrirá espaços diferenciados,  de múltiplas possibilidades, num diálogo interativo com os cursos de Licenciatura presencial e a distância da UFOP,   com Programas de Pós-Graduação – Lato sensu e stricto sensu, cursos de outras instituições de ensino superior, públicas ou particulares, para formação continuada dos  docentes da Educação Básica  Brasil. Outrossim, buscará propiciar uma formação docente com vista a melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, com vistas a construção Pedagogia Diferenciada, na concepção de Perrenoud (2000)  e de uma “escola justa”  que “ é tomada aqui na acepção de Dubet, como sendo aquela que minimiza as desigualdades escolares para que elas não aprofundam as desigualdades sociais” (LIBÂNEO, 2020, 44). 

 

Ações Vinculadas:

 

Portfólio/webfólio de aprendizagem: inovaçao no processo de ensinar, aprender e avaliar - http://extensao.ufop.br/portfolio-webfolio-de-aprendizagem-inovacao-no-processo-de-ensinar-aprender-e-avaliar/

Webinário "Alegria de ensinar" - http://extensao.ufop.br/webinario-alegria-de-ensinar/

WEBINÁRIO "CURRÍCULO, DÍDÁTICA(S) MULTICULTURALISMO E SABERES" - http://extensao.ufop.br/webinario-curriculo-didaticas-multiculturalismo-e-saberes/

 


 

Título: Programa ÂMBAR: Desafios e Ações em Saúde da Mulher

 

Resumo:

O Programa ÂMBAR: DESAFIOS E AÇÕES EM SAÚDE DA MULHER foi elaborado considerando a infraestrutura da atenção primária à saúde e tem por objetivo o fortalecimento e ampliação da estrutura de atendimento integral à mulher. As ações do Programa no período de 2020 a 2024 estarão voltadas às equipes de saúde e às mulheres da comunidade e focadas em prevenção do câncer do colo do útero; vacinação contra HPV; monitoramento de qualidade em citopatologia; atividades educativas e informativas em saúde da mulher; plantas, mulheres e saberes; avaliações preventivas e qualidade de vida no climatério.

 

Ações Vinculadas:

Implantação do sistema “call and recall” no município de Ouro Preto, MG. - http://extensao.ufop.br/implantacao-do-sistema-call-and-recall-no-municipio-de-ouro-preto-mg/

Monitoramento da qualidade do exame de Papanicolaou em Mariana - http://extensao.ufop.br/monitoramento-da-qualidade-do-exame-de-papanicolaou-em-mariana/

Monitoramento da qualidade do exame de Papanicolaou em Ouro Preto, MG - http://extensao.ufop.br/monitoramento-da-qualidade-do-exame-de-papanicolaou-em-ouro-preto-mg/

Rastreio do câncer do colo do útero no Municipio de Mariana, MG - http://extensao.ufop.br/rastreio-do-cancer-do-colo-do-utero-no-municipio-de-mariana-mg/

Rastreio do câncer do colo do útero no Municipio de Ouro Preto, MG - http://extensao.ufop.br/rastreio-do-cancer-do-colo-do-utero-no-municipio-de-ouro-preto-mg/

Vacina HPV: Conhecimento, Aceitabilidade e Adesão em Ouro Preto - http://extensao.ufop.br/vacina-hpv-conhecimento-aceitabilidade-e-adesao-em-ouro-preto/

 


 

Título: Programa Caleidoscópio

 

Resumo:

O Programa Caleidoscópio propõe uma ação multidisciplinar e interinstitucional de saberes e práticas que buscam analisar e intervir em realidades do ensino superior, do ensino fundamental, médio e da comunidade, articulando a pesquisa, o ensino e a extensão, pilares da Universidade pública.

 

Ações Vinculadas:

Jovens em Ação - http://extensao.ufop.br/jovens-em-acao/

LUZ, CÂMERA, EDUCAÇÃO - http://extensao.ufop.br/luz-camera-educacao/

 


 

Título: Programa de Extensão Esporte Universitário

 

Resumo:

A prática de esportes pelos universitários oferece diversos benefícios, tanto para quem os pratica, como para os que estão envolvidos nos jogos e torneios. Os atletas melhoram suas condições relacionadas à saúde física, já que a atividade esportiva melhora o desempenho, mantém doenças crônicas afastadas e aumenta a qualidade de vida. Os outros envolvidos desenvolvem sua capacidade de interação social e desfrutam de atividades que promovem o convívio e o entretenimento.

O esporte universitário possibilita que as pessoas participem de competições de bom nível, mesmo que tenham escolhido outras carreiras para seguir. Já os responsáveis pelas atléticas, ou seja, aqueles que executam cargos de gestão ganham experiência profissional na área administrativa, gerencial e comercial. Além disso, todos os outros envolvidos se beneficiam dos jogos, já que o ambiente esportivo reúne muitas pessoas diferentes, proporcionando uma grande integração, o início de novas amizades e o aumento do círculo social.

Proporcionar a interação entre a comunidade acadêmica e a cidade como um todo, promovendo a inserção dos estudantes no espaço da cidade e no convívio com outros jovens, promover o convívio entre os estudantes do ICEA com a juventude monlevadense e fortalecendo o sentimento de pertencimento ao espaço é uma das metas do presente programa que vincula os seguintes projetos de extensão: projeto LIVRO NA MÃO PÉ NA BOLA - BOM DE BOLA BOM NA ESCOLA, coordenado pelo professor Dr. FELIPO BACANI; projeto O Esporte como Forma de Inclusão Social, coordenado pelo professor Dr. GLAUCO FERREIRA GAZEL YARED; e o Projeto de Esportes Universitários - TaeKwon-do, coordenado pelo TAE ELIZEU ANTONIO DE ASSIS.

 

Ações Vinculadas:

LIVRO NA MÃO PÉ NA BOLA - BOM DE BOLA BOM NA ESCOLA - http://extensao.ufop.br/livro-na-mao-pe-na-bola-bom-de-bola-bom-na-escola/

O Esporte como Forma de Inclusão Social - http://extensao.ufop.br/o-esporte-como-forma-de-inclusao-social/

Projeto de Esportes Universitários - TaeKwon-do - http://extensao.ufop.br/projeto-de-esportes-universitarios-taekwon-do/

 


 

Título: Programa de Extensão para Mediação e Divulgação da Ciência e Astronomia-Média-Ciência

 

Resumo:

O Programa de Extensão para Mediação e Divulgação da Ciência e Astronomia – MEDIA-CIENCIA reúne todas as iniciativas nesta linha de atuação do Departamento de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia da UFOP, em particular do Laboratório para a Mediação e Divulgação da Ciência e Astronomia – LABMECA. Normalmente seriam usados como espaço natural para o programa os museus, praças, escolas e prédios da UFOP nas ações itinerantes em escolas, museus e eventos que de alguma forma promovam o ensino e a divulgação das ciências. No entanto devido a Pandemia da COVID-19 e a necessidade de respeitar o distanciamento social, o programa passou a articular os aparelhos e modelos concebidos para a mediação e divulgação da ciência e Astronomia em particular seja pelos programas de rádio ou pelo site na Internet do LABMECA. Nesse ano de 2023 as atividades voltam a ser presenciais.

 

Ações Vinculadas:

Astronomia em suas mãos: Sitio na Internet Modelos e Aparelhos para o Ensino de Astronomia e Programas de Rádio de Divulgação Científica - http://extensao.ufop.br/astronomia-em-suas-maos-sitio-na-internet-modelos-e-aparelhos-para-o-ensino-de-astronomia-e-programas-de-radio-de-divulgacao-cientifica/

Astronomia na Comunidade e Itinerante - http://extensao.ufop.br/astronomia-na-comunidade-e-itinerante/

 


 

Título: Programa ÍRIS: um olhar sobre o climatério

 

Resumo:

O programa ÍRIS tem por objetivo elaborar e executar ações no âmbito de educação, prevenção e promoção à saúde de mulheres no climatério, contribuindo na assistência multiprofissional, conscientização para o autocuidado, engajamento e empoderamento dessa população. Foi elaborado por docentes da UFOP em parceria com a equipe da atenção primária à saúde do município de Ouro Preto. No Programa serão realizadas avaliações laboratoriais e clínicas das participantes; capacitações; atividades educativas e informativas, focando em climatério e menopausa, obesidade, síndrome metabólica, hipertensão, distúrbios neurológicos, microbiota intestinal e vaginal, práticas integrativas e complementares em saúde. As ações do Programa são voltadas para mulheres no climatério e também para as equipes de saúde do município responsáveis pelo atendimento a essas mulheres. 

 

Ações Vinculadas:

NutriClim - Nutrição para mulheres no climatério - http://extensao.ufop.br/nutriclim-nutricao-para-mulheres-no-climaterio/

Obesidade e hipertensão em mulheres no climatério: conhecer para prevenir - http://extensao.ufop.br/obesidade-e-hipertensao-em-mulheres-no-climaterio-conhecer-para-prevenir/

Uso de plantas medicinais por mulheres no climatério - http://extensao.ufop.br/uso-de-plantas-medicinais-por-mulheres-no-climaterio/

Yoga para Mulheres no Climatério - http://extensao.ufop.br/yoga-para-mulheres-no-climaterio/

 


 

Título: SAPU - Sociedade, Administração Pública e Universidade

 

Resumo:

O SAPU - Sociedade, Administração Pública e Universidade é o primeiro programa extensionista orientado à interação entre a população ouropretana, os poderes executivo e legislativo municipais, e os membros - alunos, técnicos e professores atuantes - do Curso de Administração Pública da UFOP. Tendo o diálogo como premissa, o programa visa construir um ambiente permanente de interação entre estes diferentes atores, fornecendo subsídios à tomada de decisão quando solicitado, e protagonizando ações efetivas junto aos entes institucionais e à população local.

 

Ações Vinculadas:

DEBATE ENTRE CANDIDATAS(OS) À PREFEITURA DE OURO PRETO – MG - http://extensao.ufop.br/debate-entre-candidatasos-a-prefeitura-de-ouro-preto-mg/

Mapeamento de viabilidades extensionistas na Administração Pública Ouropretana - http://extensao.ufop.br/mapeamento-de-viabilidades-extensionistas-na-administracao-publica-ouropretana/

 


 

Programa: Universidade das Crianças UFOP

 

Resumo:

O programa Universidade das Crianças na Universidade Federal de Ouro Preto (UC UFOP) aborda o ensino de ciências e conteúdos transversais na educação de crianças de escolas públicas de Ouro Preto e a capacitação de professores da rede estadual e municipal de Ouro Preto e região. O Brasil apresenta contrastes referentes ao desenvolvimento social, econômico, educacional, científico e humano. Especificamente em relação ao Ensino e à Ciência, o Brasil atinge as primeiras posições no ranking de produção científica mundial, ocupando a 13ª colocação dentre 183 países avaliados, e ao mesmo tempo, amarga uma das últimas posições (52ª dentre 57 países analisados) no ranking de aprendizado em ciências, avaliado entre seus jovens de 15 anos. O programa UC UFOP propõe modificar este cenário, despertando a paixão pelo conhecer, o interesse por descobrir "os porquês", tornando a busca pelo conhecimento algo prazeroso. Esse empoderamento dos agentes envolvidos ressalta um dos principais objetivos da pesquisa e extensão universitária, ao propiciar o intercâmbio entre o conhecimento produzido na Universidade e na comunidade, além de articular os saberes relativos aos diversos cursos da Universidade, produzindo um entrelaçamento entre os conhecimentos de diferentes áreas para responder a necessidade apresentada, de natureza científica, tecnológica, acadêmica e social. Este programa propõe em seu projeto Universidade das Crianças, instigar as crianças a refletir e discutir as suas próprias dúvidas sobre o corpo humano biológico, psíquico e social. Este projeto ainda propõe divulgar práticas de saúde relacionadas ao corpo humano para que os alunos se tornem conscientes e responsáveis pelas próprias escolhas e hábitos de vida. Alunos da educação básica de escolas públicas de Ouro Preto e distritos serão convidados a participar do projeto, que propõe a construção coletiva e colaborativa do conhecimento por meio de atividades didáticas diferenciadas. Por meio de desenhos, peças de teatro, leitura de livros paradidáticos, modelagem, produção de textos, paródias, os alunos terão seus conhecimentos, participação e interação avaliados (análise de conteúdo). Serão feitas observações em caderno de anotações das oficinas e atividades. Ao final da intervenção, ao término do no letivo, os alunos serão produziram uma mostra cultural científica para apresentação para toda comunidade escolar. A segunda ação extensionista proposta pelo programa, o Curso Multiplicadores, justifica-se pois embora a educação seja meta prioritária do Governo Federal, professores e gestores responsáveis por políticas e estratégias educacionais ainda não fazem uso do conhecimento disponível sobre o funcionamento do cérebro para orientação de sua prática pedagógica e a importância da neurociência para a educação regular e inclusiva. Os professores são os profissionais que lidam com o cérebro diariamente, pois este é o órgão responsável pela aprendizagem. Conhecer como o cérebro funciona em condições normais e neurodiversas, como este órgão se desenvolve pode promover reflexões acerca da atuação docente. Além disso, o conhecimento sobre o sistema nervoso tem fornecido fundamentação para desenvolvimento de estratégias de promoção de saúde que envolvem as funções mentais, cognitivas e emocionais, bem como a aquisição de hábitos de promoção de saúde desde a infância, período de maior neuroplasticidade e de melhor aquisição de novos comportamentos. Com a maior divulgação científica sobre neurociência, professores têm demandado conhecer e solucionar as dificuldades para a aprendizagem e o público em geral tem tido maior interesse em conhecer e saber aplicar esse conhecimento para promoção de saúde. Pretende-se com isso, estreitar a relação entre as Ciências Biológicas e a Educação, enfatizando a aprendizagem significativa.
 

Ações Vinculadas:

Carta da Terra- Uma mensagem para as crianças em defesa do nosso planeta - http://extensao.ufop.br/carta-da-terra-uma-mensagem-para-as-criancas-em-defesa-do-nosso-planeta/

DESENVOLVENDO PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE OURO PRETO/MG - http://extensao.ufop.br/desenvolvendo-praticas-alimentares-saudaveis-nas-escolas-do-municipio-de-ouro-preto-mg/

UNIVERSIDADE DAS CRIANÇAS - http://extensao.ufop.br/universidade-das-criancas/