skip to content

Encontro de Saberes 2019 contou com apresentações culturais na Concha Acústica

Nos dias 5 a 7 de outubro aconteceu o Encontro de Saberes 2019. A Coordenadoria de Cultura da PROEX realizou, em conjunto com artistas da região, diversas atividades culturais na Concha Acústica. Os proponentes se inscreveram voluntariamente através de um formulário publicado pela Coordenadoria.  

Depois de anos sendo realizado no Centro de Artes e Convenções da UFOP, o Encontro de Saberes 2019 retornou ao Campus Morro do Cruzeiro. Essa mudança abriu espaço para utilizar o espaço da Concha Acústica de maneira mais ativa. Para a coordenadora das atividades, Raquel Leite: “A ideia foi ocupar o horário das 17 às 19 horas com atividades culturais, iniciando, dentre os universitários e a comunidade, uma formação de público para a Concha no intervalo entre os horários de aula do período da tarde e os horários de aula do noturno”.

No dia 5, o evento iniciou com a apresentação do grupo musical Trio Celulose. O show foi um passeio pela riqueza da música brasileira e trouxe  ritmos como Samba, Pop e MPB. Às 17hs aconteceu a apresentação teatral Mambembe – Ensaios para a Sedição. A peça é uma dramatização da inconfidência mineira que aborda a relação de dominação colonial à época. A banda de um homem só, Black Voodoo, tocou às 18h, fechando o dia com músicas inspiradas pelo Blues, Rhythm & Blues e rock de garagem.

As apresentações musicais continuaram no dia 6, quando aconteceu o Sunset com Sons de Cura. No dia 7, além de apresentações musicais, ocorreu a atividade Ariadnes, que exibiu uma série de mini documentários sobre situações relacionadas à questão de gênero no ambiente acadêmico. O dia também foi marcado por uma exposição interativa sobre queimadas na amazônia realizada por alunos da UFOP.

Ainda no dia 7, ocorreu a atividade recreativa: O rebozo como alívio, relaxamento e acolhimento para gestantes e pessoas com deficiência. Às 17h o grupo de dança Rosários subiu ao palco com performances de danças populares brasileiras. O evento finalizou com a apresentação musical do grupo de percussão Bença Valentim que fechou com muita energia o evento.

Imagem: 
Legenda: 
Apresentação teatral do grupo Mambembe - Foto: Leonardo Miranda
Apresentação teatral do grupo Mambembe - Foto: Leonardo Miranda

Veja também

CEJ disponibiliza modelo para a produção do relatório de atividades das EJ’s

13 Dezembro 2019

Atenção empresas juniores: o modelo para a produção do Relatório Anual de Atividades das empresas juniores da UFOP já está disponível na página da PROEX. Para acessá-lo, clique aqui ou vá na aba “Ações”, depois em “Empresas Juniores” e “Documentos”. O relatório deverá ser encaminhado à Central de Empresas Juniores - CEJ...

9º CBEU: Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos

11 Dezembro 2019

A UFMG e a UNIFAL-MG convidam os alunos e servidores de suas Instituições para o 9º CBEU: Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos, que acontecerá de 15 a 17 de Julho de 2020, em Belo Horizonte-MG. As inscrições para o congresso brasileiro de extensão universitária acontecerão em breve.

Projeto Fios de Solidariedade participa de evento na APAE de Ouro Preto

10 Dezembro 2019

Nesta última sexta-feira (6), aconteceu a 7° edição do projeto social “Universidade Desce o Morro” desenvolvido pelas Associações das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (Arrop) e das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop). A ação contou com a parceria do projeto de extensão da UFOP “Fios de Solidariedade”, que é o...