skip to content

Encontro de Saberes 2019 contou com apresentações culturais na Concha Acústica

Nos dias 5 a 7 de outubro aconteceu o Encontro de Saberes 2019. A Coordenadoria de Cultura da PROEX realizou, em conjunto com artistas da região, diversas atividades culturais na Concha Acústica. Os proponentes se inscreveram voluntariamente através de um formulário publicado pela Coordenadoria.  

Depois de anos sendo realizado no Centro de Artes e Convenções da UFOP, o Encontro de Saberes 2019 retornou ao Campus Morro do Cruzeiro. Essa mudança abriu espaço para utilizar o espaço da Concha Acústica de maneira mais ativa. Para a coordenadora das atividades, Raquel Leite: “A ideia foi ocupar o horário das 17 às 19 horas com atividades culturais, iniciando, dentre os universitários e a comunidade, uma formação de público para a Concha no intervalo entre os horários de aula do período da tarde e os horários de aula do noturno”.

No dia 5, o evento iniciou com a apresentação do grupo musical Trio Celulose. O show foi um passeio pela riqueza da música brasileira e trouxe  ritmos como Samba, Pop e MPB. Às 17hs aconteceu a apresentação teatral Mambembe – Ensaios para a Sedição. A peça é uma dramatização da inconfidência mineira que aborda a relação de dominação colonial à época. A banda de um homem só, Black Voodoo, tocou às 18h, fechando o dia com músicas inspiradas pelo Blues, Rhythm & Blues e rock de garagem.

As apresentações musicais continuaram no dia 6, quando aconteceu o Sunset com Sons de Cura. No dia 7, além de apresentações musicais, ocorreu a atividade Ariadnes, que exibiu uma série de mini documentários sobre situações relacionadas à questão de gênero no ambiente acadêmico. O dia também foi marcado por uma exposição interativa sobre queimadas na amazônia realizada por alunos da UFOP.

Ainda no dia 7, ocorreu a atividade recreativa: O rebozo como alívio, relaxamento e acolhimento para gestantes e pessoas com deficiência. Às 17h o grupo de dança Rosários subiu ao palco com performances de danças populares brasileiras. O evento finalizou com a apresentação musical do grupo de percussão Bença Valentim que fechou com muita energia o evento.

Apresentação teatral do grupo Mambembe - Foto: Leonardo Miranda

Veja também

Disponibilizado o parecer final sobre os trabalhos submetidos ao Seminário de Extensão no Encontro de Saberes.

29 Outubro 2020

Prezados participantes do Encontro de Saberes 2020, Informamos que já está disponível o parecer final dos resumos inscritos no XXI Seminário de Extensão da UFOP. Caso você, responsável pela submissão do resumo, não tenha recebido o e-mail com o parecer, favor acessar o site http://www.encontrodesaberes.ufop.br/ , usando...

Proex lança podcast sobre extensão universitária

29 Outubro 2020

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura acaba de lançar a primeira pílula do podcast Fala Proex . A ideia é divulgar para a comunidade acadêmica da UFOP, orientações e conceitos que se referem à prática da extensão universitária. O objetivo é ampliar o alcance das informações mais fundamentais sobre a política de extensão na...

Extensão e Comunicação: oferta de minicursos nas áreas de audiovisual, podcast e mídias sociais.

26 Outubro 2020

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura com apoio do projeto de extensão Show de Talentos, vai realizar entre os dias 09 e 13 de novembro a Semana de Extensão e Comunicação , em que serão oferecidos três minicursos voltados para membros de equipes de ações de extensão registradas na PROEX. Os cursos serão os seguintes...