Extensão e Comunicação: oferta de minicursos nas áreas de audiovisual, podcast e mídias sociais.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura com apoio do projeto de extensão Show de Talentos, vai realizar entre os dias 09 e 13 de novembro a Semana de Extensão e Comunicação, em que serão oferecidos três minicursos voltados para  membros de equipes de ações de extensão registradas na PROEX. Os cursos serão os seguintes:

• Gerenciamento de mídias sociais -  09 a 13/11, das 10:00 às 11:00 (15 vagas):
    • O minicurso será oferecido por Carolina Lobo, estudante de jornalismo que ficou responsável pela gestão das mídias sociais da Mostra Multi da UFOP. O curso vai focar na utilização do Instagram por ações de extensão universitária e abordar assuntos como produção de conteúdo, acompanhamento de estatísticas e técnicas para cumprir melhor os objetivos da ação e para alcançar o público desejado;

• Iniciação ao OBS - Open Broadcaster Software - 09 a 13/11, das 14:00 às 15:30 (13 vagas):
    • O minicurso será oferecido por Gael Pereira, estudante de jornalismo responsável pela transmissão ao vivo do Show de Talentos, da série Traduções e da série "A Arte Iminente" no Youtube. Atualmente o OBS é o programa mais utilizado para a transmissão de lives e também para a gravação de conteúdos nas telas dos computadores. O minicurso fará uma introdução ao tema, e ensinará aos participantes das ações de extensão como explorar da melhor forma possível este aplicativo de modo a conseguir melhores resultados técnicos em suas transmissões; perpassando tópicos relacionados à pré-produção, o fluxo de trabalho, direção de fotografia para live streaming e áudio;

• Como produzir um Podcast? - 09 a 13/11, das 17:00 às 18:30 horas (13 vagas):
    • O minicurso será oferecido por Yuri Simões, estudante de jornalismo que já foi coordenador da Web Rádio Plural e atualmente atua como bolsista de desenvolvimento institucional da PROEX.  Atualmente os podcasts são meios bastante poderosos para a expressão de conteúdos variados e é um nicho que pode ser aproveitado para a divulgação das ações de extensão. As aulas farão uma introdução à prática do podcast e ensinará o passo a passo para que as ações de extensão possam produzir seus próprios programas.

As aulas serão sincrônicas e acontecerão no Google Meet, em link que será enviado para os/as inscritos/as.

Sobre o processo de inscrição:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 04 de novembro por formulário Google disponível no seguinte endereço: https://forms.gle/CQi6Uumxofaodamc7

Cada ação de extensão será contemplada com uma vaga para apenas um dos três cursos. Poderão participar docentes, técnicos ou discentes, conforme o que for preferível para a ação. As vagas serão disponibilizadas conforme ordem de inscrição, mas não se preocupe! Se houver muita procura, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura estudará a possibilidade de ofertar os cursos novamente, em outras oportunidades!

Se a procura for menor do que a quantidade de vagas disponíveis, as vagas restantes serão oferecidas às ações que se inscreveram em um dos outros minicursos.

* Foi reservada uma pequena quantidade de vagas para a participação de servidores e funcionários que exercem suas funções na UFOP no âmbito da extensão e cultura.