Registro de novas ações pelo Edital PROEX 2020 via SGE

EDITAL PROEX PARA AÇÕES DE EXTENSÃO 2020, lançado em 01 de novembro de 2019, prevê um segundo momento de submissão de propostas: de 1 a 14 de junho de 2020.

O Comitê de Extensão deliberou que as ações submetidas nesta 2ª etapa deverão apresentar propostas relacionadas, direta ou indiretamente, à pandemia do novo coronavírus. Ressaltamos e entendemos que todas as áreas da Extensão (comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho), bem como todas as áreas da ciência, poderão apresentar propostas que auxiliem no enfrentamento ao novo coronavírus.

Além da produção de informações, de modo interdisciplinar, relevantes às várias perspectivas da pandemia e dos processos desencadeados pela mesma, apresentamos alguns questionamentos, a fim de provocar ideias e novas sugestões:

Como podemos assistir e dialogar com as comunidades que não possuem acesso às tecnologias digitais?

Por outro lado, estamos vivenciando um momento em que a cultura e a arte estão sendo fundamentais para amenizar a ansiedade das pessoas neste isolamento social.

O exercício físico e a meditação também são essenciais, promovendo a saúde bio-psico-sócio-espiritual.

Como auxiliar as diversas famílias em situação de vulnerabilidade sócio-econômica?

Como gerar oportunidades para enfrentarmos a pandemia em conjunto com as comunidades da nossa região?

Portanto, o protagonismo da Universidade pública está sendo fundamental em todos estes processos. Assim, nossas ações podem contribuir na prevenção, dirimir o contágio e a propagação do novo coronavírus. Podemos promover suporte a pessoas em estado de adoecimento mental; como também assistir pessoas e famílias economicamente vulneráveis e que sofrem ainda mais com este cenário de recessão econômica potencializada pela pandemia.