skip to content

Um Dedo de Prosa com gestantes do SUS

A Policlínica da Prefeitura, que funciona ao lado da UPA no bairro São Cristóvão, recebe centenas de pessoas todos os dias. Na manhã das quintas-feiras, parte do espaço é ocupado por gestantes que vão fazer o ultrassom.

O Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento no Brasil estabelece como um direito das gestantes o acesso a informações educativas que as ajudem a entender a gestação, o parto e a amamentação. No entanto, a imensa maioria de gestantes do SUS atravessa a gestação sem as informações adequadas.

Com o objetivo de oferecer esse serviço em Ouro Preto, a professora Marília Alfenas de Oliveira Sirio, da Escola de Nutrição da UFOP, criou o projeto Um dedo de prosa com gestantes do SUS. Todas quintas feiras, a professora aproveita a vinda das mulheres à Policlínica e, no próprio corredor do estabelecimento, bate um papo enquanto as gestantes aguardam a realização do ultrassom.

A conversa ajuda e orienta as gestantes a compreenderem as transformações que ocorrerão em seu corpo em função da gravidez e lactação, conheçam situações, sinais e sintomas que são indícios de riscos na gestação, além de saberem sobre os riscos de insucesso na amamentação sobre seus direitos legais. O objetivo principal é permitir com que as futuras mães sejam capazes de gestar, parir, amamentar e cuidar adequadamente da nutrição do seu filho.