Vale do Jequitinhonha inaugura o WebPapo com a UFOP

“É triste saber que, a cada dois minutos, morre uma mulher de câncer de colo do útero no mundo. Essa palestra foi de suma importância para alertar as mulheres para cuidarem melhor da saúde. Que aconteçam os encontros com a UFOP”. Essa foi a fala emocionada da professora Gerci Ferreira de Souza, secretária municipal de Educação de Berilo, no Vale do Jequitinhonha.

Na terça feira, 14 de setembro, aconteceu a 1ª edição do “WebPapo com a UFOP”, iniciativa da PROEX que busca levar conhecimentos da Universidade à comunidade através da internet.

A pró-reitora adjunta de Extensão da UFOP, professora Gabriela de LIma Gomes, participou do evento. “Web Papo com a UFOP é uma iniciativa excepcional para reencontrar parceiros e dialogar com comunidades extramuros da universidade. Essa semana conversamos com a comunidade de Berilo, que nos recebeu de braços abertos”.

A professora Cláudia, da Escola de Farmácia, falou sobre a importância do exame Papanicolau como prevenção do câncer de colo de útero para a população feminina da cidade. A região tem uma forte ligação com a UFOP, onde foi desenvolvido grande programa de Extensão de 1999 a 2005, além de sediar um curso oferecido pelo CEAD a mais de 200 professoras municipais.

Representando a Prefeitura, participou também a secretária municipal de Saúde de Berilo, Liliane Rodrigues Ferreira. Segundo ela, foram repassadas “informações importantíssimas para fortalecer o rastreamento e acompanhamento da saúde da mulher. Que cada vez mais possamos, juntos, diminuir a incidência de casos de câncer de colo do útero”.

Por outro lado, uma entusiasta da relação da UFOP com o Vale é a vereadora Cláudileia Viana de Oliveira: “Gratidão e esperança, essas duas palavras resumem o nosso retorno da parceria de Berilo com a UFOP. Muito obrigada à professora Cláudia, à professora Gabriela de Lima Gomes e ao nosso grande amigo Flávio. Estaremos juntos nessa retomada da parceria UFOP e Berilo”.

Fixar no topo :