KITS EDUCATIVOS SOBRE CIÊNCIAS/QUÍMICA EXPERIMENTAL PARA DISCENTES/DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

O processo de ensino e aprendizagem passa por diversos debates sobre a forma que vem sendo desenvolvido há um bom tempo nas escolas, em que são visíveis os distanciamentos de fenômenos naturais e outros aspectos formadores em contexto escolar. Ou seja, são expressivas as limitações quanto à qualidade do ensino da Área de Ciências da Natureza (Ciências/Química). Marcondes e Peixoto (2007), por exemplo, se referem ao ensino de Química afirmando que este apresenta problemas como: “aprendizagem restrita a baixos níveis cognitivos, ensino centrado quase que exclusivamente no professor com aulas essencialmente expositivas, ausência de experimentação e a falta de relação do conteúdo com o cotidiano”. Experiências próprias de sala de aula, estudos e investigações realizadas com egressos da Educação Básica, revelam aspectos que não podem mais ser ignorados nas escolas: por um lado, a ausência da realização de experimentos na grande maioria das escolas públicas e, por outro, o grande interesse por esse tipo de atividade por parte de estudantes das escolas e dos professores. Estes, também, salientaram a importância que a realização de atividades experimentais representa no processo de ensino-aprendizagem. Diante da preocupação com o processo de ensino-aprendizagem atual, nos propomos neste projeto de extensão a produzir kits educativos envolvendo Ciência/Química Experimental que serão doados para uso de discentes e docentes de escolas públicas do Ensino Fundamental II da cidade de João Monlevade. Espera-se que com este material, os professores possam propiciar aos alunos um contato com a disciplina de Química de maneira mais fundamentada e planejada com base na experimentação e, consequentemente, na contextualização para, assim, construir um elo entre o conhecimento científico e o senso comum.

Ano de vigência:
LUCILIA ALVES LINHARES MACHADO