Vacina HPV: Conhecimento, Aceitabilidade e Adesão em Ouro Preto

Resumo:

HPV, vírus mais prevalente envolvido nas doenças sexualmente transmissíveis, é considerado a principal causa do câncer cervical. No Brasil, em 2014, o Ministério da Saúde introduziu a vacina contra HPV ao Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes do sexo feminino e em 2017 a vacinação foi ampliada para o sexo masculino. O projeto “Vacina HPV: Conhecimento, Aceitabilidade e Adesão em Ouro Preto” iniciou em 2014 e, até o momento, os resultados deste trabalho apontaram conhecimento insatisfatório sobre HPV, câncer cervical e vacina contra o HPV em todos os grupos avaliados: adolescentes, seus responsáveis, professores do ensino fundamental e trabalhadores da saúde (Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem). Após análise do conhecimento, foi realizada ação educativa sobre o tema, inicialmente, com os trabalhadores da saúde, já que estes são considerados multiplicadores de informação. Posteriormente, a intervenção educativa foi realizada com professores do ensino fundamental e com os adolescentes de duas escolas municipais em Ouro Preto. Além disso, foi desenvolvido um jogo sério como ferramenta de ação educativa visando a melhoria do conhecimento de adolescentes na temática de HPV e vacina. As atividades a serem desenvolvidas no período de 2020 a 2024 incluem (a) acompanhamento e aconselhamento ginecológico das jovens abaixo de 25 anos vacinadas e não vacinadas contra o HPV; (b) realização de ações de educação em saúde sobre HPV, câncer cervical e vacina contra o HPV, presenciais (nos postos de saúde e em escolas públicas) ou em mídias sociais, voltadas para adolescentes com a idade alvo da vacinação e mulheres jovens abaixo de 25 anos; (c) elaboração de materiais didático-pedagógicos para atividades educativas com o público-alvo.

Ano de vigência:
Responsável: