skip to content

Cursos de Extensão

Cursos de Extensão

 

Título: Abordagens do Suicídio: Cuidado, Acolhimento e Prevenção.

 

Resumo:

As abordagens do suicídio devem ser construídas de forma coletiva e interdisciplinar de modo a lidar com sua complexidade. O que implica realização de processos educativos e participativos de sensibilização, reflexão e debate em torno do tema, como primeira e principal estratégia para construção de abordagens coletivas, humanizadas e preventivas do suicídio. Neste sentido, o objetivo do curso é promover debate, reflexão e construção coletiva das práticas de abordagens do suicídio na cidade de Ouro Preto – Mg. O curso se realizará por meio de conferências públicas com especialistas convidados, espetáculo artístico, atos públicos e treinamento prático para abordagens do suicídio e sofrimento mental nas instituições públicas e empresas. A proposta desse curso foi construída por meio de rodas de conversas entre profissionais e representantes de diferentes grupos e instituições de Ouro Preto, tendo garantida a participação de representantes de outros setores da comunidade, como a assistência social, educação, igrejas e religiões, câmara de vereadores, conselhos de saúde e sociais, instituições estaduais e federais, sistema de saúde único de saúde por meio da secretaria municipal de saúde e rede de atenção psicossocial, empresas e sociedade civil organizada. O curso está voltado para profissionais de saúde, educação, assistência social e outros, além de representantes das comunidades, poderes legislativo e judiciário, num total de até 300 cursistas. Como produtos o curso pretende possibilitar atualização e construção de conhecimentos e práticas de abordagens do suicídio na forma de projetos de cuidado, acolhimento e prevenção na cidade de Ouro Preto.

 


 

Título: Acesso ao ensino superior e a quem se destinam as cotas sócio-raciais.

 

Resumo:

O ensino superior brasileiro é marcadamente elitista, foi criado tardiamente, e historicamente esteve voltado para os interesses de grupos seletos. Atravessou séculos nessa toada e no limiar do XXI se viu pressionado à democratização com inclusão social. A reivindicação histórica por educação, empunhada pelo Movimento Social Negro (MSN), bateu às portas das universidades, na forma da defesa pela adoção das ações afirmativas (AAs). Por força de leis estaduais, municipais e pela decisão autônoma de algumas instituições, se converteram em iniciativas concretas a partir do ano de 2003. Uma década mais tarde, as AAs foram universalizadas nas instituições federais de ensino superior e técnicas de nível médio, por força da Lei n. 12,711, aprovada em 29 de agosto de 2012. Com início de implantação no ano de 2013, as cotas sócio-raciais, materializadas nesta norma, destinam a múltiplos sujeitos de direitos. No entanto, apesar do tempo de vigência, ainda paira sobre essa importante política pública, muita desinformação e desconhecimento. É com base nessa lacuna que desde 2019 o proponente, vem coordenando o projeto de extensão, Cotas para que(m)?, focalizando no estudate do ensino médio, aspirante ao curso superior. Tal projeto estabelece contatos com as escolas por meio de visitas, lives, entre outras abordagens, ocasiões em que se evidencia o desconhecimento por parte de agentes escolares sobre a operacionalização das reservas de vagas estabelecidas pela Lei de Cotas. De tal sorte, almeja-se com este curso habilitar professoras e professores, entre outros agentes que atuam no ensino médio, sobre o contexto que enreda a Lei de Cotas, quem são os sujeitos de direitos, como candidatar e posteriormente como comprovar a reserva escolhida no processo seletivo. O curso será desenvolvido por meio da realização de encontros remotos, utilizando-se para tal a plataforma Ufop Aberta, com a possibilidade de eventuais atividades presenciais.

 


 

Título: A Física e a Guitarra Elétrica

 

Resumo:

Curso de extensão com aulas semanais divididas em dois módulos, destinadas ao público de jovens e adultos de toda a comunidade, abordando a temática dos conceitos de física envolvidos no funcionamento, construção e prática no instrumento musical guitarra elétrica.  

 


 

Título: * Awêry – Tecendo o Bem-viver *

 

Resumo:

O Curso de Extensão denominado Awêry – Tecendo o Bem-viver tem o objetivo geral de promover o conhecimento da cultura indígena na formação social de Minas Gerais. Consiste em um curso de iniciação que, através de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, visa estabelecer-se como um espaço de difusão da cultura indígena e de defesa dos direitos indígenas, através da realização de diálogos entre o conhecimento científico e a sabedoria indígena. Articulado ao ensino e a pesquisa no campo das ciências sociais aplicadas, na área de conhecimento do Serviço Social, será viabilizado através da constituição de articulação com povos indígenas, comunidade universitária e externa do Campi Mariana e Ouro Preto, afim de promover o envolvimento desses sujeitos e viabilizar a interação dialógica, interprofissional e interdisciplinar entre eles. Entende-se que esse curso de extensão está alinhado aos princípios dessa universidade e intenta colaborar para que a UFOP alcance a finalidade de “estudar, apresentando vias de solução, as problemáticas sociais, econômicas e ambientais da região, do país e do planeta” e, também, de “fomentar a educação para o desenvolvimento sustentável, estimulando saberes que promovam condições dignas de vida humana, social e ambiental, no contexto local, regional, nacional e global”, conforme previsto no Art.4º do Estatuto da UFOP.

 


 

Título: Circula-vídeo: troca de saberes sobre audiovisual com jovens do distrito de Santo Antônio do Leite

 

Resumo:

O Circula-Vídeo é um projeto de criação de narrativas audiovisuais autônomas com o amparo de smartphones, voltado para jovens, no intuito de desenvolver habilidade para produção de peças audiovisuais e crítica de mídia, a partir de conversas com professores e profissionais da área e de oficinas práticas de roteirização, captação e edição de vídeos com uso de aplicativos no telefone celular e também a partir de computadores pessoais. Na proposta deste curso, o objetivo é registrar o patrimônio imaterial e cultural de Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, de modo que o audiovisual funcione como ferramenta para a produção de conhecimento e o reconhecimento da própria realidade que os cerca, garantindo cidadania cultural e articulando saberes e memórias. A proposta ainda se vincula com a pesquisa sobre o uso smartphone para articulações narrativas dentro da linguagem audiovisual.

 


 

Título: Curso de Português para Estrangeiros: Preparação para o Exame CELP-BRAS

 

Resumo:

Este curso visa promover o ensino e a difusão da língua portuguesa do Brasil para estrangeiros residentes em Ouro Preto, Mariana e região. Ele tem como objetivo específico preparar estrangeiros que pretendem estudar e / ou trabalhar no país a realizar o único exame de proficiência em língua portuguesa aceito pelo governo brasileiro, o Celpe-Bras. As aulas serão ministradas por alunos da graduação, preferencialmente com formação em licenciatura, que tenham conhecimento sobre o ensino de línguas estrangeiras e sobre a língua portuguesa. O curso completo será oferecido em 3 módulos.

 


 

Título: Curso Multiplicadores

 

Resumo:

O programa Universidade das Crianças UFOP (UC UFOP) aborda o ensino de ciências na educação de crianças de escolas públicas de Ouro Preto e a capacitação de professores da rede estadual e municipal de Ouro Preto e região. No curso Multiplicadores o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro para orientação da prática pedagógica e a importância da neurociência para a educação regular e inclusiva serão abordados em um curso. Os professores são os profissionais que lidam com o cérebro diariamente, pois este é o órgão responsável pela aprendizagem. Conhecer como o cérebro funciona em condições regulares e especiais, como este órgão se desenvolve e os fatores que influenciam o desenvolvimento e aprendizagem poderia tornar o trabalho do professor mais autônomo, eficiente, com repercussões positivas para os aprendizes. Além disso, o conhecimento sobre o sistema nervoso tem fornecido fundamentação para desenvolvimento de estratégias de promoção de saúde que envolvem as funções mentais, cognitivas e emocionais, bem como a aquisição de hábitos de promoção de saúde desde a infância, período de maior neuroplasticidade e de melhor aquisição de novos comportamentos. Com a maior divulgação científica sobre neurociência, professores têm demandado conhecer e solucionar as dificuldades para a aprendizagem e o público em geral tem tido maior interesse em conhecer e saber aplicar esse conhecimento para promoção de saúde. Além disso, almejamos desmistificar alguns neuromitos presentes na prática pedagógica. Estes neuromitos são falsas afirmações sobre o cérebro, o funcionamento cerebral e como eles modificam erroneamente a prática docente. Pretende-se com isso, estreitar a relação entre as Ciências Biológicas e a Educação, enfatizando a aprendizagem significativa.

 


 

Título: Dizer e contar é só começar: formação de leitores literários

 

Resumo:

O curso pretende ofertar aos professores da Educação Infantil e ensino fundamental 1, bem como alunos de Pedagogia e Letras maneiras de abordar o texto literário a partir de técnicas de contação de histórias e maneiras de proferir literatura, mas conhecido como leitura em voz alta. Dessa maneira os cursistas, mediadores de leitura aprenderão a aproximar crianças de livros infantis literários e motivá-las para a leitura.

 


 

Título: Educa PET – Cursinho Pré-ENEM

 

Resumo:

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim do ciclo básico da educação. Desde 2009, o exame passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior público e privado. Afim de contribuir com os objetivos do ENEM e de proporcionar uma atividade integradora entre os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), propõe-se uma ação conjunta de extensão, a realização de um curso preparatório para o ENEM. Este curso buscará auxiliar os alunos do Ensino Médio da rede pública de Ouro Preto e Região dos Inconfidentes na sua preparação e melhor desempenho no exame e, assim, possibilitando-os pleitear vagas nas Instituições de Ensino Superior (IES), sobretudo na UFOP que está inserida na região. Os cursos pré-universitários populares surgiram no Brasil devido ao problema das desigualdades de acesso ao Ensino Superior, especialmente da rede pública de educação (ZAGO, 2009). Percebendo a baixa representatividade de discentes residentes nas cidades de Ouro Preto e Mariana nos cursos de graduação da UFOP, a situação socioeconômica da população destas cidades e a pouca disponibilidade de cursos populares, os grupos do PET da UFOP realizaram, em 2016, um projeto piloto na cidade de Mariana. Em 2017, houve a consolidação do projeto na cidade de Ouro Preto, o que possibilitou a aprovação de alunos em diferentes universidades do estado. Experiências positivas repetidas nos anos de 2018, 2019 de forma presencial, 2020 início presencial e migração para remoto, 2021 e 2022 (operando de forma totalmente remota), que já resultaram em aprovações de alunos na UFOP, inclusive com um dos candidatos chegando a ingressar em um dos grupos PET.

 


 

Título: Enfrentamento à exploração sexual de Crianças e Adolescentes e outras violações de direitos

 

Resumo:

A presente proposta parte do reconhecimento da importância de ofertar espaços de formação para profissionais que atuam em serviços / politicas direcionadas ao enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes. O curso de atualização é direcionado a profissionais da educação, saúde, assistência social dentre outras áreas que atuam nos municípios de Mariana e Ouro Preto e será desenvolvido em 10 módulos.

 


 

Título: Formação Inicial em Educação Ambiental Crítica nas Licenciaturas do ICHS/UFOP

 

Resumo:

O curso “Formação Inicial em Educação Ambiental Crítica nas Licenciaturas do ICHS/UFOP” consistirá em encontros presenciais com licenciandos dos cursos do ICHS fundamentados nos princípios da Educação Ambiental Crítica. Esses encontros serão divididos em quatro módulos, sendo que um desses módulos conterá uma visita guiada ao Parque Municipal Estância Ecológica do Cruzeiro para identificação das questões socioambientais que emergem desse território. Ao final, espera-se que os participantes possam formular propostas de utilização do parque como um espaço de ações de EA.

 


 

Título: Mineração e Luta de Classes na Região da UFOP.

 

Resumo:

Em parceria com o Sindicato Metabase Inconfidentes,* desenvolver um curso de formação sobre a luta de classes que se desenvolve a partir da atividade da mineração, na região da UFOP.

* O Sindicato Metabase Inconfidentes representa os trabalhadores da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Congonhas, Belo Vale, Ouro Preto e região. 

 


 

Título: O Corpo Brincante, os jogos e o e-Portfólio

 

Resumo:

Este minicurso pretende trabalhar  as práticas pedagógicas numa  troca interativa e construtiva com grupo de professores/as e estudantes visando qualificar os participantes para desenvolvimento de jogos de tabuleiro no processo educativo e registro da experiência vivida por meio uso de e-portfólios de aprendizagem. Durante o curso os seguintes temas serão debatidos: 1. A dimensão política da ação docente brincante; 2. Conceituação de jogos;  3. O uso dos jogos como recursos didáticos e expressão do saber; 4. As Cartografias Pedagógicas do jogo e uma nova relação com o conhecimento; 5. As dimensões pedagógicas do jogo no processo educativo. Como ação brincante serão experimentados virtualmente/presencialmente os seguintes jogos de tabuleiro: “Jogo Feudo War”(para debater sobre o feudalismo); “Jogo Entre Trincheiras” (para debater sobre a Primeira Guerra Mundial; “Trilha da Sustentabilidade”, “Entre Gênero” e “Revisionando”. 

 


 

Título: Oficina de Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras

 

Resumo:

Este curso estuda o pós-método no ensino de línguas estrangeiras (LE), a partir da teoria que sustenta essa metodologia, trata de estratégias e técnicas de aprendizagem de línguas na sala de aula e na aprendizagem crítico-reflexiva, considerando ainda as variáveis que caracterizam essa prática pedagógica (particularidade, praticabilidade e possibilidade). Atende à demanda de formação inicial e continuada de professores (de língua inglesa, em especial) a fim de contribuir para o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas no ensino de LE que possam dinamizar o o trabalho docente.

 


 

Título: Ontologia e Estética, Arte e Sociedade – categorias peculiares do estético

 

Resumo:

O curso avança e desdobra os acúmulos da edição anterior, realizada em 2022, articulado à necessidade de concentração e aprofundamento das reflexões, debates e construção coletiva dos saberes em torno das categorias específica do estético e do artístico, concentrando-se, na proposta que ora se apresenta, em problemas das formas do reflexo e da mimeses. O curso acontecerá via tecnologias digitais, através da plataforma google meet, e é aberto à participação da comunidade em geral: estudantes, docentes, assistentes sociais (que têm sempre presença marcante nas edições do curso), professores de ensino fundamental e médio, integrantes de movimentos sociais e sindicalistas, comunidade de Mariana e Ouro Preto, além de participantes de diferentes regiões do país. Trata-se de proposta articulada e potencializadora dos processos teleológicos e de práxis sociais e extensionistas nos campos da cultura e da arte.

 


 

Título: Palestras sobre o podcast: trabalhos invisíveis

 

Resumo:

Estas palestras consistem no compartilhamento de todo o conhecimento gerada no desenvolvimento de podcast envolvendo os principais conceitos da Ergonomia da Atividade. Por meio dessa formação será contada a história de vários atores sociais que são invisíveis em função do trabalho que exercem. Será uma oportunidade de compartilhar a visão desses trabalhadores e trabalhadores sobre a vida pela perspectiva de seus trabalhos. Trabalhos esses como os do(a)s frentistas, porteiro(a)s, faxineiro(a)s, garis, entregadore(a)s, camelôs, ascensoristas, jardineiro(a)s, motoboys, gandulas, entre outros. O workshop será ministrado em sindicatos e escolas da cidade de João Monlevade e região. Será adotada na formação uma abordagem da ergonomia da atividade para explicitar, por meio da fala e verbalizações, aquilo que muitas vezes não pode ser visto no trabalho. O objetivo da palestra será dar reconhecimento aos trabalhadores e trabalhadoras cuja falas foram silenciadas pelo liberalismo tornando-os visíveis em sua humanidade.