skip to content

Estrutura Organizacional

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) é composta por unidades organizacionais que atuam de forma integrada no planejamento, coordenação e execução das ações de extensão e cultura no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Sua estrutura visa assegurar o desenvolvimento de iniciativas que promovam o diálogo entre universidade e sociedade, articulando saberes e fortalecendo os compromissos institucionais com a transformação social.

A estrutura da PROEX compreende:

  • Coordenadoria de Planejamento e Apoio Institucional: A COPLAI presta suporte técnico-administrativo estratégico nas áreas de planejamento institucional, análise orçamentária e gestão de recursos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX/UFOP). Em colaboração direta com os Pró-Reitores, atua na definição de prioridades, na alocação eficiente e transparente de recursos financeiros e na elaboração do Relatório de Gestão Anual, integrando dados das demais coordenadorias para fortalecer a governança e otimizar processos institucionais. As atribuições da COPLAI abrangem a gestão de solicitações de auxílio financeiro, transporte e materiais para atividades extensionistas, a coordenação das atividades administrativas da Central de Empresas Juniores (CEJ), a padronização de processos (POPs), a elaboração de documentos normativos e auxílio administrativo na gestão de compras e contratações. Participa também da organização do Encontro de Saberes (SEXT).

  • Coordenadoria de Extensão: A Coordenadoria de Extensão é o setor da PROEX responsável pela gestão (registro, acompanhamento, relatório, certificação, encerramento, divulgação) das Ações de Extensão nos Sistemas da UFOP (SGE, SAAEX, Controle de Bolsistas, SEI e Plataforma Dados Abertos). A COEXT também administra e orienta parte do processo de inserção curricular da extensão em conjunto com comissões específicas e com a Pró-reitoria de Graduação.

  • Coordenadoria de CulturaA Coordenadoria de Cultura da PROEX é responsável por promover a política de cultura da UFOP, buscando difundir atividades artísticas e culturais produzidas em contexto universitário, valorizar a cultura científica e reconhecer a produção cultural da região. Entre suas competências estão o planejamento anual e execução de ações de gestão, destinadas a apoiar a produção cultural na universidade. Administra o equipamento cultural Cine Vila Rica. Colabora com a mobilização e organização dos trabalhos desenvolvidos pela Rede de Museus e Acervos da UFOP e participa ativamente de debates sobre temas de sua alçada realizados junto a outras instituições de ensino ou na sociedade entendida de forma mais ampla, como por exemplo em Conselhos de Cultura e outras instâncias. Além disso, a coordenadoria pode estabelecer parcerias estratégicas com entidades culturais externas.

    • Divisão do Cine Vila Rica: A Divisão do Cine Vila Rica promove mostras audiovisuais e debates sobre realizações cinematográficas. Além disso, a Divisão tem o papel de estimular a exibição de filmes e debates que utilizam o cinema como metodologia de ensino, bem como incentivar atividades cineclubistas. Outra atribuição importante é a cessão do espaço do Cine para a realização de ações culturais e educativas, e a gestão de contratos e convênios relacionados às suas atividades.

  • Coordenadoria do Centro de Extensão e Cultura de Mariana e Coordenadoria do Centro de Extensão e Cultura de João MonlevadeSão unidades que promovem e descentralizam as ações de extensão e cultura nos campi fora da sede, ampliando o alcance institucional da PROEX. 

    • A Coordenadoria do Centro de Extensão e Cultura de Mariana (CEMAR) trabalha no acompanhamento e auxílio às atividades de extensão e cultura do campus Mariana, e busca articular e estreitar a relação das ações extensionistas e culturais que envolvem os institutos ICHS e ICSA, e a comunidade. É uma unidade que promove e descentraliza as ações de extensão e cultura fora da sede, ampliando o alcance institucional da PROEX.

    • A Coordenadoria do Centro de Extensão e Cultura de João Monlevade (CEMOM) tem como objetivo assessorar e apoiar a viabilização de ações extensionistas e culturais, além de comunicar e divulgar as atividades universitárias. O CEMON busca estreitar laços com a sociedade monlevadense, promovendo o desenvolvimento científico e cultural por meio do ensino, gerando conhecimento baseado na realidade local, estimulando a participação social e a partilha de saberes.

 

Essa organização reflete o compromisso da PROEX com uma atuação descentralizada, transversal e conectada às realidades locais, regionais e nacionais.