Projetos Institucionais
PROJETOS INSTITUCIONAIS
Acalento: grupo de acolhimento de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais
Proposta vinculada: UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira;
Coordenador: Prof. Aisllan Diego De Assis. (DEMSC)
O ACALENTO é o grupo de cuidado e acolhimento do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto/MG, tem como proposta ser um grupo de recepção para aqueles que procuram o serviço, tornando-se referência para o primeiro atendimento em saúde mental da Unidade Básica de Saúde-UBS do distrito. O grupo possibilita um espaço semanal aberto e, desta forma, a equipe de saúde do SUS e a própria comunidade podem construí-lo. Com o grupo de cuidado e acolhimento, espera-se ser possível reformular o projeto institucional do serviço, integrando os diferentes profissionais da equipe, oficinas e demais atendimentos através de práticas grupais, aumentando a capacidade de atendimento e a interação entre profissionais, usuários e comunidades na construção do cuidado integral em saúde mental.
Fonte: Radio UFOP, episódio 11: https://radio.ufop.br/podcasts/frutos-da-extensao
Fonte: Site da UFOP: Artigo: https://ufop.br/sites/default/files/os_sentidos_da_roda_-_artigo_final.pdf
A fresta da palavra: leituras e escritos para mulheres em privação de liberdade
Proposta vinculada: Laboratórios de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem - LALIN
Coordenadora: Prof.ª Rita Cristina Lima Lages (DELET)
Este projeto tem por finalidade levar práticas de leitura literária e de outros gêneros para mulheres em privação de liberdade. Elegeu-se para tais práticas o Presídio da cidade de Mariana, MG: PRESÍDIO DE MARIANA I (Pres-MNA-I) Endereço: Rua 16 de Julho, S/N° - Centro, Mariana. Leva-se em consideração aqui, como principal suporte para a proposta, a definição da literatura como direito e como fator de humanização, como defendeu o crítico literário Antônio Cândido. Além disso, toma-se não apenas o letramento literário, mas, ainda, o letramento em diversificadas práticas de leitura, presentes na sociedade, como fator de emancipação do sujeito. Pretende-se a médio e longo termo contribuir para uma melhor condição sociocultural de mulheres em privação de liberdade. Acreditamos, pois, que mulheres privadas de liberdade em muito poderiam ser transformadas (no sentido de mudar ou de melhor de condição na qual se encontra) e também transformadores de suas realidades. Levar, portanto, fatores de humanização para o ambiente prisional nos parece um fator com enorme potencial de melhoria de condições (mentais, emocionais, culturais, sociais etc..) das mulheres.
Agricultura familiar e agroecologia na região dos inconfidentes
Proposta vinculada: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES
Coordenadora: Prof.ª Livia Echternacht Andrade (DEBIO)
A presente proposta visa fortalecer a agricultura familiar e promover a transição agroecológica na região dos Inconfidentes, abrangendo os municípios de Mariana, Ouro Preto e arredores. Planeja-se realizar um diagnóstico sobre a agricultura familiar e a adoção (ou intenção de adoção) de práticas agroecológicas na região. Este diagnóstico subsidiará ações para fomentar a agroecologia regional, baseadas na construção coletiva de conhecimentos sobre o manejo dos agroecossistemas.
Propomos desenvolver ações participativas junto às comunidades rurais, promovendo a popularização da ciência e tecnologia aplicadas ao manejo ecológico dos agroecossistemas. As iniciativas de fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia na região contribuirão para a recuperação e diversificação socioeconômica e ambiental, além de promover a soberania e segurança alimentar e o desenvolvimento rural.
https://drive.google.com/open?id=1gY8ILhvzuMwI1SaiC8qbSN4w-UD-LyXw
A construção dialógica da identidade em entrevistas narrativas realizadas por alunos de Ouro Preto com a comunidade
Proposta vinculada: Laboratórios de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem - LALIN
Coordenador: Prof. Paulo Henrique Aguiar Mendes (DELET)
A proposta visa realizar uma ação extensionista em que alunos de uma escola pública de Ouro Preto conduzirão entrevistas narrativas com moradores da cidade, explorando temas como patrimônio cultural, mineração e privatização da água. Essas entrevistas, planejadas e gravadas, promovem a construção dialógica da identidade, valorizando o conhecimento, crenças e valores dos envolvidos. O resultado pode servir como banco de dados e instrumento de preservação da memória. A atividade desenvolve diversas competências, incluindo planejamento, elaboração de perguntas e compreensão da narrativa como prática essencial para a construção de identidades e organização da experiência cultural.
"Alimentando do futuro": geração de trabalho e renda para as mulheres da comunidade de Cafundão, a partir da produção e comercialização de alimentos saudáveis e sustentáveis.
Proposta vinculada: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES
Coordenadora: Prof.ª Marisa Alice Singulano Alves (DECSO)
A proposta visa acompanhar a apoiar a iniciativa de implantação de uma agroindústria feminina na comunidade Cafundão, visando a produção e comercialização de produtos alimentares saudáveis e sustentáveis desenvolvidos a partir de recursos locais, produtos da agricultura familiar agroecológica e receitas tradicionais e, consequentemente, gerar trabalho e renda para as mulheres, suas famílias e para a comunidade.
Site da UFOP: https://www.ufop.br/noticias/extensao-e-cultura/projeto-de-extensao-da-ufop-e-empresa-synergia-socioambiental-inauguram
https://drive.google.com/open?id=1BdAM1_tWSCDNy5dzI5JlLjKxyJJouSEE
A produção de HIS no distrito sede de Ouro Preto: o caso REURB / Novelis
Proposta vinculada: Espaços públicos em Ouro Preto: apoio às iniciativas municipais de requalificação dos espaços de lazer e de mobilidade
Coordenador: Yuri Queiroz Abreu Torres (DEURB)
Este projeto extensionista tem como objetivo geral assessorar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), no acompanhamento do processo REURB Novelis, verificando, entre outros, de que maneira as glebas de repasse poderão contribuir para a redução do déficit habitacional em Ouro Preto, colaborando também para o desenvolvimento de um projeto de habitação de interesse social que atenda quali e quantitativamente o déficit habitacional local.
As escolas de Mariana e a Olimpíada Nacional em História do Brasil
Proposta vinculada: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professores;
Coordenadora: Prof.ª Helena Miranda Mollo. (DEHIS)
O projeto visa estimular os professores de Mariana a participarem da Olimpíada Nacional em História do Brasil. A cidade, que é um celeiro para cultura histórica mineira, pode refletir ainda mais sobre esse processo de construção crescente. A Olimpíada Nacional em História do Brasil é de grande importância não só para o aprofundamento dos conteúdos da disciplina de História, mas de conteúdos interdisciplinares, além do desenvolvimento da capacidade de interpretação do texto, da leitura e da escrita. A capacidade de relacionar conteúdos, temas, sistematizar respostas é fundamental para a formação do aluno e o evento é uma ótima oportunidade para que esse processo aconteça.
Email: ufopcomaescola.deedu@ufop.edu.br
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A Sirene: modelos de negócios em novos arranjos produtivos jornalísticos
Proposta vinculada: Sujeitos de suas histórias;
Coordenadora: Prof.ª Carolina Machado Saraiva (DECAD)
Este projeto tem por objetivo desenvolver ações no campo, na área de Reestruturação Financeira do Jornal A Sirene, que representa as pessoas Atingidas pela Queda da Barragem de Fundão de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e demais localidades atingidas pelo rompimento da barragem de rejeito, pertencente à empresa Samarco. Frente a todo o conhecimento já existente em relação aos atingidos pela queda da barragem, desenvolvimento este que só foi possível com o apoio da UFOP, através dos projetos de extensão e de pesquisa, planeja-se para o ano de 2023 a realização de ações de natureza intervencionista com os atingidos a fim de, com eles, serem construídas ações de trabalho e geração de renda, visando o desenvolvimento de empregabilidade e reestruturação para o trabalho.
Site: sujeitosdesuashistorias.org
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https://drive.google.com/open?id=1jsUOzznMltv9KlKiIfaVj0fe4qsbLBBh
A Sirene: redes de visibilidade e ação jornalísticas em comunidades atingidas
Proposta vinculada: Sujeitos de suas histórias;
Coordenador: Prof. André Luís Carvalho (DEJOR)
Diante da crise vivida no modelo de financiamento do Jornal A Sirene, que ameaça a existência do veículo para além de janeiro de 2022, este projeto busca materializar, por meio do programa Sujeitos de suas histórias, arranjos produtivos possíveis para manter essa ferramenta fundamental na luta das comunidades atingidas pelo crime minerário de Vale, Samarco e BHP Billiton, sem descaracterizar seu arranjo produtivo que coloca o protagonismo editorial e narrativo nas comunidades e sujeitos atingidos e reconhecendo A Sirene como locus de luta, visibilidade e espaço de memória das comunidades atingidas, além de exercício de jornalismo contra-hegemônico, cidadão e centrado na experiência democrática da comunicação.
Site: sujeitosdesuashistorias.org
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Atuação da UFOP com a escola nas ações promovidas pela mesa permanente
Proposta vinculada: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professores
Coordenador: Prof. Marcelo Donizete Da Silva (DEEDU)
Esse projeto tem como objetivo articular as propostas elencadas na Mesa Permanente, com as ações promovidas pelo programa UFOP com a escola a partir das demandas deliberadas pela mesma. Por se tratar de ação do programa a mesa permanente é ferramenta necessária de promoção das atividades extensionistas, de pesquisa e ensino da UFOP com a Escola. Como proposta metodológica a questão será a promover uma análise qualitativa das reuniões articuladoras, cujo objetivo será promover um banco de dados para produção de atividades de formação continuada de professores da região. Esperamos com esse projeto, dar continuidade das análise acerca da mesa permanente no tocante a promoção das ações extensionistas do programa UFOP com a Escola.
https://drive.google.com/open?id=1OJPjXYp3rq31-hbVY1WGEuuWtiKsMDHO
Capacitação de professores e alunos para utilização de computadores e desenvolvimento de atividades educativas
Proposta vinculada: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes
Coordenador: Prof. Edgar Gregory Torres Saraiva (DEELT)
A presente proposta visa a Capacitação de professores e alunos para utilização de computadores para o desenvolvimento de atividades educativas vinculadas ao Programa de Enfrentamento do Aedes aegypti na cidade de João Monlevade.
Carro Biblioteca da UFOP
Proposta isolada
Coordenador: Elton Ferreira De Mattos. (Sisbin)
Este projeto descreve a concepção, estrutura e ações do Carro Biblioteca do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal de Ouro Preto. Ele tem como objetivos: proporcionar aos moradores da periferia da cidade de Ouro Preto o acesso ao universo dos livros e da arte. Pretende também: incentivar e auxiliar as comunidades na criação de bibliotecas comunitárias, promover a inclusão sociocultural, oferecer aos bibliotecários da universidade a possibilidade de contribuir com as bibliotecas comunitárias, assim como dar oportunidade aos estudantes universitários de pesquisar e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos adquiridos. O Carro Biblioteca da UFOP tem como foco principal a periferia da cidade. São realizadas visitas semanais que possibilitam o empréstimo de livros para o público cadastrado. Além disso, os alunos bolsistas da graduação realizam diversas oficinas no intuito de incentivar o gosto e o prazer pela leitura..
https://drive.google.com/open?id=1QVAcKE3_xfTCMNQWEIhWVGfODCiN2NYY
Instagram: www.instagram.com/carrobibliotecaufop/
Facebook: https://www.facebook.com/carrobibliotecaufop
CEMELE- Memorial de línguas, cultura e ensino da UFOP
Proposta vinculada: Laboratórios de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem - LALIN
Coordenadora: Prof.ª Rita Cristina Lima Lage (DELET)
O projeto CEMELE - Memorial de línguas, culturas e ensino da UFOP tem sua origem a partir de um importante acervo de impressos didáticos, e de outras materialidades de ensino de línguas (materna e estrangeiras, pertencente à professora Rita Lages, do DELET/UFOP. A proposta é que o referido acervo passe, a partir da implementação do Programa de Extensão a pertencer ao DELET, sedo doravante utilizado em ações de formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa e de línguas estrangeiras. O acervo é composto de materiais didáticos produzidos para o ensino de línguas desde as primeiras décadas do século XX até a contemporaneidade. Alguns, no entanto, datam do século XIX. A característica histórica do acervo demonstra seu potencial formativo em diversas ações, visto que permitem uma aproximação das diferentes teorias, conteúdos, métodos, abordagens etc. concernentes ao campo do ensino-aprendizagem de língua materna e de línguas estrangeiras que circularam e ou/foram praticadas no Brasil.
Centro de Línguas e Culturas - Delet-Ufop - Concluído em 02/08/2024
Proposta isolada
Coordenadora: Prof.ª Viviane Raposo Pimenta (DELET)
O Centro de Línguas e Culturas tem como objetivo permitir um espaço pedagógico aos estudantes do Departamento de Letras para que tenham um conhecimento experiencial do que se aprende na sala de aula e atuar de forma decisiva para a internacionalização da UFOP por meio da oferta de cursos de línguas. Objetiva-se ao aperfeiçoando dos conhecimentos de línguas dos seus alunos, com a oferta de cursos de língua portuguesa, línguas estrangeiras – mais especificamente, língua inglesa e suas literaturas, com potencial para a oferta do ensino de língua francesa e Língua Brasileira de Sinais e literaturas. Também objetivamos dar continuidade ao trabalho já realizado pelo Núcleo de Línguas no que concerne ao ensino de língua portuguesa como língua estrangeira (PLE). O público alvo do CLIC são alunos, docentes, servidores técnico-administrativos e comunidade nos campi de Mariana, Ouro Preto e João Monlevade, bem como alunos estrangeiros de PLE da comunidade interna e externa.
Instagran: clic.ufop
Centro de Memória da Extensão: vivências extensionistas em documentos no CEMAR/UFOP
Proposta isolada
Coordenadora: Prof.ª Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva (DEEDU)
Este projeto, em continuidade, visa resgatar a memória das vivências extensionistas desenvolvidas nos Institutos de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), campi Mariana, e apreender os registros das atividades junto a comunidade marianense. A proposta do projeto se reporta aos cuidados com as diferentes memórias registradas: imagéticas, retidas na forma de documentos e de fotos, as quais permitem reconstruir parte da vida social expostas nas ações de extensão, podendo constituir aquilo que seria o acervo documental do Centro de Memória de Extensão de Mariana (CEMEX/CEMAR/UFOP). Ao longo desses anos de atividade, o processo sociocultural das ações extensionistas produziu, e continua produzindo, uma massa documental considerável que, até então, está razoavelmente tratada e analisada. A organização do centro, ao recuperar os documentos das ações, joga luzes na participação da UFOP na comunidade, apresenta as relações que se estabelecem entre teoria e prática. O material, uma vez organizado, será disponibilizado aos estudos e pesquisas tanto para os cursos de Graduação e de Pós-Graduação dos dois institutos.
Cia da Gente – arte, saúde, educação e sociedade
Proposta isolada
Coordenador: Prof. Aisllan Diego de Assis (DEMSC)
O Projeto de Extensão “Cia da Gente – arte, saúde, educação e sociedade” consiste em dar “Atenção” à grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de ações culturais e de saúde, que partem de linguagens artísticas, musicais e pedagógicas, com ênfase na ampliação da inclusão social e cultural, em diálogo com as seguintes instituições sociais e comunidade de Ouro Preto: Lar São Vicente de Paulo e distrito histórico de Antônio Pereira, em Ouro Preto – MG. As ações do projeto acolhem pessoas de diferentes idades, bairros e instituições, nos espaços, encontros e eventos que realiza. Atualmente o projeto conta com 24 bolsas de extensão para estudantes da UFOP, além de professores, apoiadores e voluntários.
Instagran: cia.dagente
Divulgação das atividades realizadas: https://drive.google.com/drive/u/3/folders/1qGHhhf_1LB31IoAfu8-lgp68TRB-xufU
Site da UFOP: https://www.ufop.br/noticias/extensao-e-cultura/projeto-de-extensao-da-ufop-realiza-seminario-sobre-saude-mental-em
Circula Agricultura
Proposta vinculada: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES;
Coordenadora: Prof. Rafael Santiago Mendes (DESSO)
Este projeto visa a realização de feiras continuadas para produtos da agricultura familiar nas dependências da Universidade Federal de Ouro Preto. A realização das feiras de agricultura familiar permite a geração de trabalho e renda para as famílias de agricultores, potencializa o desenvolvimento socioeconômico dos distritos rurais de Ouro Preto e Mariana e viabiliza o acesso a alimentos de qualidade a preços justos para a comunidade universitária e local.
Site: portfoliocirculaufop.wixsite.com/portfolio
Instagram: www.instagram.com/circulaagriculturamg/
Conhecendo e combatendo os vetores da Dengue, Febre Amarela, Febre Chikungunya e Zika - Uma proposta de formação continuada para os sujeitos da escola
Proposta vinculada: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes
Coordenadora: Prof.ª Maria Célia Da Silva Lanna. (DECBI)
Os casos de arboviroses como Chikungunya, Dengue, Febra Amarela e Zika no Brasil já alcançam números alarmantes. Nesse contexto, inquéritos entomológicos e ações pautadas pela Educação em Saúde constituem ferramentas valiosas para nortear medidas de controle epidemiológico e ajudam a prevenir surtos dessas doenças. Esse trabalho objetiva desenvolver atividades que conectam as áreas do ensino, pesquisa e extensão, onde acadêmicos extensionistas e pesquisadores (professores e pós-graduandos) da UFOP, juntamente com os sujeitos das Escolas de educação básica situadas no entorno da Universidade, irão atuar de maneira de forma integrada como protagonistas na disseminação do conhecimento no que tange à prevenção e controle tanto dos agravos à saúde quanto de seus vetores.
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Instagram https://instagram.com/projetodengueufop?igshid=OGQ5ZDc2ODk2ZA== "
CONSOTIUM - Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento do Lazer e do Esporte na Região dos Inconfidentes
Proposta vinculada:: ELOS - Esporte e Lazer na Região dos Inconfidentes
Coordenador: Prof. Bruno Ocelli Hungheri (DEEFD)
Projeto “CONSOTIUM – Cooperação Interinstitucional para o Desenvolvimento do Lazer e do Esporte na Região dos Inconfidentes), visa fortalecer a cooperação entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o poder público municipal e entidades da sociedade civil em Itabirito, Mariana e Ouro Preto para promover o lazer, o esporte e a cultura como direitos sociais. Os objetivos incluem: apoiar tecnicamente parcerias institucionais; assessorar na criação de leis para o lazer e esporte; diagnosticar equipamentos públicos; promover eventos para aumentar a participação social; e contribuir com cursos de capacitação. O projeto se alinha ao Programa ELOS e se baseia em pesquisas qualitativas para mapear, diagnosticar e avaliar políticas públicas e demandas populares relacionadas ao lazer e esporte.
Criação de uma plataforma computacional para análise espaço/temporal das principais arboviroses e demais doenças coletivas e risco ambiental
Proposta vinculada: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes
Coordenador: Prof. Edgar Gregory Torres Saravia (DEELT)
Em 2022, a América Latina registrou 90,1% (2.803.096) dos casos de arboviroses globais, com o Brasil liderando (2.383.001), seguido por Nicarágua e Peru. Em 2023 e 2024, os casos de dengue continuaram a aumentar, especialmente nas regiões costeira e amazônica do Peru, incluindo áreas desérticas antes não afetadas. O projeto de extensão tecnológico, em parceria entre a UFOP e a Universidad Nacional de San Cristóbal de Huamanga, busca mapear e analisar a situação do Aedes aegypti e outras arboviroses no Peru. Através de uma plataforma espaço-temporal e o uso de Python e MySQL, o projeto visa auxiliar a Vigilância Epidemiológica na criação de diretrizes de prevenção e controle dessas doenças, focando em áreas de alta vulnerabilidade econômica e sanitária.
Cursinho Popular PREMAR
Proposta vinculada: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN)
Coordenador: Prof. Bernardo Nascimento de Amorim (DELET)
O cursinho popular PREMAR, parte do Programa Municipal de Preparação para Ingresso no Ensino Superior, passou por uma reestruturação em 2024, devido a novas necessidades dos estudantes de Mariana-MG. Uma parceria entre a SME de Mariana e a UFOP resultou em um cursinho preparatório para o ENEM, voltado para estudantes da rede pública. A SME cuidou dos trâmites legais e inscrições, enquanto o ICHS/UFOP forneceu o espaço e supervisionou estagiários. Foram criadas 14 bolsas de estágio e duas turmas para 80 alunos. A iniciativa visa melhorar o desempenho no ENEM 2024 e consolidar o projeto em 2025.
Desidratador solar de alimentos: tecnologia social para segurança alimentar, agregação de valor a produção e mobilização camponesa
Proposta vinculada: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES;
Coordenador: Prof. Pedro Henrique Barbosa De Abreu (DEMSC)
A desidratação solar é uma forma tradicional de conservação de alimentos, desenvolvida no projeto como Tecnologia Social nos distritos de Mariana e Ouro Preto. Assim, pode-se fomentar diversos benefícios para a agricultura familiar camponesa, como a segurança alimentar, a agregação de valor aos produtos, a mobilização social e a promoção da saúde. Dessa forma, busca-se a implantação de Desidratadores Solares de Alimentos em propriedades de agricultura familiar selecionadas; a utilização regular da tecnologia de forma autônoma por essas; o intercâmbio e aproximação das famílias camponesas nos locais; o aprofundamento de processos organizativos (pré-existentes ou novos); e a integração de ações e resultados deste projeto com projetos de extensão e pesquisa que integram o Programa de Extensão Institucional Agricultura Familiar na UFOP e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (NUPEDES/UFOP).
Youtube: www.youtube.com/watch?v=mRun-Qlr2RY
Diálogos com a coordenação pedagógica: a/o pedagoga/o e sua prática - Curso;
Proposta vinculada: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professores;
Coordenadora: Prof.ª Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva. (DEEDU)
O curso pretende oferecer formação continuada a/o Pedagoga/o que atua nas escolas das municipal de Mariana, de modo que estes possam articular, de maneira estratégica, o caráter político-pedagógico do conhecimento que essa função emana. Através do estudo presencial e da formação de um grupo de estudos, pretende-se que a/o Pedagoga/o se articule para se expressar no saber, no fazer e no ser cotidiano do trabalho na instituição escolar. Partindo da experiência prática desenvolvida pela/o Pedagoga/o da escola pública, o curso se propõe a instrumentalizá-la/o de forma que possa (re)significar e (re)socializar seus fazeres e saberes ao responderem às exigências da função no cotidiano escolar. O que se pode notar é que tais demandas não só criam novas exigências para a atuação como também recriaram a identidade da/o Pedagoga/o, o que pode vir a comprometer a efetivação da qualidade da escola pública quando não apreendida.
Email: ufopcomaescola.deedu@ufop.edu.br
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Diálogos entre Universidade, Educação Básica e Sociedade Civil
Proposta vinculada: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professores;
Coordenador: Prof. André Felipe Pinto Duarte (DEETE)
A UCAE apresenta um projeto de comunicação, com o objetivo de desenvolver e ampliar as ações de sua comunicação com a Educação Básica e com a sociedade civil, que também necessita de informações sobre a Educação Pública. Para tanto, pretende utilizar ferramentas midiáticas para facilitar e aprimorar os meios para divulgação das ações da UCAE e de informações relevantes para a rede pública de ensino; ampliar a parceria com a Rádio UFOP para divulgação de conteúdos relativos às ações do programa e de temas relevantes à sociedade civil, bem como, com o mesmo fim, estabelecer contato com outros órgãos de comunicação do território dos inconfidentes; desenvolver e divulgar os webinários, tornando-se material permanente para a formação de professores.
Email: ufopcomaescola.deedu@ufop.edu.br
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Diálogos sobre sustentabilidade - Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas e Seminário da Pós-graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental
Proposta isolada
Coordenador: Prof. Paulo de Castro Vieira (DEURB)
Esta ação de extensão tem como objetivo contribuir com a formulação e o fortalecimento de inciativas públicas e privadas voltadas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental por meio da realização de debates e trocas de experiências em palestras, painéis de debates, cartas oficinas, minicursos, cases e carta manifesto. A ação denominada Diálogos sobre sustentabilidade contemplará a nona edição do Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais e o Seminário do curso de Pós-graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Serão abordados temas condizentes com as demandas contemporâneas e comuns às realidades dos habitats regionais relacionados com as pautas socioambientais como os objetivos de desenvolvimento sustentável. As atividades serão realizadas de forma plural, voluntária e participativa com representantes de órgãos públicos (municipais, estudais e federais), instituições de ensino, setores da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. Todas as atividades da programação do Fórum serão oferecidas de forma gratuita a toda a população, com parte da programação ocorrendo de forma remota e híbrida (presencial e remota). O trabalho será desenvolvido no âmbito da UFOP por meio da Cátedra da UNESCO-UFOP (Águas, Mulheres e Desenvolvimento), do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental e do curso de Engenharia Urbana da UFOP. O projeto contará com parcerias com instituições externas como a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e será inscrito no circuito internacional Outubro Urbano da ONU-Habitat.
Site da UFOP: https://www.ufop.br/eventos/9o-forum-de-sustentabilidade-das-cidades-historicas-de-minas-gerais
Documentação narrativa de experiências pedagógicas: ouvindo os(as) educadores da Região dos Inconfidentes por meio da Revista Pró-Professo
Proposta vinculada:: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professore
Coordenadora: Prof.ª Sandra Augusta de Melo (DEETE)
A Revista Pró-Professor é uma publicação eletrônica de produções de professores atuantes no ensino infantil, fundamental e médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Os trabalhos publicados são registros de experiências, reflexões sobre a prática docente, a formação continuada em serviço e outras produções destes profissionais em diferentes formatos, com ênfase em documentações narrativas pedagógicas. As publicações são mobilizadoras, tanto em seu processo quanto em seu resultado, de uma aproximação entre a academia e a educação básica. Tal aproximação ocorre por meio do incentivo, da tutela e da curadoria dos trabalhos a serem veiculados. O projeto tem, portanto, caráter extensionista e está sob a chancela de um Programa da Universidade Federal de Ouro Preto: o UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores.
Educação em Saneamento Sustentável
Proposta isolada
Coordenador: Prof. Paulo de Castro Vieira.(DEURB)
Este trabalho tem como objetivo realizar atividades presenciais e remotas de educação em saneamento sustentável. Nesse serão abordadas práticas sustentáveis sobre o abastecimento de água para o consumo humano, esgotamento sanitário, águas de drenagem pluvial e resíduos sólidos. O público alvo do trabalho serão líderes comunitários e comunidades em áreas de interesse social. As atividades se desenvolverão em dois tipos: as capacitações e as orientações técnicas - que contarão com a participação direta dos bolsistas e voluntários. Dentre os resultados esperados, o trabalho deverá contribuir com a mobilização social para o desenvolvimento comunitário de práticas e hábitos sustentáveis como a redução e o manejo correta dos resíduos sólidos, o consumo consciente de água, o manejo adequado das águas de chuva e a destinação correta dos esgotos sanitários, os quais deverão resultar diretamente na melhoria da qualidade de vida da população e na preservação do meio ambiente local.
Educação Sobre Dengue com Auxílio da Impressão 3D
Proposta vinculada: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes
Coordenador: Prof. Luiz Eduardo de Souza (DECBI)
O projeto de extensão " Educação Sobre Dengue com Auxílio da Impressão 3D" visa promover a educação em saúde como forma de combate a propagação da dengue através da criação de um protótipo ampliado de mosquito da dengue impresso em 3D capaz de simular o mecanismo de injeção do vírus na corrente sanguínea. A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e representa um sério problema de saúde pública em muitas regiões do Brasil. Este projeto tem como objetivo educar a comunidade sobre as medidas de prevenção da dengue e mostrar como a tecnologia pode ser usada de forma criativa para abordar questões de saúde pública.
Fonte : Radio UFOP - Frutos da Extensão: https://open.spotify.com/episode/7qlYe81jobdZSiTXnzK7QN?si=PezmB4hKRHS93ZrE_JjDaA&nd=1&dlsi=b3d1236f36a24a0a
ELO Estrela do Oriente: Melhor Idade em Movimento
Proposta vinculada: ELOS - Esporte e lazer na região dos Inconfidentes
Coordenador: Prof. Bruno Ocelli Ungheri (DEEFD)
O projeto ELO Estrela do Oriente, compõe o rol de oficinas sistemáticas previstas pelo Programa de Extensão "ELOS", tendo sua pedra fundamental concebida por uma demanda apresentada pelo Grupo da Melhor Idade Estrela do Oriente, à Escola de Educação Física da UFOP. A Associação em tela se localiza em Cachoeira do Campo e, dentre seu escopo de ação, encontram-se as práticas da cultura corporal do movimento, em especial as ginásticas e as atividades rítmicas. Todavia, dados os limites de acesso a recursos financeiros, a entidade necessita estabelecer pontes com instituições parceiras para ampliar sua prestação de serviços comunitários. Sob esse prisma, a partir do alinhamento das expectativas, delineou-se a oferta semanal de duas aulas de ginástica coletiva e duas aulas de dança para idosas e idosos cachoeirenses, de forma gratuita, sob supervisão técnica do corpo docente lotado no Departamento de Educação Física da UFOP. Pretende-se compor um grupo regular de, no mínimo, 20 praticantes, tendo como premissa de avaliação as dimensões qualitativas da promoção da saúde e do bem-estar.
Escrevendo com(o) professores
Proposta vinculada: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN);
Coordenadora: Prof.ª Viviane Raposo Pimenta. (DELET)
Escrevendo com (o) professores expressa, no nome, sua ideia-força, que se materializa na proposição de registrar, e mais, de (re)criar, pelo processo e prática da escrita compartilhada, percursos formativos planejados e vivenciados pelas professoras da educação básica, editados pelas perspectivas teóricas que as professoras da educação superior explicitam e/ou constroem, ressignificando a práxis docente de todos os envolvidos. Desse modo, (re)criando um material que possa ser divulgado e utilizado por outros profissionais docentes, damos forma a desejos e necessidades que, apesar de antigos, fazem-se mais urgentes no contexto contemporâneo, no qual precisamos, sobremaneira, traçar as bases de uma educação racional, reflexiva, ativa e transformadora, eivada de cientificidade, mas especialmente de respeito ao educando e a sua constituição como cidadão em letramento(s). Esse projeto de extensão é uma proposta que associa pesquisa, ensino e extensão, com destaque a esta última, ao processo de formação acadêmica e de formação continuada dos professores em atuação e à disseminação do conhecimento produzido por meio da publicação de material teórico-didático-metodológico que possa auxiliar outros professores que, por sua vez, se tornarão multiplicadores e construtores de novos protótipos didáticos.
Estruturação do fluxo do processo de gestão de materiais, enxovais e medicamentos do Hospital Margarida a partir do uso de uma Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Proposta isolada
Coordenadora: Prof.ª Luciana Paula Reis (DEENP)
Organizações de saúde, públicas e privadas, convivem com grandes desafios para entregar serviços de qualidade em tempo hábil, dentro de restrições estruturais e orçamentárias. As ineficiências na gestão dos recursos e materiais levam a perdas dos produtos por estas organizações, seja por extravios, obsolescências, vencimento e outros. Para mitigar essas ineficiências, as práticas de gestão presentes na área de administração de materiais associadas ao desenvolvimento de Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) trazem algumas contribuições interessantes. A administração de materiais visa maximizar a utilização dos recursos disponíveis na organização, de forma a atender aos processos internos e clientes da melhor forma, auxiliando na tomada de decisões e proporcionando vantagens competitivas. Para auxiliar a gestão desses recursos e materiais, tem-se o desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo o uso de Radio-Frequency Identification (RFID), antena, computação móvel e QRCode. Nesse contexto, este projeto tem como objetivo estruturar um novo fluxo do processo de gestão de materiais, enxovais e medicamentos do Hospital Margarida a partir do uso de uma TIC (solução tecnológica). Após o desenvolvimento e validação da nova solução tecnológica, o projeto buscará capacitar as pessoas do Hospital no uso dessas tecnologias e contribuir para a transformação do ambiente social interno à ele. Ressalta-se que esses materiais representam uma parte significativa do investimento do hospital para a continuidade da prestação de serviços. Dessa forma, espera-se que o uso dessa tecnologia somada às práticas de gestão possam representar uma solução tecnológica capaz de mitigar as ineficiências do processo de gestão, reduzindo as perdas e custos operacionais. Como consequência, terá uma melhor gestão do recurso público, destinado ao Hospital e melhor qualidade dos serviços de saúde prestados por ele à toda a população do médio Piracicaba.
Expressões narrativas inconfidentes
Proposta vinculada: Laboratórios de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem - LALIN
Coordenadora: Prof.ª Eliane Mourão (DELET)
Este projeto tem como intuito a produção de material audiovisual multiplataformas a partir de um celular na mão, direcionado ao debate, promoção e divulgação dos conhecimentos e saberes linguísticos e culturais populares da região dos inconfidentes (Mariana e Ouro Preto), promovendo a conscientização da cidadania e valores sociais coletivos, além de criar pontes de diálogo entre a tradição histórica e o tempo presente, descortinando novas possibilidades de valorização dos elementos populares.
Formação Continuada para Agentes de Saúde de Ouro Preto no Combate aos vetores da Dengue, Febre Amarela, Febre Chikungunya e Zika em Parceria da UFOP e Secretaria de Saúde Municipal e Ouro Preto
Proposta vinculada: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes
Coordenadora: Prof.ª Maria Célia Da Silva Lanna. (DECBI)
Os casos de arboviroses como Chikungunya, Dengue, Febra Amarela e Zika no Brasil já alcançam números alarmantes. Nesse contexto, inquéritos entomológicos e ações pautadas pela Educação em Saúde constituem ferramentas valiosas para nortear medidas de controle epidemiológico e ajudam a prevenir surtos dessas doenças. Esse trabalho objetiva desenvolver atividades que conectam as áreas do ensino, pesquisa e extensão, onde acadêmicos extensionistas e pesquisadores (professores e pós-graduandos) da UFOP, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde(ACS) irão atuar de forma integrada como protagonistas na disseminação do conhecimento no que tange à prevenção e controle tanto dos agravos à saúde quanto de seus vetores.
Grupo de Estudos do GiraCampo - Educação do Campo em Movimento
Proposta vinculada: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professore
Coordenadora: Prof.ª Alexandra Resende Campos (DEEDU)
O Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo do Território dos Inconfidentes (GiraCampo), vinculado ao Departamento de Educação da UFOP e ao Programa UFOP com a Escola (UCAE), desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os trabalhos desenvolvidos estão articulados ao processo de implementação das Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais e visa promover ações de fortalecimento das práticas pedagógicas em Educação do Campo em escolas da região (Mariana, Ouro Preto, Diogo de Vasconcelos e Acaiaca e Itabirito). Umas das ações do GiraCampo, tem sido o Grupo de Estudos em Educação do Campo. Suas atividades tiveram início no ano de 2018, atendendo inicialmente estudantes das licenciaturas do ICHS. Em 2020, os encontros passaram a ser virtuais devido a pandemia (Covid-19) e teve o apoio da Proex com uma bolsa de extensão. Os resultados foram satisfatórios, com aumento do número de participantes, professores das escolas públicas da região e estudantes de outras universidades. Em 2022, as ações do grupo retornaram no formato híbrido, com alguns encontros presenciais no ICHS e virtuais. Espera-se em 2023, ampliar as ações do grupo com encontros formativos em Escolas do Campo da região. Portanto, o objetivo deste projeto é dar continuidade as ações desenvolvidas no grupo de estudos, discutindo temáticas relacionadas aos princípios e fundamentos da Educação do Campo. O Grupo de Estudos é um espaço formativo para estudantes das licenciaturas da UFOP e para professores das escolas do campo do Território dos Inconfidentes. Além dos encontros presenciais e virtuais, realizados no âmbito do ICHS, no ano de 2023 o grupo de estudos propõe 04 encontros formativos em Escolas do Campo da região para discutir as Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais. Espera-se com essas atividades fomentar a formação em práticas pedagógicas em Educação do Campo, contribuindo para a criação de uma rede de Educadores em Educação do Campo no Território dos Inconfidentes.
http://"https://www.instagram.com/p/Cvr0GuZOTJw/?ref=NO5BA53I
Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana
Proposta vinculada: Sujeitos de suas histórias;
Coordenadora: Prof.ª Karina Gomes Barbosa Da Silva. (DEJOR)
Este projeto busca continuar as ações para tornar atingidos da tragédia da Samarco, em novembro de 2015, protagonistas de narrativas: do lugar, do patrimônio, das paisagens, da(s) história(s), das memórias, das pessoas, do presente, do futuro, do isolamento. Para isso, o projeto intenta continuar a oferecer meios para que moradores de comunidades atingidas, sobretudo crianças e adolescentes, sejam capazes de narrar, verbo-visualmente, acompanhados de estudantes de jornalismo, fragmentos do que podem constituir suas identidades e imaginários, permeados pelo afeto como forma de conhecimento e apropriação de espaços. A partir da pandemia, em 2020, o projeto ganhou nova dimensão, ao acompanhar as experiências de isolamento desses sujeitos, por meio de encontros remotos, e os percursos afetivos possíveis diante das mudanças a serem vividas por eles, que no entanto não sabem quando isso se dará, nem de que maneira, bem como os conflitos e as re-traumatizações que irão eventualmente ocorrer.
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Libras na UFOP 1
Proposta vinculada: Laboratórios de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem - LALIM
Coordenadora: Prof.ª Andreia Chagas Rocha Toffolo (DELET)
O projeto "Libras na UFOP 1" oferece um curso de extensão para ensinar Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco no conhecimento introdutório. Destinado à comunidade acadêmica e externa, o curso inclui aulas práticas para desenvolver habilidades de sinalização e compreensão em Libras, buscando reduzir as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes.
https://www.instagram.com/librasnaufop/
Libras na UFOP 2
Proposta vinculada: Laboratórios de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem - LALIM
Coordenadora: Prof.ª Andreia Chagas Rocha Toffolo (DELET)
O projeto "Libras na UFOP 2" dá continuidade à iniciativa anterior, "Libras na UFOP 1", com o objetivo de aprofundar o conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso, destinado à comunidade acadêmica e externa, oferece aulas práticas focadas no desenvolvimento de habilidades de sinalização e compreensão em Libras, buscando reduzir as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes.
https://www.instagram.com/librasnaufop/
Libras na UFOP 3
Proposta vinculada: Laboratórios de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem - LALIM
Coordenadora: Prof.ª Andreia Chagas Rocha Toffolo (DELET)
O projeto "Libras na UFOP 3" dá continuidade ao "Libras na UFOP 2" com o objetivo de aprofundar o conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso, voltado à comunidade acadêmica e externa, oferece aulas práticas para desenvolver habilidades de sinalização e compreensão em Libras, visando reduzir as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes.
https://www.instagram.com/librasnaufop/
Língua Portuguesa: Lacunas Nossas de Todo Texto
Proposta vinculada: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN)
Coordenadora: Prof.ª Eliane Mourão. (DELET)
Este projeto tem como motivação as lacunas de conhecimento de língua portuguesa que estão presentes na formação de muitos egressos da Educação Básica e afetam negativamente os textos que eles produzem. Propõe-se a oferta de cursos que contemplem de modo direcionado alguns desses conhecimentos, buscando-se a superação das lacunas mais relevantes entre adultos que concluíram o Ensino Médio. A organização e a oferta dos cursos deve ser feita por sujeitos de diferentes espaços de ensino e aprendizagem e envolver duas fases de trabalho: fase de pesquisa e de planejamento; fase de ensino e avaliação.
Melhoria do fluxo de liberação de leitos do Hospital Margarida a partir do uso de uma Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Proposta isolada
Coordenadora: Prof.ª Luciana Paula Reis (DEENP)
A ineficiência na gestão de leitos gera problemas como a perda de informações, perda de documentos, falta de vagas, a falsa sensação de superlotação, além da lentidão na oferta de leitos. Nesse sentido, torna-se premente o desenvolvimento de tecnologias que auxiliem na gestão dos leitos, principalmente para um melhor gerenciamento do processo de liberação e disponibilização dos leitos hospitalares. Com o intuito de implementar melhorias na gestão desse processo, foi desenvolvida uma TIC utilizando tecnologias de QRCode, computação na nuvem e computação ubíqua. Considerando que o desenvolvimento de tecnologias passa por diversas etapas, a realização de testes in loco para avaliar o desempenho da TIC em condição de uso real torna-se fundamental para a sua efetiva adequação ao contexto. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo validar a tecnologia desenvolvida no contexto do Hospital Margarida e implementar a tecnologia para que ela faça parte da rotina de trabalho dos colaboradores do processo. Assim, após a validação da nova solução tecnológica, o projeto buscará capacitar as pessoas do Hospital no uso dessas tecnologias e contribuir para a transformação do ambiente social interno à ele. Dessa forma, espera-se que o uso dessa tecnologia possa aumentar a capacidade de atendimento do hospital satisfazendo a demanda da população do médio Piracicaba.
Memórias do trauma
Proposta vinculada: Sujeitos de suas histórias;
Coordenador: Prof. André Luís Carvalho (DEJOR)
Este projeto busca continuar as ações de escavar, resgatar, indexar, arquivar e socializar memórias e suportes de memórias de sujeitos das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco, em 2015. Faz isso ao entender que as narrativas e os resgates de memórias são importantes aliados no processo de reparação do trauma e na reintegração do sujeito ao tempo e ao mundo "normal" após o evento traumático, que separa o sujeito do campo do simbólico. Ao mesmo tempo, o projeto incentiva o trabalho com novas memórias, diante das perspectivas de futuro dos atingidos e de um presente entretempos, incrustado numa cidade que lhes é estranha e onde são estrangeiros; onde perderam os laços com a terra, com o cultivo, com o espaço público e uns com os outros.
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Apresentação no Encontro dos Saberes: https://youtu.be/P9Aw7hJGqeM
Metodologia Camponês a Camponês como processo participativo e horizontal de transição agroecológica sustentável e promoção da saúde em assentamentos da Reforma Agrária no Estado de Minas Gerais
Proposta Vinculada: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES
Coordenador: Prof. Pedro Henrique Barbosa de Abreu (DEMSC)
O modelo do agronegócio prioriza a exportação de commodities, resultando em práticas degradantes e concentração de terras e renda. Em contrapartida, a Agroecologia oferece uma alternativa sustentável, promovendo autonomia e aumento da produtividade. Este projeto de Pesquisa-Ação-Participativa visa implementar a transição agroecológica nas Regionais do Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Norte, Sul e Zona da Mata do MST em Minas Gerais. As ações de extensão incluem a metodologia Camponês a Camponês e a promoção de Tecnologias Sociais, como Desidratadores Solares e Biofábricas. A pesquisa analisará o impacto das ações na Promoção da Saúde e mapeará os saberes agroecológicos entre assentados e acampados. Espera-se que os resultados contribuam para a construção de uma transição agroecológica coletiva e para a formulação de políticas públicas que diversifiquem a economia regional.
Mulheres de Asas: Artesanato empreendedor com mulheres rurais
Proposta vinculada: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES
Coordenadora: Prof.ª Tays Torres Ribeiro das Chaga (DEPRO)
Trata-se de proposta de ação extensionista com foco em mulheres residentes em distritos e comunidades rurais de Mariana e Ouro Preto. O projeto prevê realizar oficinas de artesanato, principalmente bordado e costura, junto com estas mulheres visando a diversificação produtiva e das fontes de renda familiar, bem como a capacitação e empoderamento feminino, contribuindo para criar soluções locais de enfrentamento aos efeitos socioeconômicos da pandemia de COVID-19 e alternativas sustentáveis de desenvolvimento. A proposta será realizada em parceria com a Associação das Senhoras Artesãs de Ouro Preto (ASA) que ministrará as oficinas. O projeto tem como fundamento metodologias participativas para a condução e a avaliação das atividades.
Núcleo de estudos em agroecologia da região dos inconfidentes - NEA inconfidentes
Proposta vinculada: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES
Coordenador: Maurício Leonard de Souza (DESSO)
O objetivo do Núcleo de Estudos em Agroecologia da região dos Inconfidentes é promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão mediante a integração entre a sociedade e a comunidade acadêmica e pela produção e compartilhamento de saberes e metodologias científicas e do saber popular. Além da comunidade acadêmica envolvendo docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e diferentes grupos de estudos é previsto a participação de agricultores familiares, assentados, agentes de assistência técnica e de bem-estar social, estudantes, professores, participantes de projetos sociais e demais interessados. Espera-se fortalecer a agricultura familiar local através da implantação de práticas agroecológicas que motivem a produção de alimentos orgânicos, o resgate, valorização e preservação de práticas tradicionais locais e preservação da biodiversidade. O público alvo são os agricultores familiares participantes da rede de produção familiar de produtos orgânicos e agroecológicos da região de Ouro Preto e Mariana, assim como de outros agricultores familiares interessados nessa prática.
Oficina de alfabetização e letramento
Proposta vinculada: Programa UFOP com a Escola: centro de formação de professores;
Coordenadora: Prof.ª Fernanda Aparecida O. Rodrigues e Silva (DEEDU)
O Projeto visa efetivar o direito à aprendizagem da leitura e da escrita a segmentos da população excluídos do sistema educacional de ensino comum por meio da ação pedagógica em oficinas de alfabetização e letramento a adultos que, por diferentes razões abandonaram ou não iniciaram processo de escolarização. O atendimento ao público adulto se dá em espaços não formais de atendimento do CREAS/Mariana. A metodologia de trabalho em oficinas permite aos bolsistas consolidar saberes relacionados ao ensino com temáticas a partir do universo dos alunos, a aprendizagem da língua materna, pesquisar recursos apropriados a esse público e avaliar a apropriação da alfabetização e do letramento. As ações visam possibilitar aos sujeitos atendidos acesso a leitura e a escrita de modo que ao ler a palavra possam ler o mundo. Espera-se que o projeto ofereça trabalhe a auto-estima a esse público e que, com o compromisso das oficinas, possam fixar a leitura e a escrita.
Email: ufopcomaescola.deedu@ufop.edu.br
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Oficinas de panificação, quitandas e bioembalagens de cera de abelhas no distrito de Antônio Pereira
Proposta vinculada: UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira;
Coordenadora: Prof.ª Sílvia Mendonça Vieira (DEALI)
A proposta visa oferecer uma fonte alternativa para a geração de emprego e renda aos moradores do distrito de Antônio Pereira. A comunidade local apresenta carências sociais graves, com pouco acesso a atividades sociais, esportivas, culturais e econômicas - agravadas com a pandemia do Covid. Sendo assim, poderá contribuir com a melhoria da qualidade de vida, a redução das desigualdades e o crescimento econômico desta comunidade.
Fonte: Radio UFOP : https://radio.ufop.br/podcasts/frutos-da-extensao
Oficina de Stop Motion: Arte, Educação STEAM e Prevenção da Dengue através da Educação Ambiental
Proposta vinculada: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes
Coordenador: Prof. Savio Figueira Correa (DECEA)
A proposta de realizar um workshop de Stop Motion que integra arte, educação STEAM e prevenção da dengue por meio da educação ambiental surge como resposta à necessidade de abordagens inovadoras e integradas para enfrentar desafios de saúde pública e promover a conscientização ambiental. Este projeto fundamenta-se na introdução da técnica de Stop Motion, possibilitando a integração de conceitos STEAM, envolvendo os participantes em atividades práticas que desenvolvem habilidades artísticas e estimulam o pensamento crítico. A escolha da dengue como foco central é estratégico, buscando criar uma compreensão mais profunda das práticas de prevenção. A educação ambiental é central, destacando a responsabilidade coletiva na promoção de ambientes saudáveis. As atividades colaborativas visam fomentar a colaboração entre os participantes, promovendo a discussão sobre estratégias eficazes para transmitir mensagens educativas. A exposição final celebra as conquistas dos participantes, facilitando diálogos comunitários. A avaliação contínua e a colaboração com instituições ampliam o alcance e garantem a relevância do projeto, resultando em resultados como aumento do conhecimento sobre a dengue, desenvolvimento de habilidades STEAM e promoção da consciência ambiental. O projeto representa uma oportunidade valiosa para integrar aprendizado prático, conscientização sobre a dengue e promoção da educação ambiental, capacitando os participantes para serem agentes ativos na criação de ambientes mais saudáveis e resilientes.
Oficinas educativas em sala de espera das UBS's para o enfrentamento da dengue e demais epidemias emergentes
Proposta vinculada: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes
Coordenadora: Prof.ª Maria Célia da Silva Lanna
Os casos de arboviroses, como Chikungunya, Dengue, Febre Amarela e Zika, no Brasil, estão em níveis alarmantes. Inquéritos entomológicos e ações de Educação em Saúde são fundamentais para o controle epidemiológico e prevenção de surtos. Este projeto visa integrar ensino, pesquisa e extensão, envolvendo acadêmicos da UFOP e Agentes de Saúde em Unidades Básicas. Eles atuarão na disseminação de conhecimento sobre prevenção e controle de doenças e vetores, por meio de oficinas e palestras nas salas de espera das UBS.
O MÉTIER DOCENTE E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA: CONSTRUINDO PONTES E CAMINHOS
Proposta vinculada: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN);
Coordenadora: Prof.ª Ada Magaly Matias Brasileiro (DELET)
Esta proposta de formação continuada é voltada para professores de línguas das redes públicas de Mariana e Ouro Preto, visando proporcionar vivências práticas no ensino e na aprendizagem de línguas. O curso busca desenvolver habilidades em planejamento, avaliação e atendimento educacional especializado, além de explorar atividades pedagógicas para a alfabetização de alunos do Ensino Fundamental 2 que não completaram o processo. Com uma abordagem que considera a língua como uma prática sociocultural, a formação pretende aproximar os docentes da Universidade Federal de Ouro Preto. Ao final, espera-se que os participantes reinterpretem seu trabalho e criem materiais que tornem sua prática mais significativa.
Os gêneros do discurso profissional e o métier docente
Proposta vinculada: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN);
Coordenadora: Prof.ª Viviane Raposo Pimenta. (DELET)
Esta proposta está situada nas discussões sobre as atividades humanas e suas relações com a linguagem, sendo esta concebida como atividade interativa e sociocultural (BAKHTIN, 2003). Especificamente, o objeto principal deste projeto de extensão é o métier do professor, que, ao concretizar o real da atividade, usa a linguagem, por meio de gêneros do discurso profissional. O objetivo é explorar os campos de atuação do professor do Ensino Fundamental, nas diferentes funções exercidas, buscando inventariar os gêneros do discurso demandados em suas ações rotineiras, diferenciando-os da atividade em si, refletir sobre a importância desses textos na constituição do fazer e da formação docentes, além de contribuir para os processos de formação inicial e continuada de professores.
Pequenos Ouvintes
Proposta vinculada: Sujeitos de suas histórias;
Coordenadora: Luana Viana e Silva. (DCI)
Este projeto busca produzir e veicular programação sonora/radiofônica para crianças de Mariana e Ouro Preto, tornando-as potenciais ouvintes deste meio de comunicação e familiarizados com a linguagem radiofônica. Ademais, busca-se a participação ativa delas para a construção do programa, que gira em torno das culturas infantis: canções, parlendas, trava línguas, contação de histórias. Tornam-se, assim, co-protagonistas na produção midiática voltada a eles, por meio do compartilhamento de seus saberes, de seus imaginários. A escuta do rádio se liga à capacidade imaginativa da criança por meio da produção de paisagens sonoras e da criação de imagens mentais.
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Pereira-LAB! - Curso de Informática e Robótica
Proposta vinculada: UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira;
Coordenador: Gabriel Fernandes Lobo (DEPRO)
O projeto consiste em promover manutenção de hardware e atualização de software em computadores que são descartados pela sociedade, e em computadores de escolas municipais, como ferramenta promotora de educação e conscientização ambiental, com vistas à redução de lixo digital buscando o prolongamento da vida útil dessas máquinas. O projeto promove também manutenção/atualização de software nos computadores da comunidade acadêmica. Será oferecido também treinamento para utilizar alguns softwares no sistema operacional GNU/Linux que serão instalados nesses computadores. Os recursos provenientes partirão de doações. Esses computadores e treinamentos serão ofertados em escolas públicas e/ou associações de Antônio Pereira, Ouro Preto.
Radio Ufop: Frutos da Extensão: https://open.spotify.com/episode/2BNYnMxhjJun4GqdBH0u3C?si=mXU9x3ZLR6Ou_tP9rPqpwg&nd=1
Práticas Educativas Mediadas por Tecnologias
Proposta vinculada: UFOP com as escolas: centro de formação de professores
Coordenador: Prof. André Felipe Pinto Duarte (DEETE)
O presente projeto articula-se com o programa de ação institucional UFOP com a Escola: Formação de Professores e visa contribuir para o aprendizado e a reflexão dos professores do Território dos Inconfidentes sobre o uso das tecnologias nos processos educativos a partir de atividades de formação e do compartilhamento de experiências desenvolvidas pelos próprios trabalhadores da Educação no contexto das adaptações pedagógicas mediadas por tecnologias vivenciadas a partir da pandemia de COVID-19. Eventualmente, pretende-se estender o alcance das atividades formativas do projeto às regiões em que se situam os polos de apoio presencial dos cursos de licenciatura do CEAD/UFOP. As atividades do projeto serão desenvolvidas a partir de reuniões mensais de trabalho do GT, composto de professores da UFOP, bolsistas e voluntários, gestores das redes municipais de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, representantes da NTE/SRE-OP e do Sind-UTE/MG. A partir dessas reuniões serão levantadas as demandas de formação que serão realizadas.
Prestenção!
Proposta vinculada: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN);
Coordenadora: Prof.ª Anelise Fonseca Dutra. (DELET)
O projeto visa a produção de pequenos vídeos (sketches) sobre a língua e a cultura brasileiras, mais especificamente, sobre a língua e a cultura de Minas Gerais. Estes vídeos serão postados e disponibilizados no site da UFOP em páginas como a da Letras e da Caint. O Departamento de Letras (DELET) tem como uma de suas funções oferecer oportunidades de desenvolvimento da competência intercultural e linguística de seus estudantes, de pessoas da comunidade local e regional e, igualmente, de estrangeiros que visam estudar ou trabalhar na UFOP, ou simplesmente conhecer um pouco melhor nossa cultura. A elaboração destes vídeos servirá de campo de experimentação e aperfeiçoamento didático-pedagógico a estudantes de línguas, além de servir como laboratório de experimentação de pesquisas de diversas áreas como a de artes cênicas e comunicação.
https://drive.google.com/open?id=1tTq0DgXc-LRLUBLiB7oQy3gWkpi2IwrZ
Projeto Rondon: incentivo a tecnologia e produção
Proposta vinculada: Projeto Rondon: Experiencia de vida e promoção de cidadania
Coordenador: Prof. Felipe de Campos Loch (DECIV)
O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal atrelado aos Governos Estadual e Municipal que, juntamente das Instituições de Ensino Superior, promovem ações que estimulam o desenvolvimento de cidades e comunidades de regiões pré-estabelecidas. É focado em trabalhar em projetos de interesse social, que acrescentem no desenvolvimento local e sustentável e que agreguem valor na construção da cidadania dos envolvidos. Portanto, é necessário que o desenvolvimento de tais ações seja trabalhado de forma a conceder benefícios permanentes à comunidade. No meio universitário, o Projeto busca fixar valores de responsabilidade social, fortalecimento da cidadania e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. É importante citar também que o Projeto oferece a oportunidade do universitário se inserir em uma realidade, na maioria das vezes, diferente daquela a qual ele está submetido e obter um senso crítico mais realista sobre o país. O projeto proposto contém, em sua essência, as diretrizes básicas esperadas para as atividades de extensão, como a integração do ensino, da pesquisa e da extensão em um processo interdisciplinar, educacional e cultural, visto que, na prática, haverá cooperação de alunos vinculados a diversos cursos de toda a UFOP. O resultado esperado com esta proposta é a integração dialógica entre a universidade e a sociedade, construindo, dessa forma, o conhecimento com base na troca de saberes, vivências, experiências e competências.
Projeto Rondon: vivências em meio ambiente e geração de renda
Proposta vinculada: Projeto Rondon: Experiencia de vida e promoção de cidadania
Coordenadora: Prof.ª Marina de Medeiros Machado (DEAMB)
O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal atrelado aos Governos Estadual e Municipal que, juntamente das Instituições de Ensino Superior, promovem ações que estimulam o desenvolvimento de cidades e comunidades de regiões pré-estabelecidas. É focado em trabalhar em projetos de interesse social, que acrescentem no desenvolvimento local e sustentável e que agreguem valor na construção da cidadania dos envolvidos. Portanto, é necessário que o desenvolvimento de tais ações seja trabalhado de forma a conceder benefícios permanentes à comunidade. No meio universitário, o Projeto busca fixar valores de responsabilidade social, fortalecimento da cidadania e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. É importante citar também que o Projeto oferece a oportunidade do universitário se inserir em uma realidade, na maioria das vezes, diferente daquela a qual ele está submetido e obter um senso crítico mais realista sobre o país. O projeto proposto contém, em sua essência, as diretrizes básicas esperadas para as atividades de extensão, como a integração do ensino, da pesquisa e da extensão em um processo interdisciplinar, educacional e cultural, visto que, na prática, haverá cooperação de alunos vinculados a diversos cursos de toda a UFOP. O resultado esperado com esta proposta é a integração dialógica entre a universidade e a sociedade, construindo, dessa forma, o conhecimento com base na troca de saberes, vivências, experiências e competências.
Projeto Uni-Ver-Cinema: o cinema como forma de produção de conhecimento
Proposta isolada
Coordenador: Elizeu Antonio de Assis (PRACE)
Projeto de Extensão Uni-Ver-Cinema: o cinema como forma de produção de conhecimento, tem a intenção de facilitar a integração entre a universidade e a comunidade monlevadense e de outros municípios da Microrregião do Médio Piracicaba. Pressupõe-se que no contexto educacional recursos audiovisuais, em especial o cinema, atuam como instrumentos didáticos metodológicos capazes de promover de forma adequada a mediação e a apropriação do conhecimento pelo “público”. Por meio das imagens as informações tornam-se mais acessíveis aos espectadores de qualquer estágio de desenvolvimento cognitivo, contrapondo assim métodos didáticos clássico muito comuns no espaço acadêmico.
Apresentação no Encontro dos Saberes: https://www.youtube.com/watch?v=nBMoSrxw7_Y
Qualidade do Saneamento Básico, Manejo Ambiental no Enfrentamento às arboviroses e demais Endemias em ações Presenciais e Digitais
Proposta vinculada: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes
Coordenadora: Prof.ª Maria Célia Da Silva Lanna (DECBI)
As arboviroses como Chikungunya, Dengue, Febra Amarela e Zika no Brasil apresentam surtos epidêmicos constantes nos últimos anos. O Saneamento básico precário e outros agravantes ambientais têm sido apontados como fatores determinantes dessas e outras endemias no Brasil. Esse trabalho objetiva desenvolver atividades que conectam as áreas do ensino, pesquisa e extensão, onde acadêmicos extensionistas e pesquisadores (professores e pós-graduandos) da UFOP Campus Ouro Preto e e João Monlevade, juntamente com equipes das Secretarias de Saúde irão atuar de forma integrada como protagonistas na disseminação do conhecimento tanto presencial como à distancia via plataformas digitais no que tange à prevenção e controle tanto dos agravos à saúde quanto de seus vetores.
Rede UFOP de estudos sobre as consequências do rompimento de barragens
Proposta isolada
Coordenadora: Prof.ª Adivane Terezinha Costa. (DEGEO)
O projeto institucional “Rede UFOP de Estudos sobre Consequências dos Rompimentos de Barragens” foi criado após o rompimento da barragem de Fundão, em 2015, com o objetivo de divulgar e registrar estudos da UFOP sobre os impactos de rompimentos de barragens em Minas Gerais, como os de Mariana e Brumadinho. O projeto mantém o site estudosdebarragens.ufop.br, onde a comunidade acadêmica pode submeter pesquisas por meio de formulários. Os estudos são analisados e armazenados em um banco de dados constantemente atualizado, visando à cooperação e integração entre pesquisadores. Além disso, promove webinars, seminários presenciais e online, fomentando o diálogo entre pesquisadores, comunidades afetadas e a coordenação do projeto. Com a ampliação da mineração em Minas Gerais, o projeto também inclui discussões sobre os impactos ambientais desses empreendimentos, reforçando a interação entre academia e sociedade.
Site http://Site www.estudosdebarragens.ufop.br
Requalificação da Lavanderia Córrego Seco
Proposta vinculada: Espaços públicos em Ouro Preto: apoio às iniciativas municipais de requalificação dos espaços de lazer e de mobilidade
Coordenador: Prof. Yuri Queiroz Abreu Torres (DEURB)
Com base em pesquisas do Grupo de Pesquisa e Extensão Plus Ultra, presume-se que a lavanderia do córrego seco foi construída entre 1990 e 2000 para oferecer infraestrutura à população local que lavava roupas em um espaço já utilizado, devido à falta de água encanada. Com o tempo, moradores passaram a captar água da nascente para consumo, reduzindo a importância da lavanderia e suas atividades sociais. O terreno, pertencente à Prefeitura Municipal de Ouro Preto, está em uma área residencial sem outros espaços públicos nas proximidades, o que ressalta seu potencial para atender à demanda por áreas de lazer. O objetivo deste trabalho extensionista é elaborar um projeto arquitetônico e paisagístico para a Lavanderia Comunitária do Córrego Seco, superando os desafios de criar um espaço de lazer que atenda às expectativas da comunidade e respeite o entorno, ao mesmo tempo em que ressignifica um local antes prático e social. A proposta visa beneficiar a população local e ser viável para execução e manejo pelo poder público.
Requalificação da Praça Dona Puri, em Ouro Preto, MG.
Proposta vinculada: Espaços públicos em Ouro Preto: apoio às iniciativas municipais de requalificação dos espaços de lazer e de mobilidade
Coordenadora: Prof.ª Alice Viana de Araújo (DEARQ)
A Praça Dona Puri, localizada no vetor sudoeste de Ouro Preto, é um espaço público em um bairro de classe média baixa, a Vila Operária, que se caracteriza por uma urbanização periférica e baixa diversidade de usos. O bairro, isolado das áreas centrais, possui apenas uma escola municipal e três espaços livres, sendo a Praça Dona Puri a única com equipamentos de recreação e assentos adequados. No entanto, todas as estruturas estão em estado de degradação e a vegetação apresenta problemas. Em resposta a essa situação, o Vereador Matheus Pacheco e representantes da comunidade solicitaram ao Grupo de Pesquisa e Extensão Plus Ultra a requalificação da praça, com o objetivo de torná-la mais atrativa, segura e inclusiva para os moradores.
Requalificação da Praça Prefeito Amadeu Barbosa (Praça da Barra), em Ouro Preto, MG
Proposta vinculada: Espaços públicos em Ouro Preto: apoio às iniciativas municipais de requalificação dos espaços de lazer e de mobilidade
Coordenador: Prof. Yuri Queiroz Abreu Torres (DEURB)
A Praça Prefeito Amadeu Barbosa, também conhecida como Praça da Barra, está localizada dentro da Zona de Proteção Especial (ZPE) e a 1,3 km da Praça Tiradentes, em um ponto nodal da cidade. A praça, situada no cruzamento da Rua dos Inconfidentes com a Rua Pandiá Calógeras e próxima à Ponte da Barra, passou por transformações em sua infraestrutura e usos ao longo do tempo, impulsionadas pelo crescimento da cidade, especialmente a partir da instalação de atividades mineradoras nos anos 1930 e a construção do campus Morro do Cruzeiro da UFOP. Essas mudanças resultaram em uma subdivisão funcional, com áreas sombreadas e mobiliadas, mas também em problemas de trânsito e mobilidade urbana. Apesar disso, a praça possui grande potencial devido ao seu fluxo diversificado de usuários e à sua topografia favorável para projetos e permanência, em comparação a outros locais do centro histórico de Ouro Preto.
Requalificação urbanística do Largo dos Contos
Proposta vinculada: Espaços públicos em Ouro Preto: apoio às iniciativas municipais de requalificação dos espaços de lazer e de mobilidade
Coordenador: Prof.ª Alice Viana de Araújo (DEARQ)
O Largo dos Contos vem sendo objeto de pesquisa do Plus Ultra desde 2012, período no qual confirmamos nossa hipótese de que o antigo largo colonial seja hoje um espaço mais representativo como espaço de passagem e estacionamento do que como área de lazer. Percebe-se que, ao buscar preservar uma suposta ambiência colonial, destituindo o vazio urbano de outros elementos qualificantes, abre-se espaço para uma desproporcional ocupação veicular. Através da investigação histórica já realizada, foi possível conhecer as transformações sofridas por esse espaço ao longo do tempo, mostrando serem possíveis outras formas de ocupação para além da existente. Os métodos de avaliação pós-ocupação previamente aplicados pelo Plus Ultra, focados no uso do espaço no tempo presente, também apontaram a clara demanda por espaços de permanência, evidenciada pela ausência de mobiliário, elemento básico de qualificação dos espaços públicos, que permita uma melhor acomodação dos usuários. Percebe-se, no entanto, que, sem um redesenho urbano que promova a redução dos estacionamentos no local, pouco poderia ser efetuado em relação à inversão de prioridades de ocupação. Pretende-se, assim, desenvolver um projeto de requalificação do espaço que ofereça mais oportunidades de apropriação pela população local e também flutuante, valorizando a paisagem do largo e provocando, igualmente, um aquecimento da economia local.
https://drive.google.com/open?id=1DdbaZGRb9xdIaJtil2SeQh9ZT2soMr6S
Reterritorialização: novos espaços e novos sujeitos
Proposta vinculada: Sujeitos de suas histórias
Coordenadora: Prof.ª Helena Miranda Mollo. (DEHIS)
A comunidade de Bento Rodrigues está vivendo, nesse momento, um impasse em relação ao seu território, mais uma vez. Depois da perda de seus espaços, reais e de memória, os habitantes de Bento estão vendo sair do papel e ganhar espaço em uma nova cidade, mas que não é a mesma, e nunca será. Como refazer a territorialidade? Como retraçar a afetividade do espaço? Como organizar as memórias no novo espaço? O presente projeto tem como objetivo preparar mediadores para que as crianças de Bento Rodrigues possam espacializar a nova escola e a nova Bento de forma menos traumática.
Saberes e linguagens para uma formação cidadã
Proposta vinculada: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN)
Coordenadora: Prof.ª Ada Magaly Matias Brasileiro (DELET)
Este projeto intitulado Saberes e linguagens para uma formação cidadã tem como objetivo promover a formação cidadã crítica, participativa e humanística de sujeitos adultos desafiados por problemas cotidianos que demandam deles conhecimentos específicos. Ele foi gerado na interação entre uma docente e uma servidora de serviços gerais terceirizada e se justifica tanto na necessidade de contribuir para que pessoas adultas possam resolver problemas rotineiros que envolvem cuidados com a própria saúde, economia doméstica, interações com os outros (face a face ou via plataformas digitais), desenvolvimento de sensibilidades artísticas, uso de funcionalidades de aparelhos eletrônicos, entre tantos outros, cujas linguagens são recorrentemente atualizadas, quanto na oportunidade de valorização dos saberes empíricos construídos por esses sujeitos, que podem ser partilhados e também contribuir para a (trans)formação de outros sujeitos. O trabalho será desenvolvido em módulos temáticos relacionados a situações vividas por qualquer cidadão brasileiro. A cada tema será destinado um ou mais encontros que serão conduzidos por convidado com conhecimento a ser partilhado, professores, alunos, lideranças comunitárias, profissionais da área etc. os encontros serão estruturados em forma de rodas de conversas e oficinas, a depender do tema, sempre buscando articular teoria, regulamentos, vivências e possibilidades práticas. Pretende-se, com isso, integrar e fortalecer valores e interesses sociais das comunidades de Mariana e adjacências.
___https://drive.google.com/open?id=1nw8q89aqP2DfQEP0RFsBmZNBYtx-IIgR
Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania
Proposta isolada
Coordenadora: Prof.ª Gabriela de Lima Gomes (DEMUL)
O programa Sentidos Urbanos iniciado em 2009 hoje representa uma ação de extensão IPHAN/UFOP dedicado à comunidade ouropretana. São oferecidas várias oficinas, que trabalham conceitos e experiências que contemplam a identidade, a memória, o patrimônio e, principalmente, o conceito de referência cultural. Com o objetivo de buscar a ampliação e a qualificação do olhar do morador de Ouro Preto com relação às suas vivências e à cidade em que vive. O Programa “Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania” busca desenvolver instrumentos educativos que possibilitem uma melhor reflexão sobre a cidade de Ouro Preto, sua história e o seu significado para a memória nacional, através de atividades que referenciam a arte, a cultura e o patrimônio como objeto de trabalho, ampliando e fortalecendo a identidade cultural e o sentido de pertencimento da comunidade.
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https://drive.google.com/open?id=1DlouqFkErbjc-NQTwdqGacBTdWaYSvhB
Sistema de conscientização da dengue na cidade de João Monlevade
Proposta vinculada: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes
Coordenador: Prof. Edgard Gregory Torres Saravia. (DEELT)
O alto índice de casos de dengue na cidade de João Monlevade nos períodos de variações climáticas instiga a hipótese que o percentual de aumento de casos também esteja relacionado ao número de materiais acumulados nas residências de grande parte da população. O presente projeto visa realizar um sistema de conscientização através da divulgação nas residências de maneira pontual - através do contato direto com o morador como objetivo primário. O departamento de Vigilância Sanitária do Município poderá também orientar com a elaboração de palestras nos centros comunitários dos bairros Loanda, Vera Cruz e Abm/Feixos. Ao final do processo de conscientização será solicitado à prefeitura de João Monlevade, para que sejam realizados mutirões nos 3 bairros anteriormente citados, que permitam a retirada dos resíduos. Haverá uma Validação do método através da taxa populacional de crescimento em cada bairro, onde serão comparados os casos de dengue no período de vigência da investigação.
Saberes e linguagens para uma formação cidadã.
Proposta vinculada: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN)
Coordenadora: Prof.ª Ada Magaly Matias Brasileiro (DELET )
Tem como objetivo promover a formação cidadã crítica, participativa e humanística de sujeitos adultos desafiados por problemas cotidianos que demandam deles conhecimentos específicos. Ele foi gerado na interação entre uma docente e uma servidora de serviços gerais terceirizada e se justifica tanto na necessidade de contribuir para que pessoas adultas possam resolver problemas rotineiros que envolvem cuidados com a própria saúde, economia doméstica, interações com os outros (face a face ou via plataformas digitais), desenvolvimento de sensibilidades artísticas, uso de funcionalidades de aparelhos eletrônicos, entre tantos outros, cujas linguagens são recorrentemente atualizadas, quanto na oportunidade de valorização dos saberes empíricos construídos por esses sujeitos, que podem ser partilhados e também contribuir para a (trans)formação de outros sujeitos.
UFOP ABERTA - Cursos
Proposta vinculada: UFOP ABERTA
Coordenador: Prof. Helton Cristian de Paula. (DEGEP)
A UFOP ABERTA - cursos é um projeto de extensão que oferece um Ambiente Virtual de Aprendizagem baseado no Moodle, disponibilizando salas virtuais para cursos. O projeto também proporciona suporte técnico para participantes e proponentes, além de divulgação nas mídias e orientações sobre o uso da plataforma.
UFOP ABERTA - Eventos
Proposta vinculada: UFOP ABERTA;
Coordenador: Prof.Jorge Luis Costa (DEETE)
A UFOP ABERTA - eventos é um projeto de extensão que oferece um Ambiente Virtual de Aprendizagem baseado no Moodle, disponibilizando salas virtuais para eventos. O projeto também fornece suporte técnico para participantes e proponentes, além de realizar divulgação nas mídias e oferecer orientações sobre o uso da plataforma.
UFOP ABERTA - Grupos
Proposta vinculada: UFOP ABERTA;
Prof. coordenador: Prof.Jorge Luis Costa (DEETE)
A UFOP ABERTA - grupos é um projeto de extensão que oferece um Ambiente Virtual de Aprendizagem baseado no Moodle, disponibilizando salas virtuais para grupos de estudo, pesquisa e trabalho. O projeto também fornece suporte técnico para participantes e proponentes, além de realizar divulgação nas mídias e oferecer orientações sobre o uso da plataforma.
Utilização da Tecnologia LoRaWAN com instrumentação eletrônica embarcada para mensurar variações climáticas sazonais correlacionadas à ovitramps, e Georreferenciamento de ações da Vigilância Sanitária no combate ao Aedes aegypti nas cidades de João Monlevade e Ouro Preto
Proposta vinculada: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes
Coordenador: Prof. Edgard Gregory Torres Saravia. (DEELT)
A presente investigação propõe a criação de um banco de dados que permitirá armazenar, visualizar e monitorar em tempo real os casos de dengue na cidade de João Monlevade. Além disso, serve como uma ferramenta de impacto no combate ao Aedes aegypti em outras cidades, por exemplo Ouro Preto e Mariana. O Banco de Dados deverá reunir os seguintes parâmetros: Casos positivos de Dengue, inspeção da Vigilância Sanitária Georreferenciada, coleta seletiva, entre outros. O conteúdo do banco de dados poderá ser acessado e visualizado através de Mapas de Kernel, o qual permitirá aumentar a eficácia do sistema de conscientização através de ações pontuais. Também contamos com a participação do Prof. Rafael Aldighieri Moraes da Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus João Monlevade que já vem realizando investigação com Ovitramps e georreferenciamento através do uso de drone.
https://drive.google.com/drive/folders/1WSUYaMsIrI4OnwQEzfqNz53yNRzmNYUz?usp=drive_link
Universidade e reforma agrária popular: articulação entre saberes
Proposta vinculada: Agricultura Familiar na UFOP - NUPEDES
Coordenador: Prof. Leonardo Nogueira Alves (DESSO)
O projeto “Universidade e reforma agrária popular” é uma iniciativa interdisciplinar da UFOP que busca estabelecer um diálogo com experiências de reforma agrária em Minas Gerais. Originado da I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) em 2023, o projeto visa fortalecer a relação entre a universidade e os acampados e assentados da reforma agrária. Para isso, serão desenvolvidas ações formativas, incluindo oficinas e cursos, além da preparação para futuras JURAs na UFOP.
Uso de compostagem como ferramenta para atenuar a proliferação de focos de Aedes aegypti
Proposta vinculada: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes
Coordenador: Prof. Edgard Gregory Torres Saravia. (DEELT)
Em 2016, o Brasil enfrentou um grave surto de arboviroses, incluindo Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika, que gerou altos índices de contaminação e complicações como microcefalia em recém-nascidos. Essas doenças, transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, motivaram o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação a mobilizarem Secretarias Municipais de Saúde e universidades em ações educativas para prevenir surtos. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) envolveu diversos cursos em projetos vinculados ao Programa Institucional de Enfrentamento aos Vetores da Dengue, desenvolvendo atividades educativas nas comunidades, especialmente em escolas urbanas e rurais. Desde 2019, intervenções foram incluídas em João Monlevade, um dos municípios mais afetados por dengue em Minas Gerais. O programa produziu materiais pedagógicos que têm sido utilizados em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Agentes da Defesa Civil, visando ampliar o controle das arboviroses e emergências de saúde pública. O projeto tem por objetivo agregar novos recursos pedagógicos de natureza lúdica para garantir a consolidação dos conceitos acerca dos mecanismos de proliferação dos mosquitos vetores, as estratégias para o seu controle e daí a contenção e prevenção das doenças.
Uso de instrumentação eletrônica como ferramenta de conscientização no enfrentamento ao Aedes aegypti
Proposta vinculada: Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e epidemias emergentes
Coordenador: Prof. Edgard Gregory Torres Saravia. (DEELT)
Devido ao aumento no número de casos confirmados de dengue, surge a necessidade de expandir as ações para outros bairros, visando uma abordagem sistemática que possibilite a mensuração dos impactos do projeto. Para isso, propõe-se a produção de kits educativos para escolas, abordando a fase evolutiva do Aedes aegypti (ovo, larva, pupa e mosquito adulto). A entrega desses kits está condicionada à chegada de uma impressora 3D pela prefeitura e à aquisição de insumos como tinta acrílica e resina.