As ações do Cine Vila Rica em 2021

No último ano de 2021, a PROEX trabalhou ativamente para fomentar o acesso aos discentes, docentes e da comunidade externa a práticas culturais, dentre elas, eventos e ações ligadas ao cinema, fomentados, em sua maioria, pelo Cine Vila Rica.

Buscou-se intervir no isolamento da comunidade externa frente aos protocolos sanitários e apresentar outras realidades possíveis, mas que fossem reconhecidas como prioritárias pela comunidade, onde houvesse a noção de pertencimento e reconhecimento. Além disso, foi incentivado a produção local, promovendo ânimo aos artistas que estavam também isolados em suas casas.

Entre os materiais transmitidos no ano passado, estão os curtas produzidos pelos alunos do curso de jornalismo da UFOP, sobre o bloco Zé Pereira dos Lacaios, Congado, Sinhá Olímpia, Horto dos Contos, entre outros. E o destaque dessa transmissão se dá pelo grande acesso concebido via multiplataformas, onde todo o conteúdo foi transmitido ao vivo nas mídias sociais, alcançando ao longo do ano mais de 6000 visualizações conforme estatística recolhida das plataformas digitais.

Outra realização importante em 2021 foi a parceria entre o Cine Vila Rica e o Cine IF no Sofá. Com inúmeras exibições e participações, a iniciativa se deu através da confluência de valores entre a UFOP e o IFMG. Com a proposta do IFMG de criar uma agenda positiva de enfrentamento à pandemia, houve a concepção do “Cine IF no Sofá”, que apresentava e discutia filmes em parceria com o Cine Teatro Vila Rica da UFOP. Por meio da parceria, foi possível contar com a competência do suporte técnico do IFMG para a produção, edição e transmissão dos programas ao vivo. Houve também uma curadoria compartilhada, o que contribuiu muito para a melhor diversidade de propostas.

E para 2022, a PROEX pretende manter esse contato criado entre essas práticas culturais e o público envolvido. Para Lâne Mabel, coordenadora do Cine Vila Rica, o primeiro passo é aguardar a liberação das atividades presenciais para realização das ações tradicionais do Cine Teatro Vila Rica. “Com certeza manteremos a parceria com o IFMG, mas também buscaremos novos produtos como exibições ao ar livre, mostras envolvendo produtores e diretores de filmes nacionais, parcerias com as escolas locais para exibições dedicadas, a continuidade das exibições junto ao Cine Vila Rica, entre outras. Esperamos com muita alegria poder rever as poltronas ocupadas e os olhares novamente fixados na tela”, destaca ela.

Fixar no topo :
Não