Conselho Universitário aprova a criação da Rede de Museus da UFOP

A criação da Rede de Museus e Acervos da UFOP foi aprovada pelo Conselho Universitário da UFOP em reunião ordinária realizada no dia 15 de setembro de 2020. O regimento interno da Rede também foi aprovado nesta reunião.

A Rede de Museus e Acervos encontra-se vinculada administrativamente à Coordenadoria de Cultura da PROEX. Trata-se de uma articulação entre os museus, unidades e os setores da universidade responsáveis pela gestão de acervos pertencentes à UFOP, ou sob sua guarda, e que são integrados a ações de ensino, pesquisa, extensão ou inovação tecnológica. O objetivo da rede é  fomentar e desenvolver ações integradas relacionadas à preservação e divulgação do patrimônio cultural e científico da UFOP, contribuindo para sua visibilidade e valorização entre as comunidades acadêmicas e outros segmentos da sociedade. A Rede, portanto, não será responsável pela gestão dos acervos, mas por articular os setores responsáveis por essa gestão para a realização de ações em conjunto, visando a organização, preservação e comunicação desses acervos.

Atualmente a UFOP conta com quatro entidades museológicas registradas no Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM): o Museu da Farmácia, vinculado à Escola de Farmácia; o Museu de Ciência e Técnica, vinculado à Escola de Minas; o Herbário Prof. José Badini e a Coleção de Zoologia, ambos vinculados ao DEBIO. Além dessas entidades, farão parte da Rede acervos de grande valor científico e/ou histórico, tais como o Arquivo da Câmara Municipal de Mariana, que está sob a guarda do Departamento de Historia (ICHS); duas coleções de fotografias importantes sob a guarda do IFAC e muitos outros acervos que estão sendo mapeados nas unidades acadêmicas e setores administrativos da Universidade.

A Coordenadoria de Cultura está realizando uma pesquisa online para mapear todos os acervos que podem participar da rede. A pesquisa poderá ser preenchida até o dia 08 de outubro, e está disponível no link https://forms.gle/3oXyF7XCn7r4eP9a7, que poderá ser preenchido até o dia 08 de outubro.

Acesse aqui a Resolução CUNI nº 2.377

Acesse aqui o Regimento Interno da Rede de Museus (Anexo 01 da Resolução CUNI nº 2.377)