Edital interinstitucional apoia ações de extensão e pesquisa junto a comunidades atingidas pela tragédia na Barragem do Fundão.

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) publicaram no dia 08 de outubro um edital de fomento a projetos interinstitucionais de extensão em interface com a pesquisa para promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O objetivo do edital é selecionar e apoiar propostas interinstitucionais que proponham projetos de extensão em interface com a pesquisa para o enfrentamento à pandemia da COVID-19 e seus impactos nos municípios da Bacia do Rio Doce, afetados pelo rompimento da Barragem de Fundão, de propriedade da mineradora Samarco, em novembro de 2015. As propostas deverão estar alinhadas com ao menos um dos eixos contemplados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas). Além disso, as equipes participantes deverão contar com a participação de membros de ao menos duas das quatro instituições públicas de ensino envolvidas.

Marcos Knupp, Pró-reitor de Extensão da UFOP, destaca a perspectiva interinstitucional do edital que propõe ações conjuntas entre duas ou mais instituições. Segundo ele, "a proposta é induzir trabalhos conjuntos com olhares interdisciplinares, um dos princípios da extensão universitária".

O prazo para submissão de propostas vai até o dia 25 de novembro, e deverão ter duração de até 12 meses contados a partir da assinatura do termo de cooperação. Os recursos alocados para o financiamento do edital são de R$ 2 milhões, provenientes de multa aplicada à Samarco Mineradora S.A. Cada proposta poderá ser contemplada com o valor de até R$ 100 mil, prevendo investimentos em bolsas, aquisição de material de consumo e material permanente, transporte, diárias, e outros itens previstos no item 5 do edital.

As dúvidas devem ser encaminhadas para os endereços: proex@ufop.edu.br e propp@ufop.edu.br.

Acesse o edital.

Errata do edital.