Está aberto o Fórum de Cultura da UFOP!

Elabore o Plano de Cultura da UFOP!

Você pode participar do Fórum de Cultura da UFOP interagindo através do aplicativo Empurrando Juntas. A comissão temporária criada pelo CONEC para a elaboração do Plano de Cultura da UFOP definiu algumas perguntas que serão lançadas semanalmente no site da Proex, para consulta pública.

A quarta e última questão já pode ser respondida: Quais estratégias a UFOP deve adotar para apoiar a atuação dos(as) integrantes de sua Comunidade Acadêmica nas cadeias produtivas da cultura em que estão inseridos?

Clique neste link e participe!

Você pode interagir com a questão concordando ou discordando das respostas dadas. Se nenhuma resposta contemplar o que você pensa, você ainda tem a opção de formular sua própria resposta na seção "+ crie um comentário". Sua resposta será inserida no conjunto de contribuições da comunidade. Veja na galeria de imagens o passo a passo para a interação no Fórum.

No dia 18 de agosto, será realizado um encontro presencial, no qual toda a comunidade acadêmica participante terá voz e voto nos processos de tomada de decisão.

Perguntas anteriores:

Se você perdeu os lançamentos das primeiras questões e gostaria de contribuir, não se preocupe! Elas ainda estão disponíveis nos links abaixo:

1) O que é cultura?

2) Quais estratégias a UFOP deve adotar para apoiar os(as) integrantes de sua Comunidade Acadêmica no seu reconhecimento como fazedores(as) de Cultura?

3) Quais estratégias a UFOP deve adotar para apoiar os(as) integrantes de sua Comunidade Acadêmica no atendimento de suas Necessidades Culturais?

Saiba mais sobre o Fórum

O Fórum de Cultura da UFOP é a instância consultiva e propositiva prevista no documento da Política de Cultura da UFOP. A criação do Fórum faz parte do esforço que a Coordenadoria de Cultura da Proex vem promovendo para viabilizar um planejamento a longo e médio prazos para a promoção de ações culturais na Universidade. Isso garantirá maior eficácia no investimento de recursos financeiros e de energia em ações que envolvam toda a comunidade universitária.

Nossa política de cultura encontra-se estruturada em quatro instâncias, cada uma com função específica:

1 - Órgão Colegiado - trata-se do Conselho Superior de Extensão e Cultura, que é a instância máxima de deliberação;

2 - Plano de Cultura - instrumento de planejamento;

3 - Coordenadoria de Cultura (PROEX) - órgão gestor;

4 - Fórum de Cultura - coletivo que tem o objetivo de colaborar na construção do Plano, de apresentar demandas, propor diretrizes, manifestar-se sobre áreas específicas e acompanhar a execução do Plano entre outras.

Dinâmica para a criação do Fórum:

A Política prevê que o Fórum tenha regimento próprio. Nesse sentido o CONEC criou uma comissão com a participação de docentes, TAE's e estudantes que discutiu sua estrutura. Após algumas reuniões, a Comissão apresentou a minuta do Regimento Interno do Fórum de Cultura da UFOP, que foi aprovado pelo CONEC no dia 23 de junho de 2022.

Não