Extensão discutida no Conselho Nacional de Educação

A área da Extensão universitária passa por um período de efervescência nas suas instâncias de gestão.

Por um lado, há uma grande mobilização das universidades, principalmente as públicas, para fazer valer metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, oficializado pela lei federal 13.005/2014. Uma das metas do referido Plano estabelece que, pelos menos, 10% da carga horária dos cursos de graduação no país se realizem através de atividades de Extensão.

Paralelo a isto, o Conselho Nacional de Extensão está discutindo uma Resolução que define diretrizes para a Extensão Universitária nas instituições de educação superior brasileiras.

Em 17 de setembro último, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) participou da Audiência Pública convocada pelo Conselho Nacional de Educação para debater o assunto. A reitora da UFOP, professora Cláudia Aparecida Marliére de Lima, e o pró-reitor de Extensão, prof. Marcos Knupp, estiveram presentes.

Veja a minuta da resolução que está sendo discutida.