skip to content

Funcionárias de hotéis fazem curso na UFOP: manipulação de alimentos

Os projetos de extensão "Capacitação para Manipuladores de Alimentos", coordenado pela professora Érica Granato, e "Boas Práticas no Preparo de Alimentos", sob a responsabilidade da professora Simone de Fátima Viana, realizaram todas as sextas-feiras entre 13 de setembro a 17 de outubro um treinamento com funcionários de hotéis e pousadas de Ouro Preto. O objetivo é que tais funcionários aprendam sobre higiene, uso correto e manejo adequado de produtos. 

Alunas de Nutrição, curso ao qual o projeto Boas Práticas está vinculado, nos contaram um pouco sobre como é participar de tal ação. Segundo Isabela Miranda, aluna do 8º período, o trabalho de extensão pode ensiná-la na prática o que ela aprende na sala de aula. Já Jessica da Silva, estudante do 7º período, notou como o projeto ajuda diretamente no turismo de Ouro Preto. Segundo ela, quando o funcionário tem essa capacitação, aprende a ter mais cuidado no preparo dos alimentos e isso reflete diretamente na qualidade do hotel e no turismo da cidade.

O projeto de Capacitação, ligado ao curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, conta com a aluna Amanda Leal, do 7º período, que nos explicou sobre o uso de ferramentas para garantir que o produto que está sendo preparado é seguro e de qualidade.  

As ouropretanas Naiara, Rosangela e Josiane foram algumas das alunas que participaram do curso. Para Naiara Loredo,  funcionária do Hotel Luxor, no bairro Antônio Dias, o treinamento não só ensina práticas para o ambiente de trabalho, mas também para o dia a dia em casa. Já Josiane, funcionária da Pousada Cláudio Manoel, nos contou que agora, sempre que come, lembra do que está aprendendo. Além desses estabelecimentos, também participaram do treinamento funcionários do Solar da Ópera, da Pousada Chico Anjo, do Motel Le Ville e da Pousada Minas Gerais. 

Segundo a professora Érica, além de capacitar os funcionários de hotéis e pousadas na manipulação de alimentos, o curso também ensina noções de higiene e trata da estrutura dos hotéis, orientando sobre a importância do tipo de piso necessário e dos azulejos. Ela acredita que o número de participantes ainda pode aumentar, e que com relação ao último o número já é maior. Os treinamentos acontecem na escola de Nutrição da UFOP e os planos são para que, no próximo ano, o mesmo possa continuar. Já foi marcado um encontro coma Diretoria da ACEOP-Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto para programar a ampliação do projeto.