Introdução a podcast - inscrições abertas

Centro Hipátia de Formação para a Divulgação de Ciência está com inscrições abertas para cursos sobre divulgação da ciência produzida na UFOP.

O projeto do Departamento de Jornalismo é vinculado à Proex e à Proppi, e tem o objetivo de promover a divulgação científica feita na Universidade por meio da oferta de capacitações a servidores e estudantes da UFOP. Em uma primeira etapa do trabalho a equipe realizou pesquisa e construiu um diagnóstico sobre o estado da arte da divulgação da ciência na instituição. A partir dos dados obtidos, foi planejada a série de cursos que vai ajudar a comunidade científica a alcançar maior eficácia nos processos de comunicação com a sociedade.

A Profª Debora Lopez (DEJOR), coordenadora do projeto, diz que o Centro Hipátia surgiu da observação de demandas recebidas no Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin), coordenado por ela em conjunto com o Prof. Marcelo Freire (DEJOR). "Neste ano, com a pandemia e com a ampliação do discurso negacionista, percebemos que o diálogo com a comunidade e a construção coletiva do conhecimento são ainda mais importantes. No Hipátia, nossa proposta não é fazer divulgação científica, mas capacitar os extensionistas e pesquisadores da UFOP a fazerem isso", afirma Debora.

Serão ofertados os seguintes cursos entre os meses de setembro e outubro:

• Como divulgar seu projeto na UFOP, com Debora Lopez De 20 a 24/09 (assíncrono). Inscrições abertas até 17/09. Inscrições encerradas.
  • Design aplicado à divulgação científica em redes sociais, com João Alves Dia 20/09, às 17h (síncrono). Inscrições até 17/09. Inscrições encerradas.
  • Princípios de vídeo para videoaulas, com Kelen Barros e Charles Santos De 27/09 a 08/10 (misto, com encontro síncrono em 08/10). Inscrições encerradas.
  • Introdução à produção de podcasts, com Patrícia Consciente e Thiago Caldeira De 04 a 15/10 (misto, com encontro síncrono em 15/10). Inscrições encerradas.
  • Media Training, com Aline Monteiro Homssi e Ana Paula Martins De 18 a 29/10 (misto, com encontro síncrono em 29/10). Inscrições encerradas..

As inscrições são liberadas sempre na semana anterior ao curso pelas redes sociais do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). O Centro está no Facebook, Twitter e Instagram com o @grupoconjor.

Quem foi Hipátia?

Hipátia, nascida em Alexandria por volta do ano 370 d.C., representa o que pretende o projeto. Inovadora, a cientista atuava em múltiplas áreas (matemática, astronomia e ciências) e foi a única mulher a dirigir a Academia de Alexandria. De perspectiva interdisciplinar, Hipátia lutou pelo seu lugar na ciência e contribuiu principalmente para o desenvolvimento da matemática. Entre suas obras, destacamos o tratado sobre “As Cônicas”, de Apolônio. Em sua reinterpretação da obra tornou-a mais acessível ao público interessado. Desta forma, consideramos Hipátia uma referência na comunicação para a ciência e na consideração de públicos diversos, para além do especializado, no processo de produção e difusão do conhecimento científico.

Fixar no topo :