Mapeamento dos Agentes Culturais da UFOP
Criado por CCULT em seg, 16/08/2021 - 09:38
Grupo de Trabalho Mobilização da Cultura na UFOP lança formulário para obter dados sobre "agentes culturais na UFOP". As informações serão utilizadas como referência para a elaboração do Plano de Cultura.
É muito importante que mesmo as pessoas que não se consideram agentes culturais respondam ao questionário. Participe!
Em junho, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, por meio de sua Coordenadoria de Cultura, convidou toda a comunidade acadêmica para participar do GRUPO DE TRABALHO MOBILIZAÇÃO DA CULTURA NA UFOP. O GT, constituído com o objetivo de colaborar no processo de levantamento de informações sobre as ações culturais realizadas nos contextos da UFOP, foi composto por discentes, docentes, técnicos administrativos e profissionais terceirizados atuantes na Universidade.
Para a primeira etapa do mapeamento cultural, o Grupo elaborou um formulário para conhecer os agentes culturais atuantes na Universidade e gerar dados quantitativos sobre eles. O questionário busca identificar, localizar e traçar um perfil dos agentes e seus campos de atuação, assim como entender a relação dos respondentes com a cultura promovida pela Universidade.
Entendemos como "agentes culturais" aquelas pessoas que interagem com alguma(s) das áreas relacionadas à noção de cultura. Para o nosso propósito, o termo "cultura" contempla todas as áreas de criação e produção artística; memória e patrimônio cultural/natural/científico; participação em movimentos identitários ou da sociedade civil organizada. Além disso, estão abarcadas nesta noção a produção cultural teórica e prática realizada no âmbito das áreas acadêmicas e de modo transversal às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.
São no máximo 12 minutos para preenchimento do formulário. As respostas constituirão referências importantes para a definição de metas e estratégias de trabalho que constarão no Plano de Cultura da UFOP. A participação de toda a comunidade acadêmica é muito importante para conseguirmos executar uma política de cultura pertinente à nossa realidade.
Sua contribuição é muito importante!