skip to content

Museus Universitários: redes de experiências

A Rede de Museus e Acervos da UFOP vai realizar uma série de três webinários com o título "Museus Universitários: redes de experiências". O evento acontecerá durante a 19ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A proposta da UFOP é contribuir para o debate sobre a realidade dos museus universitários no Brasil a partir da perspectiva das relações de trocas entre as instituições museais vinculadas a universidades. 

Os webinários acontecerão entre os dias 18 e 20 de maio, sempre às 16h. A Profª Cláudia Marliére, Reitora da UFOP, participará da mesa de abertura, que contará também com apresentação feita pela Profª Cláudia Carvalho (UFRJ) e pelo Prof. Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha (UFBA) dos resultados obtidos pelo grupo de trabalho da ANDIFES sobre a realidade dos museus universitários brasileiros. A mesa de abertura contará também com a apresentação da Rede de Museus e Acervos da UFOP pela coordenadora da Rede, a Museóloga Ingrid Borges (UFOP/Museu da Farmácia) e será mediada pela Profª Gabriela de Lima Gomes, Pró-reitora Adjunta de Extensão e Cultura, e docente vinculada ao Departamento de Museologia. 

"Esse evento é muito importante para o fortalecimento da Rede de Museus e Acervos da UFOP. Ela foi oficialmente criada pelo CUNI no ano passado, e nós ainda estamos em meio ao processo de identificação dos acervos e das principais demandas para ações de preservação e comunicação desse patrimônio cultural e científico da UFOP." Diz Ingrid Borges, Coordenadora de Rede. 

No dia 19 de maio o arquiteto Alexandre Feitosa (IBRAM) apresentará a Rede Nacional de Identificação de Museus, e o Prof. Maurício Candido da Silva (USP), falará sobre a Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários.

O terceiro dia do evento (20/05) será dedicado a relatos de experiências de trabalho em museus universitários. Ariane Lavezzo (MAC/USP) falará sobre sua experiência como conservadora no Museu de Arte Contemporânea da USP, enquanto o Prof. Jezulino Lúcio Mendes Braga (UFMG) e o Prof. Manuel Ferreira Lima Filho (UFG) apresentarão relatos nas áreas de educação e documentação museológicas respectivamente.

Serão emitidos certificados para o público participante. O formulário de inscrição e informações mais detalhadas sobre a programação estão disponíveis na página do evento