Palestra sobre políticas culturais nas universidades.

A Coordenadoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFOP convida a comunidade acadêmica para a palestra: A Política Nacional de Cultura e a importância da criação de um Plano de Cultura para a Universidade, que será proferida pelo sociólogo João Pontes. Segundo a Profª Gabriela de Lima Gomes, Pró-reitora Adjunta de Extensão, "a palestra do João marcará o primeiro diálogo ampliado com a comunidade acadêmica sobre Política Cultural e seus desdobramentos. Momento oportuno para qualificar o discurso sobre Cultura na UFOP, além de ordenar as ações necessárias para a criação de um Plano de Cultura da nossa Universidade."

Conforme o Coordenador de Cultura, Prof. Victor Vale, é muito importante que a comunidade acadêmica se mobilize para o desenvolvimento do Plano de Cultura da UFOP. Diz também que "a experiência que o palestrante acumula no desenvolvimento de políticas culturais, tendo estado a frente nos processos de criação dos planos de cultura da FURG (Universidade Federal do Rio Grande) e do município de Belo Horizonte, nos ajudará a pensar a logística, metodologias e objetivos que serão utilizados na formatação e escrita do plano de cultura de nossa universidade."

A palestra poderá ser assistida no canal da UFOP Cultura no youtube (youtube.com/ufopcultura), no dia 24 de novembro às 10h da manhã. A fala de João Pontes terá uma hora de duração, e será seguida de interação com o público presente virtualmente, através de respostas às perguntas feitas pelo chat.

Sobre o palestrante: João Pontes é sociólogo e atualmente ocupa o cargo de Diretor de Políticas Culturais e Participação Cultural na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Além disso, possui experiências diversificadas relacionadas à construção de diretrizes, estratégias e objetivos que orientam o poder público na construção execução de políticas públicas para a área de cultura. Tem uma rica experiência com o processo de elaboração do Plano de Cultura da Universidade Federal do Rio Grande - FURGS.