skip to content

Parceria entre "Fios de Solidariedade" e a ONG Fios de Luz

No dia 19/12 foi realizado, no Centro de Saúde da UFOP, um encontro entre a PROEX, servidores do Centro de Saúde e a ONG Fios de Luz. O objetivo foi consolidar a parceria que busca assistir mulheres de baixa renda, portadoras de câncer, com doação de perucas, visando resgatar a autoestima dessas mulheres.

No momento da própria reunião, foi feita a doação de uma peruca para uma  moradora da região.

A ONG Fios de Luz existe desde setembro de 2017, destacando-se a partir de outubro de 2018 no atendimento a pessoas com câncer, com o foco em pacientes sem condições de comprar uma prótese. A entidade recolhe os cabelos, produz as perucas e as doam aos interessados.

A iniciativa dessa parceria foi da Coordenação da ação de extensão da UFOP "Programa Mais Saúde", que realiza anualmente a campanha ”Fios e Solidariedade", com objetivo de incentivar a doação de cabelos e orientar a prevenção do câncer de mama.

Nessa parceria, o Programa Mais Saúde recolherá e doará os cabelos para a Fio de Luz, que será responsável pela produção e doação das perucas.

Para participar da doação de cabelos, o único critério é ter um cabelo cujo comprimento permita a retirada de pelo menos 20 cm, dos cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos e que estejam, de preferência, secos e limpos. Quem tiver interesse em participar da campanha e não puder doar os cabelos, também podem contribuir com doação de lenços. Os interessados podem contatar a coordenadora do Programa, Rosana Gonçalves, através do  e-mail plantasmed@ufop.edu.br.