skip to content

Projeto Pão do Lírio forma auxiliares de padeiro

O projeto de extensão “Pão do Lírio: formação de mão de obra para o setor de panificação da comunidade Lírios do Campo” realizou sua 5ª aula prática com os internos da obra social. Lírios do Campo é uma entidade que trabalha com a reabilitação de pessoas que têm problemas com álcool e outras drogas. Em sua sede, situada no bairro Santa Cruz, em Ouro Preto, as pessoas são acolhidas, desempenham atividades diversas, têm oficinas e recebem o devido apoio. O objetivo do projeto da UFOP é qualificar os participantes do Lírios como auxiliares de padeiro, pois há uma escassez de profissionais nesta área em Ouro Preto e região. 

A coordenadora do projeto, professora Silvia Vieira, do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA), informa que o projeto começou em setembro e será concluído ao final de 7 encontros presenciais, quando os alunos receberão certificado. No treinamento são feitos pães, bolos e biscoitos. Mesmo que eles não consigam emprego, poderão produzir em casa e adquirir assim uma fonte de renda. 

Segundo Camila Carolinne, estudante do 7º período de CTA e bolsista, os participantes acolheram o projeto, que se tornou um local de conhecimento mútuo. Muitos nunca tinham entrado na UFOP e o curso lhes abriu mais uma opção de conhecimento. São histórias de vida complicadas e o encontro com pessoas semelhantes que o curso lhes proporciona permite um convívio especial. Carolinne ressalta que, para ela, a possibilidade de ajudar essas pessoas e ainda na área da panificação, foi a união de duas coisas que sempre quis fazer. 

Já Leticia, 1º período, também estudante de CTA e voluntária no projeto, conta que não sabia direito de qual projeto paricipar, quando foi convidada pela profa. Silvia. Logo se apaixonou pela área de panificação e pelo fato de poder participar de um projeto social em que pode passar para outros o que a universidade lhe ensina. Para ela é muito mais que ganhar horas no curso, é “ver a vontade de aprender que alguém pode ter e assim poder ajudar, retribuir”. 

Alguns dos "internos", como são chamados no Lírios, falaram da sua experiência no projeto. Evandro Rodrigues tem 37 anos e é de Senhora dos Remédios. Segundo ele, assim que apareceu a oportunidade já se interessou, não só pelo fato de poder aprender uma nova profissão, mas também por poder conhecer outras pessoas e a universidade. Para ele, ter mais uma experiência é sempre bom pois, segundo ele, “não está fácil arrumar emprego hoje em dia”. 

Os encontros do projeto ocorrem uma vez por mês, das 14 às 17 horas, na Escola de Nutrição da UFOP e, para receber o certificado, é necessário ter participado de todas as oficinas.