UFOP doa computador para o distrito do Salto

O projeto de extensão Hospital das Máquinas presta um serviço muito importante à região de Ouro Preto. Desenvolvido pelo professor Cristiano França, do curso de Engenharia de Produção da Escola de Minas, o projeto surgiu como parte de um programa maior chamado Reciclagem Digital. Depois, passou a funcionar de maneira independente, contando com equipe técnica e bolsistas.

A finalidade do Hospital das Máquinas é recolher computadores usados, já inutilizados, reformá-los e doar para escolas ou outras instituições. Cristiano reforça que, ao instalar um sistema operacional diferente, o Linux, os computadores mais antigos conseguem ter um desenvolvimento melhor. Além disso, com esse sistema é possível instalar softwares de código aberto, não havendo a necessidade de usar programas pagos ou piratas. O projeto já consertou mais de sessenta máquinas e já foram criados dois laboratórios, um em Ouro Preto e outro em Mariana.

A última doação realizada foi à Unidade Básica de Saúde de Santo Antônio do Salto, distrito de Ouro Preto. Ângelo Márcio Moitinho, coordenador da unidade, informou que receber os computadores do projeto foi muito importante para a comunidade, visto que os equipamentos são de extrema importância para o desenvolvimento das atividades do centro de saúde.

São utilizados, por exemplo, para a atualização dos dados dos moradores do distrito que utilizam o serviço público de saúde, para marcação de consultas, exames e para serviços da ACS (agentes comunitários de saúde). Depois da reforma do posto, que está acontecendo atualmente, os computadores serão utilizados também pela Fundação Sorria (organização sem fins lucrativos que atende crianças no tocante à saúde bucal.

É a UFOP presente na comunidade.

Texto: Amanna Nunes