UFOP participa de reuniões no Vale do Jequitinhonha

UFOP apresenta o trabalho no Vale do Jequitinhonha ao Comitê de Bacia Hidrográfica

Há vinte anos a UFOP desenvolve ações no Vale do Jequitinhonha. Exatamente em 1999, a universidade coordenou os esforços para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Jequitinhonha-CBH JQ2. O trabalho foi feito junto ao IGAM-Instituto Mineiro de Gestão das Águas e mobilizou a comunidade de mais de 50 municípios da região.

Na época, reuniões em cidades-polo envolveram prefeitos, vereadores, sindicatos, escolas, igrejas e grupos comunitários, além de representantes do IEF-Instituto Estadual de Florestas e da Polícia Ambiental de Minas Gerais.

O Comitê foi implantado no ano 2000 por meio de decreto do governador, e é composto por representantes dos governos municipais e estadual, da sociedade civil e dos usuários das águas da bacia.

A UFOP participou da reunião do CBH realizada dias 21 e 22 de fevereiro na cidade de Felício dos Santos. No dia 21 houve uma visita técnica à comunidade do Gavião, que abriga um grande manancial de água que está sendo depredado. Em reunião com membros do Comitê, moradores mostraram enorme preocupação com a situação da microbacia, principalmente no tocante ao pisoteio de gado próximo às nascentes e às imensas plantações de eucalipto em toda a região.

No dia seguinte, aconteceu a plenária do CBH, onde a UFOP apresentou um resumo do seu trabalho no Vale, envolvendo ações nas áreas do meio ambiente, da educação, da cultura e da saúde. O Comitê reconheceu a importância do trabalho e se prontificou a ajudar nos esforços para garantir a continuidade do mesmo.

Participaram da reunião os prefeitos de Felício dos Santos, Ricardo José Rocha, e de Berilo, Lázaro Pereira Neves, município que abrigou a maior parte das atividades da universidade no Vale. Além destes, o município de Araçuaí enviou um grupo de secretários municipais, incluindo a presidente do CBH JQ2, Bruna Otoni.

Reunião na comunidade do Gavião