skip to content

Um Dedo de Prosa com gestantes do SUS

A Policlínica da Prefeitura, que funciona ao lado da UPA no bairro São Cristóvão, recebe centenas de pessoas todos os dias. Na manhã das quintas-feiras, parte do espaço é ocupado por gestantes que vão fazer o ultrassom.

O Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento no Brasil estabelece como um direito das gestantes o acesso a informações educativas que as ajudem a entender a gestação, o parto e a amamentação. No entanto, a imensa maioria de gestantes do SUS atravessa a gestação sem as informações adequadas.

Com o objetivo de oferecer esse serviço em Ouro Preto, a professora Marília Alfenas de Oliveira Sirio, da Escola de Nutrição da UFOP, criou o projeto Um dedo de prosa com gestantes do SUS. Todas quintas feiras, a professora aproveita a vinda das mulheres à Policlínica e, no próprio corredor do estabelecimento, bate um papo enquanto as gestantes aguardam a realização do ultrassom.

A conversa ajuda e orienta as gestantes a compreenderem as transformações que ocorrerão em seu corpo em função da gravidez e lactação, conheçam situações, sinais e sintomas que são indícios de riscos na gestação, além de saberem sobre os riscos de insucesso na amamentação sobre seus direitos legais. O objetivo principal é permitir com que as futuras mães sejam capazes de gestar, parir, amamentar e cuidar adequadamente da nutrição do seu filho.

Veja também

CEJ disponibiliza modelo para a produção do relatório de atividades das EJ’s

13 Dezembro 2019

Atenção empresas juniores: o modelo para a produção do Relatório Anual de Atividades das empresas juniores da UFOP já está disponível na página da PROEX. Para acessá-lo, clique aqui ou vá na aba “Ações”, depois em “Empresas Juniores” e “Documentos”. O relatório deverá ser encaminhado à Central de Empresas Juniores - CEJ...

9º CBEU: Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos

11 Dezembro 2019

A UFMG e a UNIFAL-MG convidam os alunos e servidores de suas Instituições para o 9º CBEU: Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos, que acontecerá de 15 a 17 de Julho de 2020, em Belo Horizonte-MG. As inscrições para o congresso brasileiro de extensão universitária acontecerão em breve.

Projeto Fios de Solidariedade participa de evento na APAE de Ouro Preto

10 Dezembro 2019

Nesta última sexta-feira (6), aconteceu a 7° edição do projeto social “Universidade Desce o Morro” desenvolvido pelas Associações das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (Arrop) e das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop). A ação contou com a parceria do projeto de extensão da UFOP “Fios de Solidariedade”, que é o...