Jogos sérios e gamificação como ferramentas de apoio à educação
O Programa Jogos Sérios e Gamificação como Ferramentas de Apoio à Educação engloba ações cuja estratégia para favorecer o processo de ensino-aprendizagem fazem uso dos jogos e da ludificação. As ações do programa são organizadas em três linhas de atuação: 1) educação e conscientização sócio-ambiental e em saúde visando mudanças comportamentais para combate ao Aedes, 2) apoio ao ensino de música, conteúdo obrigatório nos ensinos fundamental e médio, 3) apoio ao ensino de português, também conteúdo obrigatório das diretrizes curriculares de ensino no Brasil. Embora aplicados a eixos e temáticas diferentes, as três ações possuem em comum a mesma estratégia, que visa obter maior efetividade no processo de ensino-aprendizagem através de mecanismos como ludificação, diversão, satisfação, engajamento, motivação, dentre outros. As ações dos projetos vinculados ao programa serão realizadas de forma colaborativa e cooperativa, tanto no desenvolvimento, ao estimular o compartilhamento de recursos e de conhecimentos, quanto na atuação junto aos respectivos públicos-alvo.