DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ATUALIZAR E DINAMIZAR O ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Resumo:

O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de jogos como memória, dominó, trilha, bingo, batalha naval, etc., como uma estratégia de ensino para a aquisição de conceitos químicos. Apresenta uma metodologia diferenciada para trabalhar os conteúdos de química, sendo os jogos uma das ferramentas que se pode lançar mão, facilitando a proximidade do aluno com o conteúdo. Enfoca a prática de jogos didáticos ou atividades lúdicas dentro da sala de aula. Durante seu uso ocorrerá a avaliação da aprendizagem, acreditando-se assim que tanto o aluno como o professor acabará por atingir seus objetivos de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona. Com esse propósito, o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas – ICEA/UFOP-MG reconhece sua responsabilidade enquanto instituição inserida em João Monlevade, em somar esforços, cooperando assim em parceria com escolas públicas do Município de João Monlevade/MG, contribuir para o processo ensino-aprendizagem dos jovens inseridos neste município.

Ano de vigência:
Responsável: