Utilização da Tecnologia LoRaWAN com instrumentação eletrônica embarcada para mensurar variações climáticas sazonais correlacionadas à ovitramps, e Georreferenciamento de ações da Vigilancia Sanitária no combate ao Aedes aegypti nas cidades de João Monlev

No ano de 2019, o projeto de extensão coordenado pelo Prof. Edgard G. T Saravia, este intitulado: Sistema de conscientização da dengue na cidade de João Monlevade, o qual é vinculado ao Programa Institucional Educativo de Enfrentamento aos Vetores da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya, coordenado pela Profa. Maria Celia da Silva Lanna. O sistema de conscientização consistia num ciclo de palestras na cidade de João Monlevade, estes que compreendiam três bairros: ABM, Vera Cruz e Loanda. Os assuntos abordados nas palestras tiveram como foco: Dengue e Leishmaniose, Queimadas e proteção à fauna, Proteção de Nascentes e Coleta Seletiva; estas administradas através do apoio da Vigilância Sanitária, Polícia Militar Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente e Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade. Após a conclusão das palestras nos 3 bairros (ABM, Vera Cruz e Loanda), e devido ao aumento no número de casos confirmados, estes distribuídos de maneira não uniforme, existe a necessidade de expandir as ações também para os outros bairros da cidade, com isso realizar uma abordagem sistemática, esta que proporcione valores quantitativos e qualitativos capazes de mensurar o método (antes e depois do projeto). A presente investigação propõe a utilização da tecnologia LoRaWan com instrumentação eletrônica embarcada para mensurar variações climáticas, que de acordo com a bibliografia científica seria uma das principais causas da eclosão de ovos de Aedes aegypti em regiões tropicais. Além de realizar a monitoração climática sazonal em tempo real que serão enviadas a uma central onde serão armazenados num banco de dados, variáveis advindas de ovitramps colocadas nos mesmos pontos estratégicos da estação metereológica. A segunda etapa do projeto visa a utilização de GPS para georreferenciar as ações da Vigilância Sanitária que permitirão ter um histórico, este que permitirá armazenar num banco de dados informações: Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti - LIRAa, coletas de água, áreas com focos de dengue através do uso de Drone, cadastro das lixeiras existentes na cidade, registro de zonas onde há lixo a ceu aberto. A investigação é complementar ao plano de ação que já se encontra em andamento, sobre a realização do dia da Dengue proposto para o segundo semestre de 2020 através da parceria entre a Associação Médica de João Monlevade e Universidade Federal de Ouro Preto, também contamos com a participação do Prof. Rafael Aldighieri Moraes da Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus João Monlevade que já vem realizando investigação com Ovitramps e georreferenciamento através do uso de Drone.

Ano de vigência:
EDGARD GREGORY TORRES SARAVIA