Atenção Nutricional ao praticante de exercício físico, esportista e atleta - NUTREEAL

A nutrição esportiva tem como foco principal a melhora no desempenho de atletas de elite por meio da ingestão adequada de nutrientes e suplementos alimentares. Essa busca por um maior rendimento tem como consequência uma melhora na composição corporal, que, muito erroneamente, tem sido associada pelo restante da população como sinônimo de saúde e padrão de beleza ideal. Na tentativa de alcançar um padrão estético semelhante ao de atletas, os praticantes de execício físico tem modificado seus hábitos alimentares e aderido às dietas específicas para atletas, atitude que é desaconselhada por nutricionistas e demais profissionais da saúde. Neste sentido, o acompanhamento nutricional adequado pode, para atletas, aumentar o rendimento e melhorar a recuperação do pós treino e, para os desportistas, garantir uma alimentação saudável, que como consequência, se aproximará do objetivo estético do praticante de exercício físico. Dessa forma, este projeto tem como objetivo realizar atendimento nutricional a praticantes de exercício físico, esportista e atletas, bem como proporcionar a experiência prática de atendimento na área de nutrição esportiva e exercício para os alunos da Escola de Nutrição. Para aqueles que praticam exercício físico, esperamos que esse projeto promova melhora da qualidade de vida por incentivar uma alimentação adequada, livre de modismos que podem comprometer a saúde e o desempenho do exercício. Para os atletas, esperamos aumentar o rendimento e a performance e ao mesmo tempo minimizar fadiga e tempo de recuperação no pós treino. Para nossos alunos, esperamos maior engajamento no curso, redução da evasão e melhor desempenho acadêmico.

FERNANDA GUIMARAES DRUMMOND E SILVA
fer.dru@gmail.com