Desenvolvimento de soluções tecnológicas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e atendimento de outras demandas sociais.

O aumento do número de infectados pela Covid-19 tem provocado uma sobrecarga nos serviços de saúde e escassez de materiais, dentre eles, os de proteção individual (EPI), principalmente para os profissionais da área da saúde que estão no atendimento de casos suspeitos e infectados. Por outro lado, nas universidades públicas há profissionais com conhecimento como também a consciência da importância da responsabilidade social para atender as demandas sociais. Nesse contexto, o projeto tem como objetivo principal, desenvolver ações de confecções de EPIs para o enfrentamento da pandemia visando atender profissionais da saúde e demandas dos empreendimentos sociais e solidários através recursos humanos e tecnológicos disponíveis principalmente nos laboratórios iMobilis e Incop. Inicialmente serão confeccionados face shields e estudos para o desenvolvimento de outros EPIs, sempre em consonância e colaboração com profissionais da área da saúde e procurando atender as demandas apresentadas pelos órgãos públicos de saúde da cidade e região. Caso a demanda por EPIs finalize, estudos serão realizados em paralelo para atender as demandas dos empreendimentos sociais solidários incubados dentro do Programa Incop, o qual este projeto é vinculado, empreendimentos esses que não teriam acesso a recursos tecnológicos avançados como a de uma impressora 3D. A equipe proponente do projeto é formada por docentes do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto campus João Monlevade das áreas de computação, matemática, engenharia de produção e física. A multidisciplinaridade da equipe é fundamental para o estudo e a construção de soluções que venham a atender a comunidade na qual a universidade está inserida.

VICENTE JOSE PEIXOTO DE AMORIM
vjpamorim@gmail.com