O despertar para a aprendizagem: ensino de Ciências/Química utilizando metodologias motivacionais para os alunos da rede pública de ensino da cidade de João Monlevade/MG
A escola pública sofre com o desestímulo dos componentes principais do processo de ensino–aprendizagem: o professor e os alunos. Dessa forma, a necessidade de mecanismos que resgatem a qualidade do ensino nas escolas públicas é iminente. Várias são as ferramentas didático-pedagógicas que podem ser criadas para serem utilizadas para motivar os alunos, bem como propiciar o desenvolvimento do pensamento e a consequente aprendizagem dos conteúdos científicos. Entretanto, poucos são aqueles que lançam mão de atividades diferenciadas, seja pelo próprio desestímulo em produzi-las ou também pela falta de recursos mínimos para sua produção. Atualmente, a maneira como se tem trabalhado o ensino de ciências e química (aulas expositivas nas quais o professor transmite o conteúdo e o aluno “assimila” individualmente, com atividades propostas em apostilas ou livros e o uso de quadro e giz), são alguns fatores que influenciam diretamente o ensino-aprendizagem. Este programa contém ações que abrangem todos os níveis do ensino Fundamental II e também ações para o ensino médio. As ações apresentam metodologias diferenciadas para se trabalhar os conteúdos de ciência e química que facilitarão a aprendizagem dos alunos. Este programa de extensão é composto de dois projetos, sendo: 1) Desenvolvimento de jogos como proposta pedagógica para atualizar e dinamizar o ensino de ciências e química do ensino fundamental II. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de jogos como memória, dominó, trilha, bingo, batalha naval, etc., como uma estratégia de ensino para a aquisição de conceitos químicos. Enfoca a prática de jogos didáticos ou atividades lúdicas dentro da sala de aula. 2) A química de Sherlock Holmes na resolução de mistérios utilizando o método científico e a lógica dedutiva. Este projeto tem como finalidade aproximar a Ciência/Química da vida de estudantes da rede pública do Ensino Médio e contribuir para a construção de uma atitude investigativa, além de realizar a popularização da ciência.